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Gestão Hospitalar Tatiana Dornelas de Oliveira
Residente de Administração – HU/UFJF 1 1 1 1
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Histórico Assistência oferecida pelas Santas Casas de Misericórdia;
A partir do século XVIII: Hospitais Militares; Indigentes e pobres: assistidos pelas instituições filantrópicas ligadas à Igreja Católica; Restante: médico particular; Até 1920: atuação do governo quase nula. 2 2 2 2
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O QUE ERAM E O QUE SE TORNARAM OS HOSPITAIS NOS ÚLTIMOS ANOS?
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Pobres e doentes deixados para morrer
Instituições de cuidado e tratamento de enfermidades 5
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A Ciência tem evoluído com a tecnologia
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Os hospitais evoluíram desde pequenos grupos estruturados informalmente até as grandes e complexas organizações dos dias atuais. No início, as modificações observadas buscavam apenas a gestão baseada em critérios racionais para a organização dos esforços humanos, procurando atingir os objetivos definidos. 8 8 8 8
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“(…) uma organização completa
“(…) uma organização completa. Ele incorpora o avanço constante dos conhecimentos, de aptidões, da tecnologia médica e dos aspectos finais desta tecnologia representados pelas instalações e equipamentos.” Gonçalves (1983, p. 20) 9
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“De todas as empresas modernas, nenhuma é mais complexa do que o hospital.”
Mirshawka (1994, p. 22) 10
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Estabelecimentos de saúde
- Clínicas; - Pronto-socorros; - Posto de saúde; - Ambulatórios; - Hospitais. 11
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Hospitais no Brasil 12 12 12 12
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Fonte: Federação Brasileira de Hospitais http://fbh. com
Acesso em: 04/2014 13 13 13 13
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Hospital como empresa de serviços
- Produção e consumo simultâneos; - Produtos personalizados; - Participação dos clientes (pacientes) nos processos de produção; - Produto intangível; - Ênfase nas pessoas. 14
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A GESTÃO - Ação e efeito de administrar ou dirigir um negócio;
- Ato de gerir, gerenciar. 15 15 15 15
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Funções administrativas
Planejar Organizar Dirigir Controlar 16 16 16 16
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“Administração de saúde é planejar, organizar, dirigir, controlar, coordenar e avaliar os recursos e procedimentos pelos quais a demanda por cuidados médicos e de saúde, e as necessidades de um ambiente saudável são atendidos, mediante a provisão de serviços a clientes individuais, organizações e comunidades.” Charles J. Austrin 17 17 17 17
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Premissas da Gestão Visão holística;
Habilidade de analisar, refletir e avaliar de forma crítica; Visão de futuro; Habilidade de comunicação e expressão; Habilidade de comandar e apontar direcionamentos; Habilidade de conduzir a equipe. 18 18 18 18
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“Estamos necessitando de um tipo de ser humano diferente, capaz de viver em um mundo de eterna mudança, educado para sentir-se à vontade com a mudança de situações, sem conhecimento prévio. A sociedade que puder produzir essas pessoas sobreviverá, as que não puderem, morrerão.” Maslow (2000) 19 19 19 19
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O gerenciamento na área da saúde é o mais complexo;
Para Drucker: O gerenciamento na área da saúde é o mais complexo; A administração de hospitais constitui-se numa especialidade peculiar, por envolver união de recursos humanos e procedimentos muito diversificados. 20
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Nos hospitais estão reunidos vários serviços e situações simultâneas:
Para Celestino: Nos hospitais estão reunidos vários serviços e situações simultâneas: Hospital é hotel; Lavanderia; Serviços médicos; Limpeza; Restaurante; Vigilância; Recursos humanos; Relacionamento com consumidor. 21
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Setores hospitalares 22 22 22 22
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Qual é o diferencial que um hospital pode ter em relação aos outros?
Qual tipo de atendimento ideal que o cliente está realmente necessitando? 24 24 24 24
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BIBLIOGRAFIA BORBA, G. S.; NETO, F. J K. Gestão hospitalar: identificação das práticas de aprendizagem existentes em hospitais. Saúde Soc. São Paulo, v. 17, n. 1, p , 2008. CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE. Disponível em: Acesso em: Abril/2014. DRUCKER, P. Inovação e espírito empreendedor (Entrepreneurship): Prática e princípios. 6 ed. São Paulo: Thompson, 2003. FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPITAIS. Disponível em: disponiveis-ao-sus/. Acesso em: Abril/2014. GALVAO, J. O segmento de Saúde para o desenvolvimento regional no município de Blumenau – SC: a participação do Hospital Santa Isabel. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional). Blumenau: Universidade Regional de Blumenau, 2003. GONÇALVES, E. L. O hospital e a visão administrativa contemporânea. São Paulo: Pioneira, 1983. MIRSHAWKA, V. Hospital fui bem atendido: a hora e a vez do Brasil. São Paulo: Makron Books, 1994. 25
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Muito Obrigada ! 26 26 26 26
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