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Egressos em Gerontologia e o Exercício do Profissional Gerontólogo

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Apresentação em tema: "Egressos em Gerontologia e o Exercício do Profissional Gerontólogo"— Transcrição da apresentação:

1 Egressos em Gerontologia e o Exercício do Profissional Gerontólogo
GLENDA DIAS Gerontóloga (EACH/USP) Buenos Aires, ARGENTINA - 03/2010

2 Objetivos Apresentar o histórico da criação dos cursos de graduação em Gerontologia no Brasil e da fundação da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG); Apresentar as atividades desenvolvidas pela ABG e as experiências profissionais dos egressos em Gerontologia; Refletir sobre as expectativas dos estudantes em relação à atuação profissional.

3 HISTÓRICO

4 Histórico ª turma bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP); 2007 – Liga de Gerontologia da EACH/USP e 1ª Jornada de Gerontologia; 2008 – Bacharelado em Gerontologia das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI);

5 Histórico 2008 – Discussões iniciais sobre a ABG;
Bacharelado em Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); 2009 – Formatura dos primeiros Gerontólogos do Brasil; 2009 – Revisão do Estatuto e organização das atividades iniciais da ABG; Fundação da ABG – Assembléia 21/03/09.

6 Liga de Gerontologia EACH/USP
Painel sobre os cursos de graduação em Gerontologia – 19/08/2008

7 1ª Turma – USP/EACH Egressos 2008 Pré-II Jornada de Gerontologia (2008)

8 Assembléia de Fundação da ABG - 21/03/2009

9 Assembléia de Fundação da ABG - 21/03/2009

10 Assembléia de Fundação da ABG - 21/03/2009
1ª Gestão – 2009/2011

11 Nova Diretoria

12 Composição da ABG Associados Efetivos (Bacharéis) 24
Constituição: Assembléia Geral (associados) Diretoria Colaboradores (docentes, especialistas, parceiros) Associados Efetivos (Bacharéis) 24 Associados Estudantes 32

13 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ABG EM 2009

14 Atividades Elaboração de Informativos que veiculam informações dos profissionais e estudantes de graduação em Gerontologia; Organização de eventos para divulgação do profissional gerontólogo; Encaminhamento de oportunidades de estágio e trabalho para os associados;

15 Atividades Participação em reuniões para a fundação da Associação de Cuidadores do Estado de São Paulo; Parcerias com representantes do poder público para futuras discussões sobre o projeto de lei do exercício profissional do gerontólogo;

16 Atividades Apoio às atividades e projetos dos associados;
Publicação de um artigo no Portal do Envelhecimento da PUC/SP com informações a respeito da ABG e algumas considerações sobre o campo de atuação do gerontólogo;

17 Atividades Visitas às universidades que possuem o curso de graduação em Gerontologia – UFSCAR (19/06/09) e FAI (28/11/2009); Confecção do site com informações sobre a ABG, projetos dos associados, cursos de graduação em Gerontologia e espaço para parceiros;

18 Informativo ABG

19 Evento do Dia dos Avós – 26/07/09

20 EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS DOS EGRESSOS DE GERONTOLOGIA

21 Hospital Dia “ Hospital Dia Geriátrico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da FMUSP”

22

23 Atuação do Gerontólogo nos Hospitais Dia
É responsável pela gestão do serviço, que envolve: Planejamento, organização e monitoração das oficinas terapêuticas; Articulação do serviço com outros setores da instituição; Controle financeiro; Elaboração de relatórios; Triagem e avaliação de pacientes, familiares e cuidadores; Orientações a familiares; Visitas domiciliares; Coordenação da equipe multiprofissional.

24 Centros de Convivência
Equipamentos de proteção social básica que possuem a missão de favorecer a socialização do idoso e fortalecer os laços comunitários entre idoso, família e comunidade.

25 Atuação do Gerontólogo nos Centros de Convivência
Planejamento, execução e supervisão das atividades; Comunicação com os serviços e comunidade, afim de favorecer as redes de atenção ao idoso; Gerenciamento do serviço, incluindo a administração de recursos materiais e humanos destinados às atividades; Acolhimento dos idosos participantes, exercitando a escuta, a comunicação e a empatia.

26

27 EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO A ATUAÇÃO PROFISSIONAL

28 Perspectivas para a Atuação do Gerontólogo
51 respondentes (47mulheres e 4 homens) 41 – EACH/USP; 10 – UFSCAR 33% - 2º semestre; 25% - 4º semestre; 21% - 6º semestre; 13% - 8º semestre.

29 Perspectivas para a Atuação do Gerontólogo
EXISTÊNCIA PROGRAMAS/ ATIVIDADES Bolsas de iniciação científica, participação em cursos e eventos, estágios curricular e extracurricular, aulas práticas e bolsas trabalho. Atividades/ programas existentes Pesquisa Estágio Extensão A maioria dos respondentes acredita que a universidade está preparada para a formação dos profissionais e viabiliza a participação de todos nas atividades.

30 Perspectivas para a Atuação do Gerontólogo
PERCEPÇÕES SOBRE PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS/ ATIVIDADES Percepções sobre a participação em atividades/ programas Crescimento pessoal Amadurecimento acadêmico Desenvolvimento profissional Empatia Visão crítica, inovações para o aprendizado e conhecimento do sujeito estudado Colocar em prática o conhecimento teórico

31 Perspectivas para a Atuação do Gerontólogo
EXPECTATIVAS – ATUAÇÃO PROFISSIONAL Área promissora Obstáculos Expectativas em relação à atuação profissional Desconhecimento da existência do gerontólogo - Resistência de outros profissionais Instituições públicas e privadas - Formulação de políticas públicas e leis Educação e lazer - Área acadêmica - Gestão de serviços - Processo de morrer e morte - Promoção do envelhecimento bem-sucedido

32 Perspectivas para a Atuação do Gerontólogo
INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO - AÇÕES Ações para facilitar a inserção no mercado de trabalho Divulgação Promover a aceitação dos outros profissionais Pesquisas Parcerias com instituições Abertura de novos cursos Formulação da Lei do Exercício Profissional Obrigatoriedade da presença do gerontólogo nas modalidades de atenção ao idoso Mais possibilidade de atuação prática nos estágios Auto-promoção Concursos públicos Fortalecimento da ABG como órgão representativo

33 CONSIDERAÇÕES FINAIS

34 Considerações Finais Diante das demandas relacionadas ao processo de envelhecimento, os gerontólogos podem favorecer a adoção de estratégias para que o envelhecimento seja um processo assistido, bem-cuidado e orientado.

35 Considerações Finais O universo de atuação do bacharel em Gerontologia é amplo e multifacetado, com possibilidades de atuar de forma crítica sobre as questões sociais e de saúde que afetam o curso de vida e o processo de envelhecimento.

36 Considerações Finais Esse profissional apresenta uma visão generalista sobre o envelhecimento e pode estabelecer canais de comunicação interativos entre serviços, programas, comunidade, idosos, família e as políticas públicas; ferramentas necessárias para a elaboração de programas e para gestão da atenção.

37 E-mail: glendads@gmail.com
OBRIGADA!

38 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GERONTOLOGIA - ABG
DIRETORIA GERAL GESTÃO 2009/2011 Henrique Salmazo da Silva André de Jesus Lima


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