A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Corporativa como Vantagem Competitiva Marisa Eboli FEA - USP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Corporativa como Vantagem Competitiva Marisa Eboli FEA - USP"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Corporativa como Vantagem Competitiva Marisa Eboli FEA - USP
 Educação Corporativa como Vantagem Competitiva Marisa Eboli FEA - USP 21 de Novembro de 2002

2 EDUCAÇÃO & COMPETITIVIDADE
“Atualmente na América Latina, todos os olhares estão postos na educação. A educação deixou de ser um aspecto marginal da realidade. Está no centro do cenário histórico e político da América Latina, tanto em termos de expectativa da opinião pública quanto em termos de decisão...A educação sempre teve legitimidade moral...A educação tem legitimidade política obviamente...Mas existe atualmente uma oportunidade histórica. A educação tem atualmente legitimidade macroeconômica e isso se agrega às outras legitimidades, e, em um mundo tão pragmático como o que nos tocou no final do século XX, isso tem peso”. Bernardo (Kliksberg; BID;1999).

3 EDUCAÇÃO CORPORATIVA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO
3 FORMAS BÁSICAS DE PRODUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO Classes Dominantes 1. Ideologia EDUCAÇÃO CORPORATIVA Escola Clássica 2. Instituições Escola Profissionalizante 3. Tecnologia Classes Instrumentais Prof. Marisa Eboli - FEA/USP

4 EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL
MITO OU REALIDADE ?

5 Prof. Marisa Eboli - FEA/USP
QUESTÕES MAIS FREQUËNTES UNIVERSIDADE CORPORATIVA x EDUCAÇÃO CORPORATIVA UNIVERSIDADE CORPORATIVA x TRADICIONAL UNIVERSIDADE CORPORATIVA x UNIVERSIDADE VIRTUAL MODISMO x NECESSIDADE Prof. Marisa Eboli - FEA/USP

6 Prof. Marisa Eboli - FEA/USP
EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL ESTADO DA ARTE Monografias Dissertações Teses Pesquisas MBA Mestrado Cursos Abertos EMPRESAS PRIVADAS EMPRESAS PÚBLICAS ACADEMIA Prof. Marisa Eboli - FEA/USP

7 Prof. Marisa Eboli - FEA/USP
A B C DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL AbramgeAbril Accor Alcatel Alcoa Algar Ambev Amil Associl Banco do Brasil BankBoston BNDES Caixa Carrefour Citigroup CNI-IEL Coca-Cola Correios Datasul Elektro Eletronorte Elma Chips Embraer Embratel Illy Café Itaú Martins McDonald’s Metrô – SP Microsiga Motorola Natura Nestlé Novartis OracleOrbitallOrigin Real-ABN Redebahia Renner Tam Telemar Tigre Unimed Unisys Vallé Visa Volkswagen A B C D E I M N O P R S T U V Globo GM G F Xerox X Fiat Ford Petrobrás Previdência Sabesp Sebrae-RS Secovi Senac-SP Sesi Siemens Souza Cruz Prof. Marisa Eboli - FEA/USP

8 Prof. Marisa Eboli - FEA/USP
EDUCAÇÃO CORPORATIVA O CONTEXTO DE SURGIMENTO ORGANIZAÇÕES FLEXÍVEIS ECONOMIA DO CONHECIMENTO RÁPIDA OBSOLESCÊNCIA DO CONHECIMENTO EMPREGABILIDADE EDUCAÇÃO PARA ESTRATÉGIA GLOBAL Prof. Marisa Eboli - FEA/USP

9 Prof. Marisa Eboli - FEA/USP
CORPORATE UNIVERSITY REVIEW QUESTÕES SIM 1. A Universidade Corporativa está diretamente relacionada aos objetivos empresariais? 95% 2. A Universidade Corporativa é responsável por incorporar a cultura organizacional nas pessoas? 82% 3. Existe um currículo sistemático? 77% 4. O propósito de uma Universidade Corporativa é distinto de outras unidades de treinamento e educação na empresa? % 5. A Universidade Corporativa é também uma unidade empresarial? % Prof. Marisa Eboli - FEA/USP

10 Prof. Marisa Eboli - FEA/USP
UNIVERSIDADE CORPORATIVA: CONSTRUINDO A PONTE ENTRE DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS E AS ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO DA EMPRESA Prof. Marisa Eboli - FEA/USP

11 Prof. Marisa Eboli - FEA/USP
UNIVERSIDADE CORPORATIVA MISSÃO Formar e desenvolver os talentos humanos na Gestão dos Negócios, promovendo a geração, assimilação, difusão e aplicação do conhecimento organizacional, através de um processo de aprendizagem ativa e contínua, e gerando resultados. Prof. Marisa Eboli - FEA/USP

