Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouKauê Real Alterado mais de 9 anos atrás
1
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal
2
O QUE É O PROJECTO SILFORED? Projecto Piloto financiado pelo programa LEONARDO DA VINCI Duração: 2 anos Objectivo central: Contribuir para a Inovação da Formação e Educação Florestal Desenvolvimento de um pacote formativo inovador
3
PARCERIA Trananacionalidade: parceria de três países EspanhaPortugalFrança Países do Sul da Europa Características comuns da floresta atlântico – mediterrânea; Semelhanças do regime de propriedade e da organização do trabalho Grande biodiversidade Elevado potencial de produção Necessidade de pacotes formativos para qualificação dos seus activos Necessidade de melhoria da gestão para a sustentabilidade
4
CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal => Contratante do Projecto DES - Departamento do Ensino Secundário ANEFA - Associação Nacional de Empresas Florestais e do Ambiente IDICT - Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho CELPA - Associação da Indústria Papeleira FPFP - Federação dos Produtores Florestais de Portugal ASAJA - Associação Agrária dos Jovens Agricultores AFRIFOGA- Associação para o Fomento da Riqueza da Galiza MAISON DE LA FORÊT - Sindicato dos Silvicultores do Sudoeste PARCEIROS DO PROJECTO
5
CARACTERIZAÇÃO DA PARCERIA Parceria portuguesa enquanto Contratante envolve: organizações empresariais (CELPA) -sectoriais e profissionais (FPFP e ANEFA) Entidades públicas (IDICT e DES) Parceria espanhola e francesa envolve organizações sectoriais e profissionais, interligadas com o tecido empresarial e institucional dos respectivos países e regiões. Parceiros inserem-se em contextos de âmbito profissional, educacional e formativo.
6
QUE NECESSIDADES? 1. Melhorar as competências do jovens saídos do ensino profissional =>mais fácil adaptabilidade ao mercado de trabalho; 2. Dotar as empresas do sector de dispositivos de formação que lhes permitam promover no seu seio, formação para os seus trabalhadores; 3. Promover ao nível dos trabalhadores activos o interesse pela formação como forma de aprendizagem continua do contexto de trabalho em que se situam e da sua evolução/transformação ; melhoria das condões de trabalho. 4. Incrementar a utilização de recursos pedagógicos diferenciados como meio de estimular aprendizagens (por exemplo ao nível da Higiene Segurança e Saúde no Trabalho Florestal) em trabalhadores com níveis de qualificação baixos; 5. Adaptar as formações ao nível das escolas e centros de formação às reais necessidades do mercado de trabalho.
7
OBJECTIVOS Conceber e produzir programas, conteúdos e materiais de formação inovadores que respondam às reais necessidades diagnosticadas para o sector tendo em vista:.o enriquecimento directo das práticas pedagógicas em escolas/centros de formação.o aproveitamento pelos profissionais da formação das novas possibilidades ao nível da produção de contextos de aprendizagem e de novos tipos de recursos educativos/formativos;.a sua implementação ao nível das empresas contribuindo para o reforço da formação profissional dos trabalhadores num contexto de formação continua;.a sua contextualização ao nível dos trabalhadores como instrumento de actualização, reconversão e progressão profissional.
8
PRODUTOS/RESULTADOS FINAIS Estudos de levantamento de Necessidades de Formação no Sector Florestal (Portugal, Espanha-Galiza e França-Aquitânea) Módulos de Formação e percursos formativos Manuais pedagógicos Cd-roms Vídeos Aplicação no terreno de alguns deste produtos Página da Internet Divulgação
9
DESENVOLVIMENTO DO PROJECTO 1ª FASE Levantamento de informação estatística e técnica. Delimitação da abrangência do Projecto (Produção Florestal e Prestação de Serviços no âmbito da Produção Florestal). Definição da estratégia para elaboração dos levantamentos de necessidades de formação no sector florestal: população-alvo, dimensão da amostra. Delineamento da metodologia a aplicar (técnica de inquirição por questionário) e elaboração do inquérito e das grelhas de análise. Aplicação no terreno do inquérito (por Portugal e Espanha). Tratamento estatístico dos resultados do inquérito. Elaboração dos Estudos de Levantamento de Necessidades de formação. Realização de várias reuniões nacionais e de duas reuniões transnacionais (uma em Lisboa, outra em Santiago de Compostela).
10
DESENVOLVIMENTO DO PROJECTO (cont.) Estabilização e análise das conclusões dos Levantamentos de Necessidades de Formação no Sector Florestal. Início da elaboração dos módulos de formação adequados à áreas –chave de formação. Estruturação e apresentação dos módulos de formação e dos percursos formativos tendo em vista a flexibilidade da formação => “Guias de formação”. Apresentação dos módulos e planos de formação existentes na Aquitânea. Escolha dos temas para a elaboração dos manuais pedagógicos, CD-Roms e vídeos. Realização de reuniões nacionais e de 2 reuniões transnacionais (uma em Bordéus e outra em Lisboa). 2ª FASE
11
Fotografia (reunião Bordéus)
12
DESENVOLVIMENTO DO PROJECTO (cont.) 3ª FASE Finalização dos “Guias do formador”. Elaboração de manuais pedagógicos Elaboração de Cd-roms complementares a dois dos manuais. Elaboração de dois vídeos relativos a uma espécie florestal comum aos três países da parceria e sobre temas transversais aos três países.
13
DESENVOLVIMENTO DO PROJECTO (cont.) 4ª FASE Finalização dos produtos. Início da aplicação no terreno do pacote de formação. Reunião transnacional (em Santiago de Compostela) para análise e apreciação dos resultados e produtos, e preparação do seminário. Divulgação de resultados do Projecto- Seminário Final Disseminação dos resultados e dos produtos finais (ao nível dos três países) Reflexão/avaliação do Projecto.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.