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Aula 5 Aplicação das pessoas.

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1 Aula 5 Aplicação das pessoas

2 Prof Andiara Freitas - andiara.freitas@hotmail.com
No subsistema de PROVISÃO nosso objetivo é localizar e escolher as pessoas certas para a empresa. No subsistema de APLICAÇÃO, nosso objetivo é posicioná-las em seus respectivos cargos e avaliar seu desempenho. (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas -

3 “As organizações não operam na base da improvisação.
São intencionalmente criadas para produzir alguma coisa (produto ou serviço) e para isso utilizam energia humana e não humana para transformar matéria prima em produtos e serviços acabados” (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas

4 Prof Andiara Freitas - andiara.freitas@hotmail.com
“A estrutura formal, os órgãos/cargos, a burocracia e a divisão de cargos são formas de racionalizar a ação de cada pessoa e diminuir a insegurança dos participantes e aumentar a previsão e controle das atividades. Traz eficiência.” (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas -

5 “As organizações somente começam a funcionar quando há pessoas para as atividades e quando elas sabem o que fazer.” (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas

6 Prof Andiara Freitas - andiara.freitas@hotmail.com
A aplicação de pessoas varia de organização para organização. Umas podem focar na eficiência (modelo burocrático, antigo, privilegia rotina) e outras na eficácia (modelo flexível, moderno, privilegia a motivação e a mudança). (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas -

7 Como aplicar? 1 – Orientando, integrando pessoas
2 – Desenhando e estruturando cargos 3 – Avaliando o desempenho humano (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas

8 Prof Andiara Freitas - andiara.freitas@hotmail.com
1 Orientando pessoas “Posicionar as pessoas em suas atividades, esclarecendo seus papéis e objetivos. Todavia, de nada adianta orientar pessoas, se a organização não sabe onde quer chegar... Conhecer a missão/visão e ajustar-se a cultura organizacional é fundamental.” (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas -

9 Cultura organizacional
“Conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, e compartilhado por todos da organização.” (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas

10 Prof Andiara Freitas - andiara.freitas@hotmail.com
Exemplos de cultura: - Memorandos de 1 página, no máximo (Procter & Gamble) - Segurança no início das reuniões (Du Pont) - Perfeição (Toyota) - 25% do faturamento vem de novidades (3M) - 15% de tempo livre p/funcionários (3M) (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas -

11 Socialização organizacional
“Maneira como a organização recebe os novos colaboradores e os integra a sua cultura, ao seu contexto e ao seu sistema, para que eles possam se comportar de maneira adequada às expectativas da organização.” (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas

12 Prof Andiara Freitas - andiara.freitas@hotmail.com
A socialização pode ser: - Formal (c/treino) ou informal (s/treino) - Individual ou coletivo - Uniforme ou variável - Seriado (com treinamento) ou randômico (com liberdade) - Reforço (qualidades requeridas) ou eliminação (características abominadas). (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas -

13 Método de socialização organizacional
1 – Processo seletivo 2 – Conteúdo do cargo 3 – Supervisor como tutor 4 – Equipe de trabalho 5 – Programa de integração (estrutura, produtos, missão, objetivos, horários, pagamento,benefícios) (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas

14 Prof Andiara Freitas - andiara.freitas@hotmail.com
Empowerment Dar poder ao colaborador (mudança de cultura) (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas -

15 2 Modelando o trabalho O desenho organizacional representa a estrutura da organização. Se a estrutura é rígida, então com cargos são fixo e bem definidos; se mais flexível, então cada vez mais com equipes multidisciplinares e autogeridas. (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas

16 Prof Andiara Freitas - andiara.freitas@hotmail.com
Cargo Representação no organograma, carregada de obrigações e responsabilidades (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas -

17 Descrição de cargo (pág 219) Título Sumário Relações Qualificações
Responsabilidades (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas

18 Prof Andiara Freitas - andiara.freitas@hotmail.com
3 Avaliação de desempenho humano O desempenho humano precisa ser excelente em todos os momentos para que a organização tenha competitividade para atuar e sair-se bem no mundo globalizado de hoje. (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas -

19 Resultados: fator tempo Desempenho: comportamento ou instrumentos
O que medir: Resultados: fator tempo Desempenho: comportamento ou instrumentos Competências: individuais Fatores críticos de sucesso: o que importa para que a organização de destaque (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas

20 Prof Andiara Freitas - andiara.freitas@hotmail.com
A avaliação de desempenho depende de pessoa para pessoa, da situação e do papel daquela no processo como um todo. O esforço está diretamente ligado a recompensa e esse esforço depende também de sua competência e papel na organização. (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas -

21 Qual o foco da avaliação de desempenho?
Pode focar no cargo ou nas competências que a pessoa oferece a organização como contribuição ao sucesso organizacional. (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas

22 Prof Andiara Freitas - andiara.freitas@hotmail.com
Quem deve avaliar o desempenho? Nas organizações mais democráticas esse processo é feito principalmente pelo próprio colaborador. (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas -

23 O gerente O indivíduo e o gerente A equipe de trabalho Avaliação 360º
Avaliação para cima Comissão O órgão de RH (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas

24 Prof Andiara Freitas - andiara.freitas@hotmail.com
Métodos tradicionais Escalas gráficas (Excelente à péssimo) Escolha forçada (frases) Pesquisa de campo (entrevistas) Incidentes críticos (postura em situações não comuns) Checklist (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas -

25 Métodos modernos Avaliação participativa por objetivo (APPO – objetivos relacionados por gerente e colaborador) Avaliação 360º (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas

26 Prof Andiara Freitas - andiara.freitas@hotmail.com
Por que avaliar? Para agregar corretamente Para aplicar corretamente Para recompensar Desenvolver pessoas Manter pessoas Monitorar pessoas (CHIAVENATO, 2010) Prof Andiara Freitas -

27 Prof Andiara Freitas - andiara.freitas@hotmail.com
Referências CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas.3ª Ed. Revista e Atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010 Prof Andiara Freitas -


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