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MÓDULO IX Estratégias para Formação de Preço

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Apresentação em tema: "MÓDULO IX Estratégias para Formação de Preço"— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO IX Estratégias para Formação de Preço
MIX DE MARKETING MÓDULO IX Estratégias para Formação de Preço

2 Preços (estratégias e formação)
As decisões de preços estão sujeitas a um conjunto complexo de forças ambientais e competitivas. Não há como determinar um preço, mas há como criar uma estrutura de determinação de preços flexível. Como ocorrem mudanças no mercado constantemente a estrutura conseqüentemente se altera à medida que os produtos percorrem seus respectivos ciclos de vida. A empresa ajusta os preços dos produtos em função das alterações de custos e demanda e das variáveis de compradores e situações. Conforme o ambiente competitivo a empresa decide quando iniciar alterações de preço e quando reagir.

3 Preços (estratégias e formação)
A estratégia de determinação de preços envolve a previsão de demanda, o comportamento da função custo e os preços dos concorrentes. Para isso deve-se considerar algumas decisões de determinação de preços: Decisões de preço baseadas no custo: Decisões de preço baseadas na demanda: Decisões de preço baseadas na concorrência:

4 Preços (estratégias e formação)
Com base na estratégia definida, a empresa deve criar sua política de preços baseada em uma ou mais de uma das opções abaixo: Preços costumeiros; Preços segmentados (discriminatório); Preços psicológicos; Preços geográficos; Preços com descontos e concessões; Preços promocionais.

5 Estratégias para novos produtos
O estágio introdutório do produto no seu ciclo de vida é desafiador por se tratar de algo novo no mercado sem relato de experiências de sucesso ou de fracasso. Existem duas estratégias possíveis para a determinação de preços no caso de lançamento de novos produtos: Preços de desnatamento (skimming de mercado); Preços de penetração de mercado.

6 Desnatamento (skimming de mercado)
Uma empresa adota esta estratégia quando resolve adotar preços elevados para um novo produto, com a finalidade de retirar a “nata” (skim) das receitas do mercado, camada após camada, ou seja, atender à camada da população que não consegue esperar, cobrando valores exorbitantes.

7 Penetração de mercado Em vez de estabelecer um preço inicial elevado para retirar a nata que puder de um pequeno segmento, algumas empresas adotam preços baixos para penetrar no mercado rápido e profundamente, atraindo um grande número de compradores e conquistando grande participação de mercado. O alto volume de vendas resulta na diminuição dos custos de produção, permitindo que a empresa reduza seus preços ainda mais.

8 Preços para um mix de produtos
A estratégia montada para um único produto é bem diferente quando se fala de uma estratégia para um mix de produtos, isto porque cada produto tem sua demanda e custos relacionados e enfrentam diferentes graus de concorrência. Nesse caso a empresa deve buscar um conjunto de preços que maximize os lucros e respeite a individualidade de cada produto.

9 Preços para um mix de produtos
Determinação de preços para linha de produtos; Determinação de preços para produtos opcionais; Determinação de preços para produtos complementares; Determinação de preços para subprodutos; Determinação de preços para pacotes de produtos.

10 Estratégia Preço x Qualidade
As estratégias “preço x qualidade”, são baseadas na forte tendência que as pessoas têm de associar qualidade com preço, variam de uma estratégia de “alta qualidade” x “alto preço” para uma estratégia de “baixa qualidade” x “baixo preço”.

11 Estratégia Preço x Qualidade
A partir do nível de qualidade percebida pelo cliente, podem ser tomadas decisões sobre qual estratégia de preço adotar para atingir determinados mercados. Inclusive a fase em que o produto está no seu ciclo de vida também pode ser tomado como parâmetro para a decisão.


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