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SAÚDE DO PROFESSOR E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO

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Apresentação em tema: "SAÚDE DO PROFESSOR E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE DO PROFESSOR E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO
AUTORAS: DAIANE FÜHR BAGATINI ROSA MARIA SCHNEIDER LAJEADO - RS

2 OBJETIVO GERAL Caracterizar a relação entre o trabalho docente e os processos de saúde dos professores.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar indicadores físicos e psicológicos no processo de adoecimento docente; Caracterizar a visão dos professores sobre suas condições de trabalho; Analisar a influência das condições de trabalho na saúde docente.

4 PROBLEMA Quais as características das cargas de trabalho existentes na atividade docente? Qual a relação entre o trabalho docente e os processos de saúde dos professores?

5 JUSTIFICATIVA É a necessidade de compreender e identificar a relação das condições de trabalho com o processo de adoecimento no trabalho levantando assim a situação atual da categoria docente.

6 METODOLOGIA Pesquisa Teórico-bibliográfica com análise de textos, revistas, artigos, livros diversos e internet; Questionário para pesquisa de campo; Análise e tabulação dos dados; Relação com pesquisa bibliográfica.

7 Os Questionários continham dados sobre:
MÉTODOS Os Questionários continham dados sobre: 1- Variáveis sociodemográficas (sexo, idade, escolaridade) 2- Trabalho profissional: carga horária, tempo de trabalho como professor, número de alunos e de turmas, turno de trabalho. 3- Condições de trabalho: avaliou-se as cargas de trabalho (barulho, luminosidade, mobiliário, temperatura, exigências físicas). 4- Avaliação de queixas de saúde e morbidade referida (queixas de sintomas osteomusculares, relacionados à voz, ao aparelho respiratórios, alergias)

8 Mudança no mundo do trabalho docente:
Desvalorização social do professor Mudança dos conteúdos curriculares Mudança da relação professor-aluno (cliente) Escassez dos recursos materiais Deficiência das condições de trabalho Aumento das exigências do papel do professor

9 “Assumir as novas funções que o contexto social exige dos professores supõe domínio de uma ampla série de habilidades pessoais que não podem ser reduzidas ao âmbito da acumulação do conhecimento” (ESTEVE, 1999, p.38).

10 Esforço mental (para as exigências cognitivas e psíquicas).
CARACTERÍSTICAS DA CARGA DE TRABALHO Causadoras de Desgaste: Esforço físico em atividades que envolvem necessidade de força e resistência muscular para a busca de informações atualizadas, transporte de livros e materiais e ficar sentado ou em pé por tempo prolongado escrevendo ou desenhando – o que envolve gasto energético/calórico e alterações fisiológicas) Esforço mental (para as exigências cognitivas e psíquicas).

11 Esforço mental/Exigências cognitivas e psíquicas
A pressão do tempo e por metas de produtividade, os conflitos nas relações hierárquicas, os atos repetitivos, a ausência de poder de decisão, a impossibilidade de contato com colegas durante a jornada de trabalho, entre outros, geram insatisfação ao trabalhador. E o fato de o trabalhador estar sujeito à supervisão com pressão ou situações de tensão prolongada ou quando ele não tem controle sobre o seu trabalho o faz referir sofrimento em relação ao seu trabalho. Número de alunos por classe Submissão a jornadas excessivas; Falta de perspectivas profissionais; Incapacitação provocada pela escassez de recursos didáticos;

12 Sobrecarga Além da preparação de aulas,correção de trabalhos desempenham tarefas de administração, reservam tempo para planejar, avaliar, reciclar-se, orientar alunos, atender pais, organizar várias atividades, assistir a seminários e reuniões de coordenação, de disciplina, de direção e até mesmo, vigiar materiais, recreios e cantinas

13 CONSEQÜÊNCIAS DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE E TRABALHO DOCENTE
Para o professor Diversas enfermidades Depressões Para o aluno Para o sistema Custo econômico (ausentismo, abandono da profissão, custo econômico da enfermidade...)

14 Conseqüências: *Doenças da laringe e das cordas vocais
*Tendinites,dores diversas nas articulações *Renites, sinusites e faringites crônicas e alérgicas *Fadiga e estresse *Síndrome de Burnout

15 MAL-ESTAR DOCENTE O “mal-estar docente” (Esteve, 1995); esgotamento, fadiga, burnout; Trabalho docente é considerado estressante: alta jornada de trabalho, conflitos com alunos, acúmulo de tarefas intra e extra classe.

16 A sobrecarga de trabalho está relacionada às dificuldades enfrentadas diante das diversidades e variabilidade associadas ao trabalho, dentro e fora da escola, frente ao quadro atual da educação.

17 As limitações da atual situação de trabalho dos professores, implicam na redução da margem de manobra que faz com que os resultados exigidos sejam alcançados ao custo de danos à saúde.

18 DANOS À SAÚDE Elevada proporção de problemas de saúde referidos, destacando-se: Os relacionados com a postura corporal Os relacionados com a saúde mental Os relacionados com a voz Alta prevalência de distúrbios psíquicos menores

19 Sensação de intenso mal-estar: ansiedade, tensão, nervosismo, depressão, angústia, insegurança, esgotamento, estresse e irritabilidade. Somamos: falta de ar, pressão baixa, tonturas, labirintite, perturbações do sono, perturbações digestivas, nas cordas vocais e respiratórias; alimentação inadequada.

20 FATORES DE RISCO Os relacionados com a postura corporal
Correção de trabalhos escolares Demanda física no trabalho Os relacionados com a saúde mental Demanda psicológica e suporte social Dedicação de tempo a atividades particulares Trabalho com alta exigência Os relacionados com a voz Uso incorreto da voz

21 As mesmas influências podem apresentar respostas diferentes no adoecimento do professor. As carências materiais encontradas na escola são de tal ordem, as dificuldades com os alunos tão intensas, a precarização do tempo e de condições de vida tão objetivas que pode-se muito bem entender a imensa massa de doenças fisico-emocionais que atinge o professor nos últimos anos.

22 RECOMENDAÇÕES DE MUDANÇA
Eliminar demandas físicas desnecessárias no trabalho docente; Diminuir as demandas psicológicas; Aumentar o suporte social; Facilitar as condições para a realização de atividades promotoras de saúde (exercício físico e lazer); Informar aos professores sobre formas individuais de atenuar o estresse.

23 RESULTADOS Amostra: 60 professores
Professores da rede municipal e estadual de Lajeado; Sexo feminino; Maioria casada, idade entre 25/30 anos; Boa escolaridade e com mais de 15 anos na profissão; Renda: entre 6 e 10 salários; Jornada de trabalho: 20 a 40 horas semanais

24 PERFIL DOS PROFESSORES
Alto percentagem de mulheres Vários lugares de trabalho Elevada carga horária total de trabalho docente Alta percepção de demanda psicológica e física no trabalho

25 Os resultados do nosso estudo apóiam a hipótese de que o desgaste psíquico dos professores é determinado, em boa parte, pelo tipo e pela forma de organização de seu trabalho.


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