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PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO PREVENTIVA:

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Apresentação em tema: "PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO PREVENTIVA:"— Transcrição da apresentação:

1 PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO PREVENTIVA:
subsídios para gestão do acervo de livros da Biblioteca Central da UFMA Maria de Fátima Oliveira Costa Pinheiro Rosanna Maria Costa Bezerra Orientadora: Prof. Ms. Raimunda Ramos Marinho

2 INTRODUÇÃO A visível quantidade de livros deteriorados no acervo.
Ausência de uma política institucional de preservação e conservação preventiva. Sanar o problema pontual para bibliotecários e usuários. Cumprimento da meta estabelecida no Plano de Ação Institucional – 2004.

3 OBJETIVO GERAL Oferecer subsídios para elaboração de uma política institucional de preservação e conservação preventiva para o acervo de livros da Biblioteca Central da UFMA.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar a existência de instrumentos específicos para a preservação e conservação preventiva do acervo de livros da Biblioteca Central da UFMA; identificar os tipos de deterioração que ocorrem no acervo de livros da Biblioteca Central da UFMA; investigar as causas e fatores de deterioração do acervo de livros da Biblioteca Central;

5 detectar os aspectos em relação à conscientização dos usuários e dos profissionais da Biblioteca Central da UFMA, a respeito da preservação e conservação preventiva do acervo de livros; propor mecanismos que viabilizam a prática da preservação e conservação preventiva do acervo de livros da Biblioteca Central da UFMA.

6 METODOLOGIA Classificação Da Pesquisa, De Acordo Com Gil E Brumer
Descritiva; bibliográfica; documental; de levantamento; pesquisa orientada para um problema específico.

7 Instrumentos De Coleta De Dados
Questionários elaborados com perguntas abertas e fechadas, aplicados às 5 categorias de sujeitos. Fichas técnicas baseadas na ficha técnica do Laboratório de Preservação da UFMG, para acompanhamento do processo de recuperação dos livros.

8 Universo populacional
Categoria de sujeitos: 146 usuários dos cursos de graduação cadastrados na Biblioteca Central; 18 bolsistas que atuam no Serviço de Informações Bibliográficas – SIB; 8 bibliotecários lotados na Biblioteca Central; 3 servidores técnico-administrativos, lotados no SIB; 4 auxiliares que trabalham na limpeza da Biblioteca Central.

9 Categoria de objeto: 200 livros que se encontravam no Setor de Encadernação, no período da pesquisa.

10 RESULTADOS Apresentação, Análise E Discussão Dos Dados
Estão associados aos objetivos da pesquisa e agrupados em 4 blocos: instrumentos específicos existentes para a preservação e a conservação preventiva do acervo de livros da Biblioteca Central; tipos de deterioração que ocorrem no acervo de livros da Biblioteca Central da UFMA;

11 causas e fatores de deterioração do acervo de livros da Biblioteca Central da UFMA;
nível de conscientização dos usuários e dos profissionais da Biblioteca Central da UFMA a respeito da preservação e conservação preventiva do acervo de livros.

12 Instrumentos específicos existentes para a preservação e a conservação preventiva do acervo de livros da Biblioteca Central da UFMA Usuários 42,9% Bibliotecários e técnicos-administrativos 100%

13 Tipos de deterioração

14 Livros recuperados pelo Serviço de Encadernação da Biblioteca Central da UFMA

15 CAUSAS E FATORES DE DETERIORAÇÃO
Consulta ao SAB Utilização do serviço de xerox Acondicionamento dos livros para transporte diretamente nas mãos Uso de marcadores de páginas Segurança do acervo – regular Conservação dos livros – péssima Treinamento específico Uso de luvas e máscaras Equipamentos Funcionamento do ar condicionado Iluminação fluorescente Existência de infiltração Uso de carimbo nos livros Anotações técnicas nos livros Janela próxima às estantes Sistema de segurança Espaço físico Quantidade de estantes Treinamento específico para o pessoal da limpeza Limpeza inadequada Experiência do pessoal da limpeza Uso de materiais e instrumentos de limpeza inadequados Periodicidade irregular na limpeza

