A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1

2 debmatematica@gmail.com (41) 3340 - 5648
Abimael Fernando Moreira Lucimar Donizete Gusmão Equipe de Matemática DEB/SEED/PR (41) 2 2

3 PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE ESTUDOS
Matemática 3

4 SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA ÁGUA NOSSA DE CADA DIA E A MATEMÁTICA
07/17/13

5 Título da proposta: Água nossa de cada dia e a Matemática
Conteúdo estruturante: Conteúdo básico: Conteúdo(s) específico(s): 2. Quantidade de aulas: 3. Etapa: ensino fundamental 4. Recursos necessários: Conta de água Jornal Metro articulado (pedreiro) Calculadora Régua 5

6 Reconhecer números naturais e racionais;
5. Objetivos: Reconhecer números naturais e racionais; Desenvolver atividades envolvendo números reais; Identificar a unidade de medida metros cúbicos (m³), como sendo da grandeza volume; Ler informações e dados apresentados em tabelas e gráficos; Construir tabelas e gráficos de coluna. 6. Encaminhamentos da sequência didática 1ª Etapa: problematização Para iniciar a sequência didática, sugira ao aluno que leia e analise um trecho de uma reportagem sobre a água, disponível no site da Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR. 6

7 Texto: A água nossa de cada dia
Cerca de 70% do nosso planeta é formado por água (por isso, muitos dizem que nosso planeta deveria se chamar Água e não Terra). Segundo a OMS mais de um bilhão de pessoas no mundo ainda não tem acesso à água potável. Parte desse problema se explica porque quase toda a água na Terra é salgada (97,5%) e está nos oceanos, sendo imprópria para o uso agrícola e industrial. Apenas 2,5% da água do nosso planeta é doce, porém a maior parte está em geleiras. O que sobra, menos de 1%, é própria para consumo do homem e está nos rios, lagos e lençóis subterrâneos. Estes últimos, de difícil acesso, necessitando de tecnologia nem sempre barata e disponível. 7

8 No Brasil, há grande escassez hídrica nos grandes centros urbanos
No Brasil, há grande escassez hídrica nos grandes centros urbanos. A distribuição de água não é uniforme: 80% da água doce no país está em regiões onde vivem apenas 5% da população. (< Acesso em: 14 jan. 2015). As grandes cidades, por exemplo, São Paulo padece com a falta da água e medidas urgentes precisam ser tomadas. Diante disso, é necessário utilizá-la de modo racional, atitudes simples podem contribuir para reduzir o consumo de água. Mas o que podemos fazer para utilizar a água conscientemente? Para discutir essa questão e dar continuidade a sequência didática, passa-se à leitura de uma conta d’água. Observação: peça aos alunos, antecipadamente, que tragam sua última conta de água para a sala de aula. 8

9 2ª etapa: leitura da conta d’água
Em dupla, e com base na leitura da conta de água, responda: 1. Qual o consumo, em metros cúbicos (m³), do mês em questão? 2. Quantos dias foram registrados no campo, dias de consumo, do mês em questão? 3. Considerando o valor correspondente ao consumo de água, qual é a unidade de medida utilizada para representá-lo? 4. Qual o valor descrito no campo: leitura anterior e leitura atual? 5. Qual o valor, em reais, da fatura (conta de água)? 6. A forma de representar os valores das medidas: consumo do mês, dias de consumo, leitura anterior e leitura atual, lidos nos hidrômetros (relógios de água) e a forma de representar o valor, em reais, a ser pago são iguais? Observação: o aluno, ao analisar a conta de água, deve perceber que: 9

10 • O consumo de água no mês em questão é indicado por um valor (número natural), seguido de uma unidade de medida (metros cúbicos - m³). O metro cúbico (m³) é a unidade de medida da grandeza volume. Corresponde ao espaço ocupado por um cubo com 1 metro (m) de aresta. Para demonstrar tal fato, sugere-se construir com os alunos, com vareta e jornal, um metro cúbico contendo 1 metro (m) de aresta. • A quantidade do valor correspondente ao consumo do mês é determinada pela diferença entre a medida da leitura anterior e da leitura atual. Os valores das medidas (consumo do mês, dias de consumo, leitura anterior e leitura atual) lidas nos hidrômetros (relógios de água) são representados por números naturais. Já o valor, em reais, a ser pago, geralmente, são expressos por números racionais. Sugere-se ao aluno que ele busque na conta de água outros valores que representem números naturais e números racionais. Nesse momento é possível explorar também os conjuntos dos números reais. 10

