A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
CPA

2 Identidade Visual

3 Equipe Coordenador: Marcelo Fernandes da Silva Secretário:
Cleber Henrique Moreira Dias Representantes Administrativos: Ricardo Aidar Nély Cristina Dumont Mauad Marcos Eduardo Tanner Representantes Docentes: Alan Carlos da Silva Marcelo Villaça de Oliveira

4 Pró-Reitoria de Ensino Superior
Pró-Reitoria de Ensino Superior

5 Importância da Participação dos Alunos
MEC INEP Lei SINAES UNIVERSIDADE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL IGC / CPC ENADE

6 Avaliação Institucional
É uma ação ampla que envolve e mobiliza alunos, docentes, técnico-administrativos e dirigentes e contempla todas as dimensões da vida acadêmica e institucional. É baseada em instrumentos de avaliação (questionários) e outros documentos que traduzem a orientação político-institucional e pela qual a Universidade alcança e concretiza seus objetivos, finalidades e missão.

7 Estrutura organizacional do SINAES
LEI que regulamenta a avaliação das IES CONAES Coloca em prática o que determina o SINAES INEP Aplica o determinado pela CONAES Órgão da Universidade instituído por lei responsável pela autoavaliação

8 Comissão Própria de Avaliação
PAPEL DA CPA Elaborar, organizar, desenvolver e analisar uma proposta de autoavaliação em consonância com a comunidade acadêmica e os conselhos superiores da instituição.

9 Autoavaliação Autoavaliação
O QUE EU TENHO COM ISSO? Autoavaliação É o processo por meio do qual um curso ou instituição analisa internamente o que é e o que deseja ser, o que de fato realiza, como se organiza, administra e age.

10 Autoavaliação conduz à qualidade......
Tomada de decisão QUALIDADE Autoavaliação Institucional Planejamento estratégico Correção de rumos Mudanças organizacionais

11 AVALIAÇÃO Funções da avaliação ANTECIPAR SELECIONAR ORIENTAR
DIAGNOSTICAR REGULAR CERTIFICAR

12 Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
O SINAES, instituído pela Lei n° , de 14 de abril de 2004, fundamenta-se : na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, na orientação da expansão da sua oferta, no aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social, no aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.

13 Instrumentos de avaliação propostos pelo SINAES
1 - Avaliação das Instituições de Educação Superior É o centro de referência e articulação do sistema de avaliação que se desenvolve em duas etapas principais: autoavaliação – coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada IES, a partir de 1° de setembro de 2004; avaliação externa – realizada por comissões designadas pelo INEP, segundo diretrizes estabelecidas pela CONAES.

14 Instrumentos de avaliação propostos pelo SINAES
2- Avaliação dos Cursos de Graduação Avalia os cursos de graduação por meio de instrumentos e procedimentos que incluem visitas in loco de comissões externas. A periodicidade desta avaliação depende diretamente do processo de reconhecimento e renovação de reconhecimento a que os cursos estão sujeitos.

15 Instrumentos de avaliação propostos pelo SINAES
3- Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE) Aplica-se aos estudantes do final do primeiro e do último ano do curso, estando prevista a utilização de procedimentos amostrais.

16 A CPA QUER OUVIR VOCÊ !!! Prezado(a) Aluno(a):
Quando você vir a logomarca da CPA e receber pela sua página de aluno os instrumentos de avaliação, responda com seriedade, pois a CPA quer ouvir você para ajudar a UNIUBE a cada vez mais atender suas expectativas. Obrigado, Comissão Própria de Avaliação


Carregar ppt "COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google