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Gestão em saúde Bruno Silva

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Apresentação em tema: "Gestão em saúde Bruno Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão em saúde Bruno Silva

2 Sumário Gestão empresarial Liderança organizacional
Empreendedorismo e empresa familiar Marketing Estratégia empresarial Comunicação e negociação Gestão de carreira e excelência pessoal

3 Gestão empresarial “Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos”. Eduardo Gaelano

4 Como surge a administração
Com a Revolução Industrial Surgimento da organização moderna Desafios: aumentar a eficiência, reduzindo custos, aumentando a produtividade Teóricos e suas teorias

5 Breve histórico 1900 – Administração Científica
Frederick Winslow Taylor ( ) Mecanicismo do trabalho (eficiência operacional) Incentivos salariais e prêmios por produção; Ciência no lugar do improviso Métodos (o funcionário sabia cada vez menos do todo) Padronização (ferramentas e trabalho) ORT – Organização Racional do Trabalho (divisão do trabalho, especialização). A Enfermagem se distancia da assistência, pela repartição das tarefas)

6 Ford Padronização Produção em massa
Redução do valor x volume de produção Economicidade Produtividade Intensificação Aumento do salário do operário

7 Teoria Clássica - Henry Fayol (1841-1925)
Valorização da estrutura Funções do administrador (planejar, organizar, liderar e controlar) Funções básicas da organização (financeira, contábil, segurança, administrativa, técnica, comercial) Organograma Princípios como: disciplina, ordem, equipe, remuneração, estabilidade, equidade. Enfermagem: Utilização como método de hierarquização e subordinação maior do indivíduo)

8 Teoria da Burocracia - Max Weber (1864-1920)
Profissionalização Normas, regras, procedimentos formalizados (objetivo de que tudo deverá estar documentado) Caráter legal Disfunções (indivíduos descaracterizados enquanto pessoas e sim pelos cargos) Eficiência: os meios para o alcance dos fins. Enfermagem:valorização de normas e regras nos serviços, sem possibilidade de mudanças) - Característica estanque - determinado por quem tem poder)

9 Teoria das Relações Humanas - Elton Mayo (1924)
Experiência de Hawthorne (Criado por Mayo determinou o aspecto psicológico no trabalho) O homem é um ser social; (muito mais até do que físico) A produção depende da interação entre os operários Visão paternalista ???? Ciclo motivacional Enfermagem - Estratégia da Comunicação e Liderança

10 Teoria Comportamental - Kurt Lewin (1890-1947)
Teoria da Crise (Atuação Bipolar de resolução de problemas) Abordagens múltiplas Níveis organizacionais mantidos Recompensas x punições (influências behavioristas) Conflito Teoria X (homem preguiçoso, irresponsável etc. Chefe autoritário (somatório das teorias científica, clássica e Burocrática) e Teoria Y (homem responsável, trabalhador etc.. Chefia descentralizada); Enfermagem: ?

11 Teoria de sistemas (Bertalanffly1960)
O todo é maior que soma das partes A organização vista como um organismo vivo - interação com o meio Entradas – transformação – saídas – feedback (produção do resultado) Sistema sociotécnico – pessoas x tecnologia Análise dos ambientes Enfermagem - Sistema de Saúde

12 Teoria da contingência
Nada é absoluto. Tudo é relativo. Pesquisas sobre estrutura, estratégia, tecnologia, ambiente. Macro e micro ambientes Importância do impacto do ambiente.

13 E teorias após a década de 70
Teoria da dependência de recursos focalizadas em questões de poder Teoria institucional – terceiro setor (DiMaggio e Powell, 1983) – isomorfismo (semelhanças na estrutura e função das organizações) Ecologia organizacional (Handel, 2003)- estudo de padrões de populações de organizações, enfoque: número de organizações.

14 Qual o papel das pessoas?
Gestão empresarial Maior desafio organizacional: pessoas “Organizações doentias são formadas por pessoas com patologias individuais”. “Organizações saudáveis são constituídas por indivíduos mais amadurecidos e mais avançados em seus processos de auto-conhecimento”. Peter Senge

15 Solução Investimento em programas para promoção do amadurecimento dos colaboradores como profissionais e seres humanos.

16 Papel das organizações
Espaço para possibilitar o ser humano a transformar seu conjunto de potencialidades em capacidades efetivas, desenvolvendo-se me várias esferas, tornando-se mais integral e ajustado por meio de um saudável processo de desenvolvimento pessoal.

17 Empresabilidade Não basta estar empregado
É preciso que seja empregável Busca: capacitação

18 Transformações intensas

19 Recursos Pessoas Tecnologia Investimentos Estrutura

20 Quais as habilidades hoje para o líder?
Tecnológica Humana Conceitual Crítica comunicativa


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