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Behaviorismo Por: Fabiano, Keila, Lara, Luana e Verônica.

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1 Behaviorismo Por: Fabiano, Keila, Lara, Luana e Verônica.

2 Etimologia Behavior: do russo behaviour; do inglês behavior. Significando: comportamento.

3 A base Estudos fisiológicos, neurológicos e psiquiátricos. Delimitação de funções por regiões do cérebro. Ligações nervosas. Diagnóstico de doenças do sistema nervoso.

4 Vladimir Mikhailovich Bechterev Nascido em Sorali, ano 1857. Estudou na Academia Militar Médica de São Petersburgo. Interessou-se por neuropatologia e psiquiatria. 1876 marca o início de suas pesquisas. 1881 conclui seu doutorado.

5 Bechterev 1882 destaca-se com estudos sobre medula espinhal. 1884 publica 58 trabalhos científicos sobre funções do cérebro. 1886 funda laboratório de psicologia experimental. Entre 1894 e 1905 foca em suas pesquisas publicando entre 14 e 24 trabalhos científicos. 1896 funda o Nevrologichesky Vestnik.

6 Bechterev 1900 prêmio por trabalo sobre o efeito do hipocampo na memória. 1902-1903 publica ‘Mente e Vida’, ‘Teoria dos Fundamentos das Funções Cerebrais”. 1907-1910 publica 3 volumes com o tema Psicologia Objetiva. Estabelecendo a psicologia objetiva como área científica. Torna-se a base para Reflexologia, Gestalt e Behaviorismo.

7 Reflexo involuntário Um movimento fisiológico involuntário e quase imediato como resposta a um estímulo.

8 Ivan Petrovich Pavlov Nascido em Ryazan ano de 1849. Forma-se doutor em fisiologia pela Universidade de São Petersburgo em 1879. 1890 começa seus estudos sobre as funções gástricas. 1904 recebe o Premio Nobel de fisiologia por seus estudos sobre o aparelho digestivo.

9 Pavlov e o nobel O funcionamento das glândulas digestivas. Estudos envolvendo estração de porções do sistema digestivo, cortar ligações nervosas para determinar o efeito, implantar fistulas entre orgãos digestivos e instalar uma bolsa exterior para examinar o conteúdo dos orgãos. Estende os estudos a neurologia: temperamento, condicionamento e reflexo involuntário.

10 Pavlov Postulado de Pavlov sobre o condicionamento: Condicionamento é todo aprendizado associado. Apresentação de um estímulo de alguma significância obtendo uma resposta condicionada a repetição.

11 Pavlov Coletores de saliva anexados a mandíbula. Estímulo ambiental para iniciar processos digestivos. Programação do comportamento.

12 Pavlov e o temperamento Fleumático: calmo, frio, equilibrado. Colérico: raivoso, irritadiço. Sanguíneo: vivaz, eufórico. Melancólico: profundo, pensativo, abnegado. Temperamento são aspectos da personalidade. Muitas vezes compreendidos como inatos e não algo aprendido. Atividade, regularidade, reação inicial, adaptação, intensidade, humor, distração, persistência e sensibilidade.

13 Pavlov Todo comportamento animal – incluindo o homem – pode ser estudado em termos de estímulo e respostas, formação de hábitos e similares. É possível conhecer e controlar a conduta na medida que os estímulos permitem prever respostas e vice-versa. “A aprendizagem é um processo inconsciente, de sorte que a consciência não desempenhava nenhum papel no aperfeiçoamento do pensamento. (...) Todo pensamento ocorre na musculatura periférica.

14 Pavlov Reflexo involuntário inclui piscar os olhos, movimentos espasmódicos, reflexo de bebês em segurar objetos, sugar e leva-los a boca, recuar o corpo diante do foco da dor, etc. Reflexos involuntários poderiam ser pareados a estímulos secundários, tornando a reação um reflexo condicionado.

15 Pavlov Inibição Transmarginal (TMI) = Teoria afirmando que diante uma extrema dor ou forte estresse o corpo irá desligar-se e impedir que o desconforto físico e mental seja suportado.

