A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.

3 Realidade Dificuldade para a incorporação das NTICs (Novas Tecnologias de Informação de Comunicação) à prática pedagógica Repensar a NTIC como instrumento de aprendizagem.

4 Possibilidades O uso das NTICs na formação de professores Como se situam as NTICs na formação de professores?

5 Escola Como se processa a inserção das novas tecnologias na escola?

6 Escola “é uma instituição que há cinco mil anos se baseia no falar/ditar do mestre, na escrita manuscrita do aluno e, há quatro séculos, em um uso moderado da impressão” (Lévy, 1999, p.8-9)

7 A NTIC e a Revolução Pedagógica As NTICs (computador/internet) por si só não produzem a tão ansiada revolução pedagógica. Exige-se nesse processo: MEDIAÇÃO HUMANA Interação Professor e aluno

8 ZDP Nos faz lembrar Vygotsky com a Zona de Desenvolvimento Proximal.

9 Para a integração das NTICs no espaço escolar Currículos flexíveis Mudanças no espaço Tempos escolares menos rígidos Descentralização da organização escolar Apropriação das NTICs pelos professores

10 Cultura presente na escola Professor –Imigrante digital Aluno –Nativo digital Como mudar essa cultura para que esse diálogo efetivamente ocorra?

11 Para o professor Compreender e conhecer o letramento digital dos seus alunos; Familiarização com as tecnologias digitais;

12 Da sala de Aula para o mundo x

13 EAD e Aprendizagem Emprego de novas metodologias de ensino; Construir novas relações de aprendizagem viabilizadas pela utilização das NTICs. aperfeiçoar seus conhecimentos a partir do acesso a novas fontes de pesquisa (conteúdos digitais)

14 Alterações paradigmáticas Alteração da relação espaço/tempo Interação entre professor e aluno

15 No espaço escolar Estímulo ao uso das novas Tecnologias de Ensino (informática/Internet) como recurso valioso no ambiente e cotidiano escolar. Novas tecnologias apresentadas com desafios para superação de limitações, estimulando novas aprendizagens.

16 O que é necessário para se produzir materiais didáticos PCNs –Interdisciplinaridade –Contextualização –Transversalidade Tecnologias –Interatividade –Linguagem adequada

17 As NTICs Afetam a prática pedagógica A formação de professores E o ambiente escolar

18

19 Mediação (Sócio-Interacionismo) O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa através de outra pessoa. Essa estrutura humana complexa é o produto de um processo de desenvolvimento profundamente enraizado nas ligações entre história individual e história social” (Vygotsky, 1991, p. 33)

20 Referências Bibliográficas LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológico superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. 3.ed. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1991.

21 Referências Bibliográficas http://eadideal.blogspot.com/?zx=a62afc9 5d593ab90 Acessado em: 03/09/2011. http://amigasparasemprefar.blogspot.com/ Acessado em: 03/09/2011 http://www.moodle.ufba.br/mod/forum/disc uss.php?d=16295 Acessado em: 03/09/2011

22 Referências Bibliográficas http://pedagogiaroo.blogspot.com/2009/03 /tecnilogia-de-educacao-em-interacao.html Acessado em: 03/09/2011 http://pedagogiaroo.blogspot.com/2009/03 /tecnilogia-de-educacao-em-interacao.html Acessado em: 03/09/2011


Carregar ppt "Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google