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Danielle Karst Riccardi – 2008/1
Ensaios de Sociologia Max Weber Danielle Karst Riccardi – 2008/1
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Max Weber - Estrutura Burocrática
Integrou o estudo das organizações ao desenvolvimento histórico-social. Weber, partindo da premissa de que o traço mais relevante da sociedade ocidental, no século XX, era o agrupamento social em organizações, procurou fazer um mapeamento de como se estabelece o poder nessas entidades. Construiu um modelo ideal – o modelo burocrático.
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A burocracia moderna funciona da seguinte forma específica:
I. Rege o princípios de áreas de jurisdição fixas e oficiais, ordenadas de acordo com regulamentos, ou seja, por leis ou normas administrativas II. Os princípios da hierarquia dos postos e dos níveis de autoridades significam um sistema firmemente ordenado de mando e subordinação, no qual há uma supervisão dos postos inferiores pelos superiores; III. A Administração de um cargo moderno se baseia em documentos escritos (os arquivos) preservados em sua forma original ou em esboço; IV. A Administração burocrática. . . pressupõe habitualmente um treinamento especializado e completo;
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A burocracia moderna funciona da seguinte forma específica:
V. Quando o cargo está plenamente desenvolvido, a atividade oficial exige a plena capacidade de trabalho do funcionário, a despeito do fato de ser rigorosamente delimitado o tempo de permanência na repartição, que lhe é exigido; VI. O desempenho do cargo segue regras gerais, mais ou menos estáveis, mais ou menos exaustivas, e que podem ser aprendidas;
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Características da burocracia:
Formalização Divisão do trabalho (pensamento cartesiano) Hierarquia Impessoalidade Competência Técnica (concursos, testes) Separação entre propriedade e administração Profissionalização dos funcionários Especialização das tarefas Previsibilidade do funcionamento (pela existência de normas e regras) Padronização
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Max Weber - Estrutura Burocrática
A empresa pode ter sempre um maior ou menor grau de burocratização, dependendo da maior ou menor observância destes princípios.
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Disfunções da burocracia:
Internalização das regras (se dá mais importância à elas do que às metas) Excesso de Formalismo e papelatório: Torna os processos mais lentos. Resistências às Mudanças. Despersonalização: Os funcionários se conhecem pelos cargos que ocupam. Categorização como base no processo decisorial: O que tem um cargo maior, toma decisões, independentemente do que conhece sobre o assunto.
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Disfunções da burocracia:
Superconformidade as Rotinas: Traz muita dificuldade de inovação e crescimento. Exibição de poderes de autoridade e pouca comunicação dentro da empresa. Dificuldade com os clientes: o funcionário está voltado para o interior da organização, torna dificil realizar as necessidades dos clientes tendo que seguir as normas internas. A forma burocrática de organização tem se tornado um empecilho para as empresas que tem que sobreviver em um ambiente dinâmico, além de complexo.
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Criando Organizações Eficazes
Henry Mintzberg Danielle Karst Riccardi – 2008/1
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ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
“Estrutura organizacional: Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.”
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Criando Organizações Eficazes
Começam a surgir estudos que questionam a forma única e universal de organização (ex.: burocracia – Weber, organização racional do trabalho – Taylor, fordismo – Ford). No final da década de 1970, Henry Mintzberg apresenta uma classificação para as organizações constando de cinco configurações básicas a partir de um modelo simplificador.
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Modelo Simplificador
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ESTRUTURA SIMPLES
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ESTRUTURA SIMPLES Enxuta, Centralizada e Orgânica
É flexível, a divisão do trabalho não é rigorosa, a comunicação é informal, as tarefas não são especializadas nem padronizadas. Poder centralizado nas mãos do executivo principal Supervisão direta e grande amplitude de controle
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ESTRUTURA SIMPLES O executivo principal: formula as estratégias,
detém o controle da tomada de decisão, monitora a informação, lida com os distúrbios, Lidera Tende a ser carismático ou autocrático
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ESTRUTURA SIMPLES Ambiente da estrutura simples:
É, ao mesmo tempo, simples e dinâmico. Simples porque tem um executivo principal que possui o controle da tomada de decisão e dinâmico porque possui uma estrutura orgânica onde a situação futura não pode ser prevista
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ESTRUTURA SIMPLES Tipos de organizações que adotam essa estrutura:
Novas Organizações Pequenas Organizações Organizações em crise Empresas Empreendedoras
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ESTRUTURA SIMPLES Desvantagens
- Risco por depender somente de um indivíduo - Condições Limitadas - Sua situação orgânica impede-a de fornecer os produtos ou serviços padronizados exigidos por um ambiente estabilizado ou por uma organização de porte maior. - Com o crescimento da organização ela mostra-se frequentemente inadequada, pois torna-se difícil manter-se a supervisão direta como mecanismo de coordenação. - Esse tipo de estrutura tem sido frequentemente descrita como paternalista, autocrática e também é acusada de distribuir inadequadamente o poder.
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Danielle Karst Riccardi – 2008/1
ESTRUTURA SIMPLES Essa estrutura está em declínio, ela foi muito utilizada no final século XIX quando existiam os grandes trustes (onde empreendedores poderosos controlavam pessoalmente grandes impérios) e hoje ela é mais utilizada quando novas organizações são criadas. Danielle Karst Riccardi – 2008/1
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