11 3ª etapa: cálculo do consumo de água
Na sequência da atividade, questione: 1. Como é calculado o consumo de água de uma residência? 2. Os valores, em reais, cobrados de uma conta para outra são iguais? Por quê? Compare sua conta de água com as contas dos seus colegas. Observação: Os valores, em reais, cobrados nas contas dependem do consumo, ou seja, do volume de água gasto, de cada residência. Porém, se o consumo for até 10 m³, os valores, em reais, são iguais. Outra questão que influencia na tarifa é que em alguns lugares não há cobrança de esgoto, portanto, só é cobrado o consumo de água. 11

12 4ª etapa: construção de gráficos
Em seguida, cada aluno buscará nos valores correspondentes ao histórico consumido (m³) dos últimos meses e com eles deve construir um gráfico de colunas. Observação: desenvolver com os alunos os conceitos referentes ao conteúdo básico: tabelas e gráficos. Ler e interpretar dados contidos em tabelas e gráficos e construir tabelas e gráficos de colunas. Sugere-se também calcular a média aritmética dos valores apresentados no histórico. 12

13 Atividades complementares
1. De acordo com a SANEPAR, gotejando, uma torneira pode desperdiçar 60 litros por dia. Assim, ao final de um mês quantos litros serão gastos? 2. Cada 15 minutos embaixo do chuveiro ligado consomem aproximadamente 105 litros de água, segundo a SANEPAR. Ao final de um mês, uma família com cinco integrantes terão gastos quantos litros? 3. Confira o consumo para uma família de 4 pessoas adotando hábitos racionais: 13

14 Fonte: <http://educando. sanepar. com
Fonte: < Acesso em: 15 jan PERFIL DO USO DA ÁGUA NA ECONOMIA DOMÉSTICA PARA QUATRO PESSOAS Uso Consumo para um mês (litros) Consumo para um dia (litros) Consumo por pessoa (litros) Escovar os dentes (3 vezes por dia cada pessoa) 120 4 1 Banho de chuveiro elétrico (5 minutos, 1 vez ao dia) 2 400 80 20 Descarga do sanitário (8 vezes ao dia) Lavar a louça (3 vezes ao dia) 1 800 60 15 Lavar roupa/tanque (15 minutos 3 vezes por semana) 1 920 64 16 Água para ingestão 8 2 Preparo de alimentos 600 5 Limpeza de casa (1 balde ao dia) Total 10 800 336 84 14

15 Agora, com base na tabela anterior, elabore sua tabela:
PERFIL DO USO DA ÁGUA NA ECONOMIA DOMÉSTICA PARA SUA FAMÍLIA Uso Consumo para um mês (litros) Consumo para um dia (litros) Consumo por pessoa (litros) Escovar os dentes (3 vezes por dia cada pessoa) Banho de chuveiro elétrico (5 minutos, 1 vez ao dia) Descarga do sanitário (8 vezes ao dia) Lavar a louça (3 vezes ao dia) Lavar roupa/tanque (15 minutos 3 vezes por semana) Água para ingestão Preparo de alimentos Limpeza de casa (1 balde ao dia) Total 15

16 5. Um metro cúbico (1 m³) de água equivale a quantos litros de água?
4. Um banho de 15 minutos gasta, aproximadamente, 105 litros de água. Reduzindo para 10 minutos, qual será o consumo aproximado? (Fonte: SANEPAR) 5. Um metro cúbico (1 m³) de água equivale a quantos litros de água? 6. Uma caixa d’água de 500 litros corresponde a quantos metros cúbicos de água (m³)? 7. Perspectiva de abordagem interdisciplinar Nessa sequência didática, observa-se um trabalho articulando conteúdos dentro da própria matemática, no entanto, também é possível desenvolvê-lo em uma perspectiva interdisciplinar: 16

17 Por exemplo, em Ciências é possível trabalhar os componentes químicos da água. Sugere-se a problematização: “Se a água é composta de hidrogênio e oxigênio, por que não conseguimos respirar embaixo dela?” (Disponível em: < Acesso em: 15 jan. 2015). Ainda o ciclo da água, meio ambiente, decomposição do lixo, entre outros. Em Geografia, é possível explorar o conteúdo recursos hídricos. Em Língua Portuguesa, (leitura e compreensão de textos tabelas, gráficos, rótulos, situações, modelos matemáticos, enunciados, outros). Observação: sempre é importante estreitar o diálogo com o professor de cada disciplina, pois são eles que poderão auxiliá-lo, sugerindo, por exemplo, leituras, exemplos de acordo com a necessidade de cada turma em que essa proposta será efetivada. 17

18 8. Sugestões de jogos e atividades on-line
Decanting Puzzle. Disponível em: < Acesso em: 17 jan Let it Flow. Disponível em: < Acesso em: 17 jan Simulador de consumo – Sabesp. Disponível em: < Acesso em: 17 de jan 18

19 FIM Obrigado pela Atenção!


Carregar ppt "SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google