16 Pavlov Certa dificuldade em expor seus trabalhos. Traduções em módulos ajudado por seu assistente Ivan Filippovitch Tolochinov. Competia com Bechterev. Ainda mais dificuldade em exportar seus trabalhos depois de 1917.

17 JOHN B. WATSON Nascido em 1878 na cidade de Travelers Rest, Carolina do Sul. Aos 21 recebe título de mestre em fisiologia. Muito influênciado por materialistas. Foca seus estudos em análise objetiva enquanto tem acesso aos estudos de Bechterev e Pavlov.

18 JOHN B. WATSON “A finalidade teórica é a previsão e controle do comportamento”. Falha em delimitar os princípios do comportamento. Realiza estudos quanto ao pensamento ser uma forma de fala subvocal. Sua tese baseava-se de preceitos evolucionistas e empíricos.

19 JOHN B. WATSON Acreditava poder programar o comportamento de qualquer pessoa. Em 1928 publica Cuidados Psicologicos com Bebês e Crianças. Grandes erros conceituais na interpretação de comportamento. Foca no desenvolvimentos de bebês e crianças.

20 JOHN B. WATSON Escândalos envolvendo casos extraconjugais, maltrato de animais e bebês, abuso de bebidas álcoolicas, e um caso com sua estudante, o levam a ser demitido da Universidade Johns Hopkins. Segue para uma carreira de sucesso com publicidade. Não utilizava o material de seus estudos em suas campanhas publicitárias.

21 Watson Seus trabalhos até 1920 tiveram pouco impacto no meio científico. Criticavam a estrutura e conclusões de seus estudos. Ignorava estudos de outras áreas. Replicava os estudos de Bechterev e Pavlov sem o devido reconhecimento. Guerra Fria e o herói americano.

22 JOHN B. WATSON

23 NEOBEHAVIORISMO OU BEHAVIORISMO RADICAL O Behaviorismo respondendo a críticas, principalmente dos cognitivistas, expande sua interpretações das condições ambientais. Reconhece uma maior variedade no motivo e princípio das reações reflexivas. O princípio dicotômico torna-se tricotômico.

24 BURRHUS F. SKINNER Renomado rebelde e impaciente. Começa estudos em Psicologia aos 24 anos. Radicalmente contra o que considera: “idéias ininteligíveis”. Willizam Crozier, fisiologista e mentor, o incentiva a experimentação comportamental.

25 SKINNER S --} R = (Stimulus --} Response) Sd --> R --} Sr O reforço pode ser positivo ou negativo. O reforço pode ser pela repetição da ação ou estímulo ambiental direto. Skinner então publica sua teoria em 1945.

26 SKINNER Comportamento selecionado pela Tríplice Contigência. Estrutura tricotômica sobre uma base tricotômica. Dificuldade em provar suas teorias quanto ao aprendizado de liguagens verbais.

27 SKINNER Caixa de Skinner. Pombo de Skinner. Problemática da banana e o bloco vermelho. Aprendizado de referência não imediata.

28 SKINNER Skinner era um inventor renomado. Ao longo de sua carreira inventou vários maquinários para assistí-lo em suas pesquisas. Inventor de um míssel teleguiado por pombos. Com a idade avançada passou a experimentar em si mesmo.

29 Skinner Supertição e pombos. Padrões de reenforço. Influência na educação.

30 ANálise comportamental Análise Comportamental ou Behaviorismo Moderno continua a desenvolver-se. Estuda autismo, psicologia cultural, psicologia clínica, comportamento verbal, entre outras áreas. OBM - Organizational Behavior Management. RFT - Relational Frame Theory.

31 limitações do behaviorismo Grande evolução desde os conceitos russos. Base empírica e materialista. Ainda sofre com a briga criada por Watson contra os cognitivistas. Busca as vantagens da atual neurociência. Muitos afirmam que morreu embora seu grande uso cotidiano.

32 abordagem prática Exemplos sobre algumas formas em que o behaviorismo tem suas teorias apliacas de forma prática.

33 Caixa de skinner

34

35 Condicionamento comportamental

36 Behaviorismo e o dia-a-dia

37 programação comportamental

38 FIM


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