Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PDI: Hora de planejar
2
OUVIR OUVIR OUVIR OUVIR OUVIR
3
Agenda de trabalho 1 - Etapas de Construção do PDI 2 - Metodologia Preparação para os Seminários nos Campi 4 - Diagnóstico 5 - Elaboração do PDI 6 - Momento de tirar dúvidas, melhorar rotas e focar nas metas.
4
5 anos IF Lei Nº , de 29/12/2008 Parabéns!
5
Campus Manaus Zona Leste
Campus Manaus Distrito Industrial Campus Manaus Centro
6
PDI: Conceito e Importância Estratégica
Plano de Desenvolvimento Institucional ou PDI - é o documento que identifica a Instituição de Ensino, no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver. É elaborado para um período de 5 (cinco) anos. Fonte: MEC Disponível em: (Acesso em 05 de dezembro de 2013)
7
PDI: Conceito e Importância Estratégica
Busca prever o horizonte e funcionamento dos IF’s durante um período de 5 anos; Estabelece diretrizes para a elaboração de projetos e ações da instituição; É a linha de base da instituição para o monitoramento e mensuração de seus objetivos e intenções durante um quinquênio.
8
Legislação - Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei Nº 9.394/1996); - Lei do Sistema Nacional Avaliação do Ensino Superior (SINAES) (Lei Nº /2004); - Lei de Criação dos Institutos Federais (Lei Nº /2008); - Proposta do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE; - Plano Plurianual do Governo Federal 2012 – 2016; - Termo de Acordo de Metas, assinado com a SETEC/MEC em 2010; - Relatório de Autoavaliação Institucional.
9
Etapa de elaboração do PDI
10
PREPARATIVOS Sensibilização para a realização dos trabalhos
Cultura de planejamento no IFAM Sensibilização Planejamento PDI Sensibilização para a realização dos trabalhos Elaboração do plano de trabalho e Cronograma Elaboração Participativa do novo PDI
11
Reitoria Etapas de Construção do PDI Direções Gerais Comunidade
Ações voltadas à compreensão do PDI Reitoria Direções Gerais Comunidade Debates e Formação sobre PDI Formação de Pró-Reitores e Diretores Sistêmicos Formação de Diretores Gerais
12
Fase 2 – Sensibilização nos Campi - CMC; CMDI; CMZL; CPF; CSGC
Etapas de Construção do PDI Fase 1 – Sensibilização e apresentação COLD e Pró-reitorias (servidores) Fase 2 – Sensibilização nos Campi - CMC; CMDI; CMZL; CPF; CSGC
13
COLD em
14
Capacitação PRODIN e PROAD
15
Capacitação PROEX e PPGI
16
Metodologia PDI IFAM
17
Comissão Central Metodologia Pró-reitorias
Representante do CONSUP Comitês Representantes de Classes (Sindicato)
18
Comissões Temáticas Metodologia Acadêmico Técnico Gestão
Infraestrutura
19
Metodologia Grupos de Trabalhos IFAM Ensino Extensão e Cultura
Pesquisa e Inovação Extensão e Cultura IFAM Gestão Ambiental Pós-Graduação Relações Internacionais Gestão Econômica e Financeira Gestão de Pessoas Sistema de Tecnologia da Informação Gestão Institucional, Modernização Administrativa e Infraestrutura
20
Comissão Local - Campus
Metodologia Comissão Local - Campus Representantes da Chefia de Depto de ensino Representantes da Chefia de Depto de Administração Representantes dos Docentes Representantes dos setores da Reitoria do IFMT Representantes dos Servidores Técnico-Administrativos Representantes dos Discentes Representantes da Direção Geral
21
Estrutura de Capítulos
Elaboração do PDI Estrutura de Capítulos PDI PERFIL INSTITUCIONAL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PPI PLANO DE OFERTA DE CURSOS E VAGAS PLANO DIRETOR DE INFRAESTRUTURA FISICA ORGANIZAÇAO DIDATICO-PEDAGOGICA ORGANIZAÇÂO E GESTAO DE PESSOAL POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES ORGANIZAÇÂO ADMINISTRATIVA POLITICA DE EaD CAPACIDADE E SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 21
22
Princípios Norteadores
Transparência em todas as etapas, ações e propostas de documentos elaborados, visando dar legalidade e legitimidade ao Plano; Envolvimento dos três segmentos (docentes, discentes e técnico-administrativos em educação) por meio da realização de eventos/atividades com a participação coletiva ou por representação; Elaboração do PDI com base em diagnóstico interno e externo; 22
23
Princípios Norteadores
Utilização de ferramentas informatizadas para coleta de sugestões, realização de eventos, divulgação de cronogramas de atividades, resultados de eventos e documentos elaborados; Comprometimento da equipe gestora institucional em todas as etapas, ações e atividades de elaboração do Plano; Construção do PDI na perspectiva de processo de consolidação de identidade institucional e utilização do mesmo como instrumento de gestão. 23
24
Elaboração do PDI IFAM PPI Organização Didática Planos Diretores
PERFIL INSTITUCIONAL Organização Didática IFAM Planos Diretores Corpo Docente Corpo Técnico-Administrativo Assistência Estudantil Autoavaliação Institucional
25
Diagnóstico Elaboração do PDI com base em diagnóstico interno e externo. Resultados da CPA
26
Sistematização e Discussões Macros
Elaboração do PDI Construção Participativa Comissões Específicas – Redação do Texto Base Comissão Central - Sistematização e Discussões Macros PDI Comissões de Campus – Planejamento de cada Campus
27
Ações em desenvolvimento
Estudo da documentação; Elaboração do texto base; Definição das metas institucionais; Estudos de viabilidade socioeconômica dos cursos; Análise da oferta de cursos e vagas; Debates sobre identidade institucional.
28
Próximos Passos
29
Ações a serem desenvolvidas
Discussões sobre o texto do PDI; Definição das grandes metas do IFAM; Levantamento de informações; Plenárias de finalização do PDI; Conclusão do PDI; Desdobramento das ações do PDI. Metodologia de Acompanhamento da efetivação.
30
Conclusão do PDI Delegados Comissão Temática Delegados Comissão
Central Plenária Final Delegados Grupos de Trabalhos Delegados Campus
31
Lições Aprendidas
32
Lições Aprendidas O PDI deve ser visualizado e desenvolvido como um projeto de futuro que queremos; A construção do PDI deve envolver a participação de toda a instituição e da comunidade externa; É um desafio equilibrar participação e aprofundamento dos debates; Comunicação é um fator chave;
33
Lições Aprendidas Cumprimento de prazos é fundamental para garantia de um processo participativo e de qualidade; Realizar o levantamento dos indicadores e infraestrutura da instituição no início do projeto é recomendado; Utilização de tecnologia ajuda a participação (fóruns e pesquisa por internet devem ser ferramentas complementares);
34
Nosso lema “Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.” Paulo Freire
35
Momento: tirar dúvidas, melhorar rotas e focar nas metas
PERGUNTAS
36
MUITO OBRIGADA!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.