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COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

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Apresentação em tema: "COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

2 SINAES - OBJETIVOS O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de 2004, tem como objetivos: A melhoria da qualidade da educação superior. A orientação da expansão de sua oferta. O aumento permanente de sua eficácia institucional. A efetividade acadêmica e social. O aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.

3 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Os instrumentos de avaliação, aplicados em diferentes momentos são: Avaliação da Instituição (AVALIES) que se desenvolve em duas etapas: - Auto-Avaliação – coordenada pela CPA. -Avaliação Externa – avaliação realizada por comissão designada pelo INEP. Avaliação dos Cursos de Graduação, in loco de comissões externas. Avaliação do Desempenho do Estudante (ENADE)

4 CPA na UNIP O trabalho desenvolvido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIP, tornou-se um marco de referência para a Instituição e para todos os envolvidos no processo de avaliação institucional, comprometidos com a qualificação permanente da Educação Superior. Dentro deste mesmo espírito seguirá a CPA da UNIP INTERATIVA, criada a partir de 2013.

5 OBJETIVOS, METAS e AÇÔES da AVALIAÇÃO INTERNA DA UNIP
Os objetivos, metas e ações da avaliação interna da UNIP estão em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação de Educação Superior – CONAES, para o Processo de Avaliação Institucional que foi iniciado em 2004. Até 2012, a UNIP INTERATIVA estava contemplada na avaliação global da UNIP, como Instituição. A partir de 2013 foi formalizada a CPA da UNIP INTERATIVA que passa a realizar sua própria avaliação.

6 Auto avaliação na UNIP INTERATIVA
Tem por objetivo produzir conhecimentos, por em questão o conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos problemas e deficiências e propor soluções garantindo o cumprimento de sua missão. A avaliação interna é um processo contínuo, através do qual a instituição constrói conhecimento de sua própria realidade, identificando as fragilidades, visando melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.

7 CPA e FINALIDADE A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA, estabelecida pelo art. 11 da Lei /04 tem como finalidade: Coordenar e articular o processo de avaliação interna da instituição. Elaborar o Plano de Ação e Cronograma das atividades de avaliação. Analisar Resultados. Propor metas e objetivos coerentes com as intenções educativas. Direcionar ações de responsabilidade social

8 Estrutura da CPA - UNIP INTERATIVA
Coordenação: Prof. Francisco José Bastos Representante do Corpo Docente: Prof. Santiago Valverde Representante do Corpo Discente: Maiana Maciel da Silva Monte Representante Técnico-Administrativo Cláudia Baptista Representante dos Egressos Eudes Batista Representante da Sociedade Civil José Sapata Ocana Filho

9 UNIP INTERATIVA: reflexão sistemática da qualidade
Os instrumentos utilizados são: Reuniões entre CPA Central e CPA´s Regionais; Reuniões entre CPA e NDE; Reuniões entre NDE, colegiado, coordenação e corpo docente; Reuniões pedagógicas entre coordenação e corpo docente; Para o corpo discente através do AVA: questionários de avaliação da instituição, dos docentes e da eficácia do aprendizado.

10 UNIP INTERATIVA: reflexão sistemática da qualidade
Para o corpo técnico-administrativo: avaliação quantitativa do conhecimento de procedimentos nos setores administrativos de secretaria e de atendimento ao público. Para os egressos através das CPA’s Regionais: questionários de avaliação da instituição. Para a sociedade civil organizada através das CPA’s Regionais: questionários de avaliação da participação da instituição na realidade social na região em que está inserida.

11 Considerações finais A avaliação institucional contribui para que a Universidade repense suas práticas administrativas, técnicas, educativas. A avaliação é um processo cíclico e contínuo, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a Instituição. Entende-se que a Universidade é um agente transformador e em transformação, capaz de produzir mudanças na realidade social do seu locus.

12 ATÉ A PRÓXIMA!


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