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PublicouOctavio Paulos Alterado mais de 9 anos atrás
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Escola de Educação Especial Sol Nascente/APAE-Itajubá MG
TECNOLOGIA ASSISTIVA REDUZINDO O TEMPO DE APRENDIZAGEM E AUMENTANDO O SABER Eixo 7: Tecnologias Assistivas promovendo a funcionalidade do adulto com deficiência intelectual e múltipla Alunos EJA Inicial / Ano 2012 Faixa etária: de 15 a 20 anos Professora Cláudia Quaresma da Silva Coordenação Pedagógica: Glória Eliane F.P. Montone
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INTRODUÇÃO Este projeto apresenta um trabalho pedagógico apoiado no uso de Tecnologias Assistivas para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos/EJA Inicial, visando a autoestima, confiança e a independência em diferentes áreas de apoio como educacional, doméstica e social.
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JUSTIFICATIVA Justifica-se este trabalho a necessidade de mudança metodológica no processo ensino/ aprendizagem dos alunos da EJA Inicial, que apresentaram dificuldades na comunicação e expressão. Alunos que ao longo do percurso escolar, não obtiveram sucesso com a metodologia tradicional (na autoestima, confiança, interações sociais e aprendizagem).
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FATORES RELEVANTES Para a promoção da aprendizagem, independência e autonomia, quatro fatores foram determinantes: Planejar as ações de trabalho a partir do conhecimento da turma. Fazer o aluno conhecer o que é deficiência intelectual e as limitações; O apoio da escola no sentido de orientar e valorizar o trabalho do professor; O respeito aos alunos.
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OBJETIVOS Conquistar a autogestão e a autodefesa.
Perceber-se como elemento principal em sua vida. Reconhecer suas limitações, habilidades e vencer suas dificuldades. Descobrir em si capacidades para melhorar sua qualidade de vida
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O INÍCIO
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METODOLOGIA A Tecnologia Assistiva utilizada neste trabalho foi a imagem. Imagem dos próprios alunos na criação de atividades artesanais, avaliativas e teatrais. Tecnologias Assistivas como: vídeo, uso de ferramentas na produção artesanal e a comunicação alternativa.
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ADAPTAÇÃO NAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS COM O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA
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APOIO MÚTUO
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USO DE FERRAMENTAS
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COMUNICAÇÃO
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PCS TEMÁTICOS
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INTERAÇÃO SOCIAL
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AVD AVP
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NOVAS ESTRATÉGIAS A resistência do professor em quebrar paradigmas foi a grande dificuldade em aceitar as inovações metodológicas e assumir o não saber. Depois deste processo conflituoso houve aliança entre a supervisão pedagógica e o professor que foi essencial para desenvolvimento eficiente do trabalho com a turma. Para alcançar resultados positivos é preciso estar receptivo as orientações pedagógicas e comprometido com a tarefa assumida.
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NOVAS ESTRATÉGIAS
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RESULTADO O resultado deste trabalho proporcionou conquistas individuais na aprendizagem, contemplando os alunos com independência, autonomia e autoestima, através do uso das Tecnologias Assistivas associadas as atividades funcionais práticas. A conquista de resultados vem com mudanças nas atitudes.
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DIFICULDADES E SOLUÇÕES
COMUNICAÇÃO
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MUDANÇA DE ATITUDE
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ISOLAMENTO
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INTERAÇÃO
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ATIVIDADE DE VIDA PRÁTICA
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INICIATIVA
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AUTOESTIMA
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RESISTÊNCIA
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SENTIMENTOS
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CONSIDERAÇÕES FINAIS É importante reconhecer que sem a aplicação das Tecnologias Assistivas ainda estaríamos tentando entender através de palavras, aquilo que os alunos percebem e compreendem com maior facilidade por meio das imagens. Portanto, concluir que as Tecnologias Assistivas associadas às atividades funcionais práticas compensam o tempo, com maior eficiência na aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual/múltipla.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AMERICAN Association on Mental Retardation . Definition, Classification and System of Supports Editora Artmed S.A. 10ª edição. Porto Alegre/ RS. ROCHA, Moira Sampaio. Nada sobre nós sem nós. Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais. Manual de formação de Autodefensores Pará de Minas/MG
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Escola de Educação Especial Sol Nascente/APAE-Itajubá MG
Presidente – Luciano Fernandes de Paiva Diretora Administrativa – Maria do Rosário Oliveira Machado Coordenadora Pedagógica – Gloria Eliane F. P. Montone
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