Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouThomaz Villela Alterado mais de 9 anos atrás
2
VÁRIAS PERSPECTIVAS As gerações de Ensino a Distância Alda Pereira – Universidade Aberta
3
1ª Correspondência 2ª Transmissão por rádio e televisão 3ª Universidades abertas 4ª Teleconferência 5ª Internet/Web Moore, M. & Kearsley, G. (2007). Educação a Distância: uma visão integrada. Thomson Learning Perspectiva 1
4
1ª geração Ensino por correspondência Início em finais do Sec. XIX Aparecimento com a expansão das redes ferroviárias e correio postal Material escrito entregue por via postal
5
2ª geração Transmissão por rádio e televisão Utilização da rádio e da televisão para programas de ensino Aparecimento da televisão educativa Programas de rádio e de televisão complementados por livros didácticos e guias de estudo (enviados aos estudantes)
6
3ª geração universidades abertas Finais da década de 60 do séc. XX Articulação de várias tecnologias para produção de cursos a distância: livros impressos, guias de estudo e de orientação por correspondência emissões de rádio e televisão kits para experiências laboratoriais a fazer pelo estudante uso do telefone para tutoria e conferências apoio local presencial suporte e apoio institucional
7
4ª geração Teleconferência Década de oitenta do séc. XX Utilização massiva do sistema de teleconferência para transmissão de palestras e comunicações pelos professores para grupos locais distantes geograficamente Teleconferência por sistema áudio ou vídeo Expansão rápida com o desenvolvimento da fibra óptica nas telecomunicações Interacção com possibilidade de ser bidirecccional
8
5ª geração – ensino online Utilização da Internet Materiais de estudo e trabalho online Ferramentas de comunicação online
9
Perspectiva 2 Nipper, S. (1989), “Third generation distance learning and computer conferencing”, In R.Mason & A. Kaye (eds). MINDWAVE: Communication, Computers and Distance Education. Pergamom Press. 1ª geração Ensino por correspondência 2ª geração Geração multimédia 3ª geração Educação em rede
10
Ensino por correspondência Recurso intensivo à escrita e impressa Baixos níveis de interacção professor-aluno Grande desfasamento temporal na interacção professor –aluno
11
Geração multimédia À palavra escrita juntam-se outros media: radio, televisão, vídeo e audiocassetes Distribuição do material de ensino aos estudantes Comunicação professor-aluno mais rápida por telefone
12
Educação em rede Utilização de computadores em rede Correio electrónico e conferência via computador Incremento da comunicação professor aluno Possibilidade de interacção entre os estudantes (comunicação em grupo)
13
Perspectiva 3 Taylor, J.C. (1995), “ Distance education technologies: The fourth generation”. Australian Journal of Educational Technology 1995, 11(2), 1-7. 1ª geração Ensino por correspondência 2ª geração Geração multimédia 3ª geração Tele-aprendizagem 4ª geração Modelo da aprendizagem flexível
14
Ensino por correspondência – primado do texto impresso Geração multimédia – materiais em diversos formatos e media: textos, guias, audiogramas, videogramas, ensino assistido por computador Geração tele-aprendizagem – utilização das tecnologias da informação para providenciar sistemas de audio e de videoconferência em grande escala; emissões de rádio e televisão Modelo da aprendizagem flexível – maior diversidade de recursos, materiais interactivos, providenciados através da Internet
15
O que se pode dizer no momento actual?
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.