12 Prof. Marisa Eboli - FEA/USP
UNIVERSIDADE CORPORATIVA OBJETIVOS Desenvolver as competências críticas empresariais e humanas Aumentar competitividade Prof. Marisa Eboli - FEA/USP

13 Prof. Marisa Eboli - FEA/USP
UNIVERSIDADE CORPORATIVA OBJETIVOS GLOBAIS Difundir a idéia de que Capital Intelectual será o fator de diferenciação das empresas Despertar nos talentos individuais a vocação para o aprendizado Incentivar e estruturar atividades de autodesenvolvimento para que as pessoas se responsabilizem por este processo Motivar e reter os melhores talentos contribuindo para o aumento da realização pessoal, dentro de um clima organizacional competitivo porém saudável Prof. Marisa Eboli - FEA/USP

14 INSTALAR, DESENVOLVER E CONSOLIDAR AS COMPETÊNCIAS CRÍTICAS
EDUCAÇÃO CORPORATIVA POR QUE FAZER ? COMPETITIVIDADE  INSTALAR, DESENVOLVER E CONSOLIDAR AS COMPETÊNCIAS CRÍTICAS SISTEMA INTEGRADO DE   EDUCAÇÃO CORPORATIVA O QUE FAZER ? DESENVOLVER INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL  IMPLEMENTAR MODELO DE:  GESTÃO DO CONHECIMENTO  GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS COMO FAZER ? ATRAVÉS DAS PESSOAS ESTIMULAR APRENDIZAGEM QUE FAVOREÇA: DISSEMINAÇÃO DA CULTURA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS AUTODESENVOLVIMENTO Prof. Marisa Eboli - FEA/USP

15 Prof. Marisa Eboli - FEA/USP
MUDANÇA DE PARADIGMA CENTRO DE TREINAMENTO TRADICIONAL UNIVERSIDADE CORPORATIVA Desenvolver as competências críticas Desenvolver habilidades OBJETIVO Aprendizado Individual FOCO Aprendizado Organizacional Estratégico Tático ESCOPO Necessidades Individuais ÊNFASE Estratégias de Negócios PÚBLICO Interno e Externo Interno LOCAL Espaço Real e Virtual Espaço Real RESULTADO Aumento da competitividade Aumento das habilidades Prof. Marisa Eboli - FEA/USP

16 Prof. Marisa Eboli - FEA/USP
EDUCAÇÃO CORPORATIVA 12 PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DE SUCESSO Comprometimento da alta cúpula com a Educação Corporativa Identificação das competências críticas: empresariais e humanas Ações e programas educacionais concebidos a partir da identificação das competências críticas (empresariais e humanas) Sistema de gestão do conhecimento estimula o compartilhamento de conhecimentos e troca de experiências Intensiva utilização da tecnologia aplicada à educação: “Aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar” Adoção da educação “inclusiva” - público interno e externo Forte compromisso da empresa com a cidadania empresarial Veículo de fortalecimento e disseminação da cultura Líderes e gestores se responsabilizam pelo processo de aprendizagem Na avaliação dos resultados dos investimentos em educação são considerados os objetivos do negócio Formação de parcerias com instituições de ensino superior Venda de serviços, tornando-se um centro de resultados Prof. Marisa Eboli - FEA/USP

17 Educação Corporativa CONECTIVIDADE & COMPETITIVIDADE CULTURA
Visão, missão, estratégias Competências empresariais Resultados do negócio Direcionamento Atuação Métrica CULTURA COMPETÊNCIA RESULTADO Objetivos e sonhos individuais Competências humanas Performance individual CONECTIVIDADE & COMPETITIVIDADE Prof. Marisa Eboli - FEA/USP

18 Prof. Marisa Eboli - FEA/USP
EDUCAÇÃO & TRABALHO TRABALHAR Educar APRENDER Prof. Marisa Eboli - FEA/USP

19 Ex-Ministro da Educação de Portugal
A VERDADEIRA CIDADANIA PARA O SÉCULO XXI “O DIREITO À EDUCAÇÃO E O DEVER DE APRENDER” Roberto Carneiro Ex-Ministro da Educação de Portugal ...E DE ENSINAR PROFA MARISA EBOLI FEA/USP - BRASIL

20 PARA CONSTRUIR UM BRASIL MELHOR
MAIS DO QUE ECONOMIAS COMPETITIVAS... SISTEMAS EDUCACIONAIS COMPETITIVOS ! PROFA MARISA EBOLI FEA/USP - BRASIL

21 MUITO OBRIGADA ! Prof. Marisa Eboli meboli@usp.br
Tel.(11) ou FEA - USP


Carregar ppt "Educação Corporativa como Vantagem Competitiva Marisa Eboli FEA - USP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google