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Secretaria de Comunicação Social Regionalização da comunicação institucional do Governo Federal.

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Apresentação em tema: "Secretaria de Comunicação Social Regionalização da comunicação institucional do Governo Federal."— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria de Comunicação Social Regionalização da comunicação institucional do Governo Federal

2 Secretaria de Comunicação Social A SECOM  Órgão da Presidência da República  Planejamento e execução da comunicação institucional  Definir políticas e orientar a comunicação pública nas áreas de publicidade, patrocínio, comunicação digital, assessoria de imprensa e eventos com o Presidente  Abrangência: órgãos do Governo Federal - SICOM

3 Secretaria de Comunicação Social Diretrizes para a Comunicação do Governo Federal  Criação do Comitê de Negociação de Mídia  Desconcentração de investimentos em mídia  Estudo e compreensão da realidade dos mercados regionais  Segmentação da linguagem e do conteúdo  Valorização da diversidade étnica e cultural, fortalecimento da igualdade de gênero, comunicação com o foco no cidadão, regionalização.

4 Secretaria de Comunicação Social  Eficiência na comunicação do GF  Articulação da comunicação com políticas públicas  Aproximar o GF do cidadão  Valorizar veículos regionais  Diversificar e desconcentrar os investimentos em mídia  Apoiar a inclusão, o fomento e a profissionalização dos mercados regionais Objetivos da Regionalização

5 Secretaria de Comunicação Social Regionalização – Conteúdo  Ênfase  Nas políticas públicas de inclusão social, de desenvolvimento econômico, de melhoria da infra-estrutura e da qualidade de vida da população  Importante:  Evidenciar a parceria entre os entes federativos

6 Secretaria de Comunicação Social Regionalização – Desafios do Conteúdo  Elaborar conteúdos de alta confiabilidade;  Qualificar as informações;  Compatibilizar os conteúdos levantados pelo GF com as necessidades locais;  Investigar os interesses locais

7 Secretaria de Comunicação Social Desafios da Regionalização - Mídia  Restrição orçamentária  Inexistência de pesquisas de audiência/circulação e cobertura dos veículos  Operação complexa e onerosa para as agências  Checagem e controle das veiculações  Exigências dos órgãos de controle – TCU  Problemas na concessão de cartas credenciais  Diferenças entre os custos locais e os praticados pelos representantes  Falta de informações por parte dos representantes

8 Secretaria de Comunicação Social  O Governo Federal vem alcançando marcas crescentes com relação ao número de veículos e de municípios incluídos nos seus planos de mídia Resultados da Regionalização - Mídia

9 Secretaria de Comunicação Social Total de veículos e municípios programados SECOM Total de veículos e municípios programados SECOM Fonte: IAP + 1.000% + 600%

10 Secretaria de Comunicação Social Fonte: IAP Evolução da quantidade de veículos programados SECOM

11 Secretaria de Comunicação Social Média de veículos programados SICOM Média de veículos programados SICOM Fonte: IAP – atualizado em julho/08 63 %

12 Secretaria de Comunicação Social Regionalização – Questões Práticas  Trata-se de um processo complexo  Identificação dos veículos, medição de audiência, diversidade de preços, entrega de material, faturamento, entre outros  Exige  Disposição do anunciante, conhecimento da realidade do mercado, preços adequados, responsabilidade no processo burocrático, atuação contínua do veículo junto aos anunciantes

13 Secretaria de Comunicação Social Regionalização – Questões Práticas  Envolve  Anunciantes, veículos e seus representantes, profissionais de mídia  Concorrência, um bom planejamento resolve  Meios  Veículos

14 Secretaria de Comunicação Social Campanha Regional 2008  Objetivo: divulgar os resultados das ações do GF e buscar atitude participativa do cidadão  Público: sociedade brasileira  Segmentação: estado  Conteúdo priorizado em áreas de maior interesse da população

15 Secretaria de Comunicação Social Meios programados  TV aberta  Tv fechada  Tv segmentada  TV redes  TV local  Rádio – a partir de 15 mil habitantes  Jornal – a partir de 10 mil habitantes  Revista  Painéis eletrônicos  Outdoor  Cinema  Internet

16 Secretaria de Comunicação Social Grandes números – Produção publicitária  77 filmes  98 spots  153 anúncios de JR e revistas  72 diferentes outdoors  08 painéis eletrônicos  49 peças veiculadas em 52 portais e sites  Hotsite  SMS e Links patrocinados  01 Jornal de Balanço – tiragem de 1,2 milhões de exemplares distribuídos em todo o Brasil  14 macro-temas trabalhados em 405 abordagens específicas

17 Secretaria de Comunicação Social Grandes números - Mídia  297 emissoras de TV em 5.500 municípios – aberta e fechada  2.593 rádios em 1.145 municípios – AM e FM  1.220 jornais em 705 municípios  354 salas de cinemas em 9 municípios  84 revistas – nacional e regional  850 outdoors  52 portais nacionais e regionais

18 Secretaria de Comunicação Social Ver a campanha  www.maisbrasil.gov.br www.maisbrasil.gov.br

19 Secretaria de Comunicação Social Obrigada a todos. Contatos: silvia.ferro@planalto.gov.br (61) 3411.4825 ou 4823


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