16 Nível de conscientização
Aspectos em relação a conscientização Usuários Bolsistas Bibliotecários Servidores Pessoal auxiliar Com relação à consulta ao SAB 54,8% * Utilização do serviço de xerox 47,6% Acondicionamento dos livros para transporte diretamente nas mãos 24,5% Uso de marcadores de páginas 47,3% Opinião sobre a urgência para o problema da depredação 99,3% 100% Classificação da segurança do acervo – Regular 55,5% 44,4% Classificação da conservação dos livros – Péssima 48,6% 55,6% Sugestões sobre medidas para evitar depredação 98% 65% Opinião sobre a importância da implantação da política 97,9% Uso de luvas e máscaras 94,4% Presença de alimentos em área de acervo 16,7% 75% 25% Auxílio aos usuários na localização dos livros nas estantes 83,3% Orientação ao usuário ao uso do SAB Uso de carimbos 66.7% Anotações técnicas no livro Falta de experiência do pessoal da limpeza Falta de treinamentos específicos 66,7% Uso de materiais e instrumentos de limpeza Falta de orientação da Biblioteca ao pessoal da limpeza Periodicidade irregular da limpeza Materiais e instrumentos na limpeza das estantes/ flanela úmida 60% Materiais e instrumentos na limpeza das estantes/ espanador 40% Materiais e instrumentos utilizados na limpeza dos livros/flanela seca Materiais e instrumentos utilizados na limpeza dos livros/flanela seca e espanador Reconhecimento de livros danificados 50% Conhecimentos de métodos de limpeza Conhecimento de outros instrumentos e materiais

17 CONCLUSÃO Análise dos dados/objetivos propostos:
instrumentos de preservação e conservação preventiva; tipos de deterioração identificados; aspectos de conscientização dos usuários e dos profissionais.

18 Usuários Campanhas Educativas Uso do SAB-Pesquisa: Conscientização para diminuição do serviço de xerox; Forma de acondicionar os livros para o transporte; Manuseio dos livros com o uso de marcadores de páginas; Não consumir alimentos na Biblioteca; Conscientização paras as mutilizações, vandalismos e furtos. Bibliotecários/ Servidores Implantação de uma política de preservação e conservação preventiva do acervo de livros Ampliação do espaço físico; Controle ambiental; Mobiliário adequado às atividades de bibliotecas; Higienização do acervo; Prevenção de acidentes; Transferência dos suportes da informação, com o recurso da digitalização; Segurança do acervo; Campanhas de educação de usuários; Treinamento específicos para todos os funcionários e exposições. Bolsistas Treinamento específico para auxiliar de biblioteca Atividades rotineiras da Biblioteca; Atendimento ao usuário; Uso de equipamentos e instrumentos de preservação e conservação preventiva; Acondicionamento e manuseio dos livros; Conscientização para higienização, furtos e vandalismo ao acervo. Pessoal auxiliar Treinamentos específicos Uso de instrumentos e materiais adequados; Uso de acessórios de proteção; Periodicidade regular da limpeza; Forma correta da limpeza dos livros, incluindo manuseio e acondicionamento; Forma correta de limpeza das estantes e do espaço físico como um todo Mecanismos para viabilizar a prática da preservação e da conservação preventiva

19 REFERÊNCIAS BECK, Ingrid; ZÙÑIGA,Solange. Apresentação. In: Caderno Técnico: Administração de emergências. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997,p.1. CARVALHO, Cláudia Rodrigues. O Projeto de conservação preventiva do Museu Casa de Rui Barbosa. Disponível em: Acesso em: 25 maio 2004. CARVALHO, Maria da Conceição. A preservação de acervos documentais: conceitos, agentes deteriorantes e controle. Escola de Biblioteconomia da UFMG, 1997.

20 REFERÊNCIAS GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo:Atlas, p. LANE, Sandra S.; VAL, Marta R.S.Ribeiro do. Preservação de acervos de bibliotecas: Parte 1: degradação dos materiais. São Paulo:APB, 1996a. 10f. (Ensaios APB,n.26). LUCCAS, Lucy; SERIPIERRI, Dione. Conservar para não restaurar: uma proposta para preservação de documentos em bibliotecas. Brasília: Thesaurus, p.

21 REFERÊNCIAS NASSIF, Mônica Erichsen. Subsídios para a formulação de políticas de preservação de acervos em bibliotecas: um estudo de caso. f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia)-Curso de Mestrado da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1992. OGDEN, Sherelyn. Noções básicas de preservação. In:______. Caderno Técnico: procedimentos de preservação. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Núcleo de Bibliotecas. Diagnóstico. São Luís, f. il.

22 REFERÊNCIAS

23 REFERÊNCIAS

24 REFERÊNCIAS

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