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PublicouMatheus Chico Alterado mais de 9 anos atrás
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Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Táticas da Auditoria
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Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Táticas do Auditor 1. 1. Pergunte durante a condução da auditoria: o quê, quem, quando, onde, porquê, como; 2. 2. Busque evidência objetivas. Peça: mostre-me como, mostre-me onde, mostre-me o que é e quando é, busque registros, 3. 3. Faça perguntas hipotéticas: o que acontece se...; suponha que...; 4. 4. Se não entender peça que seja repetido, Não tenha vergonha; 5. 5. Peça exemplos para ter certeza que entendeu a resposta; 6. 6. Use o poder das perguntas silenciosas, 7. 7. Seja sistemático: 8. 8. Não deixe de fazer perguntas; 9. 9. Coloque uma pergunta de cada vez; 10. 10. Não se esqueça de fazer perguntas óbvias; 11. 11. Pense cuidadosamente a respeito das perguntas;
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Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br 7. 7. Pergunte a quem realiza a tarefa, e não a seu superior; 8. 8. Não jogue conversa fora, seja preciso 9. 9. Utilize linguagem que o auditado compreenda; 10. 10. Fale com clareza e cuidado; 11. 11. Repita a pergunta, se necessário; 12. 12. Seja cortês e educado, cumprimente os auditados; 13. 13. Mostre interesse, saiba ouvir; 14. 14. Relaxe e seja humano, não pratique atitude policial; 15. 15. Seja imparcial, impassivo e não se emocione; 16. 16. Volte ao local da auditoria sempre que necessário para complementar informações não totalmente esclarecidas; 17. 17. Busque a rastreabilidade para frente e para trás; 18. 18. Agradeça as pessoas quando sair do local auditado Táticas do Auditor
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Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br 1. 1. Coisas que roubam tempo do auditor; Rodeios; Explanações longas; Almoços e paradas extensas para cafezinho; Demora no atendimento ao auditor; Interrupções planejadas; Esquecimento no atendimento às solicitações do auditor; Ausência de preparação; Perguntas buscando esclarecer dúvidas hipotéticas. Táticas do Auditado
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Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br 2. 2. Atos planejados de intimidação; 3. 3. Alegação de casos especiais para confundir o auditor; 4. 4. Afirmações para testar a força e a firmeza do auditor; 5. 5. Questionamento da competência do auditor; 6. 6. Falsos elogios e admiração; 7. 7. Utilização do comportamento de pessoas idosas e inválidas para justificar faltas e sensibilizar o auditor; 8. 8. Alegação de que o profissional responsável faltou ou foi dispensado para impedir acesso às informações. Somente a experiência irá ensiná-lo como lidar com estes problemas. Táticas do Auditado
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Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Código de Ética para Auditores da Qualidade ASQC
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Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Princípios Fundamentais Cada auditor da qualidade será honesto e imparcial e servirá com devoção a empregados, clientes e público. Cada auditor da qualidade conduzirá somente auditorias compatíveis com o grau de treinamento, experiência e capacidade que ele possua, com relação às operações técnicas ou aos sistemas que estejam sendo auditados. Cada auditor da qualidade demonstrará liberdade de pensamento e expressão que assegurarão a visão objetiva da operação auditada. Cada auditor da qualidade será capaz de documentar suas qualificações profissionais para prover clara e objetiva evidência de seus graus de treinamento técnico e de sistemas.
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Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Relações com Empregados e Clientes Cada auditor da qualidade atuará em questões ( assuntos) profissionais como um agente fiel de cada empregador ou cliente. Cada auditor informará a cada cliente ou empregador sobre qualquer conexão comercial, interesses financeiros, história de emprego ou afiliações, que possam ou pareçam influenciar seu julgamento ou prejudicar o caráter imparcial de seus serviços. Empresas de auditoria independentes manterão registros dos auditores que empregarem, mostrando qualquer conexão ou associações desses auditores com seus clientes, através de empresas ou títulos financeiros. Auditores internos terão sua independência claramente definida pelas políticas e procedimentos organizacionais.
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Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Relações com Empregados e Clientes O desenvolvimento de programas de qualidade por auditores, em base de consultoria, põe em risco a independência desses indivíduos quanto às suas habilidades de avaliarem a adequação desses programas, ao observarem o atendimento aos requisitos das normas. Os auditores darão sempre conhecimento dessas situações aos empregados e aos clientes prospectivos. Os auditores elaborarão relatórios que definam claramente o grau de conformidade ou não-conformidade das operações auditadas. Em todos os casos, os requisitos em relação aos quais a conformidade esteja sendo medida, serão claramente definidos.
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Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Os auditores indicarão aos empregadores ou clientes as conseqüências adversas que podem ser esperadas caso seu julgamento profissional seja desconsiderado. Nenhum auditor revelará informações relativas ao negócio ou processo técnico de qualquer empregador ou cliente, atual ou futuro, sem obter consentimento para fazê-lo. Os registros de empresas de auditorias definirão claramente as qualificações técnicas ou organizacionais de cada auditor. Estes registros incluirão definições claras das áreas e do grau de perícia que o auditor possui e são aplicáveis às funções de auditor. Relações com Empregados e Clientes
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Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Relações com o Público Nenhum auditor deve apresentar-se ao público como um auditor qualificado a menos que possa demonstrar as qualificações necessárias. Os auditores serão precisos e honestos na explanação de seu trabalho e de seus méritos. Os auditores prefaciarão qualquer informação pública que possam emitir para indicar claramente em nome de quem está sendo feita.
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Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Relações com os Pares Cada auditor cuidará para que o crédito por todo trabalho feito seja dado àqueles a quem é devido. Cada auditor se esforçará para auxiliar o desenvolvimento profissional e o progresso de qualquer empregador ou indivíduo sob a sua supervisão. Nenhum auditor competirá injustamente com outros, mas cada um estenderá amizade e confiança a todos associados e contatos comerciais. Os auditores serão incentivados a participar de cursos, seminários,conferências, etc.; para ampliar seu conhecimento nas várias áreas da qualidade e em particular na auditoria da qualidade.
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Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Em projetos de auditoria onde vários auditores estão envolvidos, o líder da equipe ou supervisor será claramente identificado. O líder deverá ter demonstrado liderança durante auditorias prévias. Espera-se que cada auditor contribua para o desenvolvimento de técnicas e métodos aprimorados, dentro da profissão de auditores da qualidade e dentro da organização que o emprega. Os relatórios emitidos pelos auditores serão construtivos por natureza, e apontarão os aprimoramentos que podem ser feitos nas áreas onde não-conformidades sejam notadas. As evidências encontradas devem ser quantificadas sempre que possível. Relações com os Pares
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