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“GRANINTER” Novas Alternativas para o Transporte de Cabotagem Brasileira 20 Junho 2012 Strictly Private & Confidential.

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1 “GRANINTER” Novas Alternativas para o Transporte de Cabotagem Brasileira 20 Junho 2012 Strictly Private & Confidential

2 2 Desafios do transporte de carga geral e industrializada O frete rodoviário hoje representa uma parcela importante no custo logístico dos produtos industrializados. O transporte marítimo de cabotagem pode reduzir consideravelmente esta parcela do custo logístico das empresas. Alguns desafios, entretanto, precisam ser superados para que esta alternativa seja efetivamente considerada:  O custo de aquisição dos navios no Brasil, e  O custo operacional na bandeira brasileira, influenciam os níveis de frete  A dificuldade cada vez maior e o custo de se obter boas tripulações para operar os navios  Aspectos ambientais influenciam a construção e a operação dos navios  As restrições portuárias criam impactos negativos na otimização das frotas

3 3 Graninter: Conceito do Negócio Ser um provedor competitivo e de longo prazo de soluções logísticas marítimas para grandes industrias Desenvolvendo soluções baseadas em:  Inovação e Eficiência  Custos competitivos  Flexibilidade no manuseio das cargas  Preocupação ambiental  Transporte Multimodal Porto-a-Porta  Transparência nos preços dos serviços  Parceria com clientes  Desenvolvimento contínuo e participação nos benefícios Strictly Private & Confidential

4 4 Inovação & Ef iciência Muitas áreas são mais adequadas a utilização de SEAGOING PUSH-BARGES ao invés de navios convencionais  Desenho do casco idêntico ao de navios, excelente estabilidade  Capacidade de carga entre 10,000 e 25,000 tons, mas com calados restritos (6 a 9 m)  Equipamentos de manuseio de carga com flexibilidade para vários produtos Granel sólido Carga geral solta como produtos siderúrgicos, papel e celulose, resinas, etc  Consequentemente com grande potencial para cargas de retorno Caso contrário teríamos muitas viagens em lastro  Porões de carga do tipo “box-shaped” para facilitar a estivagem das cargas e a limpeza dos porões entre cargas diferentes Frota de empurradores do tipo ITB PUSHER TUGS  Relativa alta velocidade (10 a 12 nós com barcaças totalmente carregadas)  Excelente manobrabilidade  Possibilidade de instalação de “bow-thruster” nas barcaças Strictly Private & Confidential

5 Multipurpose push-barge with cargo hatches

6 6 SMT multi purpose barge with 2 gantry portals: - one mounted with crane & grabs for aggregates - one mounted with pneumatic cement unloader Strictly Private & Confidential

7 SMT ”ATB” solution Very efficient manoeuvering characteristics Strictly Private & Confidential

8 8 Custos Competitivos Empurradores possuem 40-50% menos tripulação que navios convencionais  Custos mais baixos  Menos problemas devido a escassez de tripulações qualificadas Podemos construir sistemas integrados com 2 a 3 barcaças por empurrador Nenhum motor ou equipamento de navegação nas barcaças Barcaças desguarnecidas  Nenhum tripulante à bordo das barcaças quando navegando Sistema construtivo simples e eficiente Tempo de construção inferior ao de navios convencionais Strictly Private & Confidential

9 Multipurpose push barge with cargo hatches

10 10 Flexibilidade Começa com um empurrador e algumas barcaças  Gradualmente constrói uma frota Cada barcaça pode ter um ou dois sistemas de carga e descarga  Descarregador automático para graneis  Pórtico com “spreader”para aço e celulose, etc. Sistema modular de manuseio de carga  Intercambiáveis entre barcaças Strictly Private & Confidential

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12 12 Preocupação Ambiental Um sistema logístico baseado numa frota de barcaças  Requer poucos empurradores  Consequentemente menor emissão de gases por tonelada de carga transportada As barcaças podem carregar uma grande variedade de produtos  Possibilitando a disponibilização para cargas de retorno  Menos viagens em lastro = menos emissão de gases por tonelada transportada Barcaças homogêneas e intercambiáveis  Permite uma programação mais eficiente na utilização dos recursos disponíveis 40-50% menos tripulação nos empurradores, barcaças desguarnecidas  Menor consumo e detritos por navio Strictly Private & Confidential

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14 14 Transporte Multimodal - Cabotagem Navios  Custos competitivos  Flexibilidade no manuseio de cargas Terminais Portuários  Com berços dedicados a cabotagem  Custos baixos e processos simplificados Centros de Distribuição Retro-portuários  Recepção e armazenagem de carga  Integração com modais rodoviários e ferroviários Simplicidade Documental e Controles  Equivalente aos modais concorrentes Strictly Private & Confidential

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16 16 Terminais Portuários

17 17 Centros de Distribuição Retro-portuários

18 18 Transporte Porto-a-Porta Modal Marítimo – Cabotagem  Preços relativos mais competitivos que o rodoviário  Combinação de diferentes tipos de produtos na mesma viagem Inter modalismo – Porto  Rapidez na descarga do navio  Especialização no manuseio das cargas Modal Rodoviário – Centro de Distribuição / Serviço  Armazenagem próximo ao cliente final  Prazos de entrega de no máximo D+1 Simplicidade Documental e Controles  Equivalente aos modais concorrentes Strictly Private & Confidential

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20 “OBRIGADO” Novas Alternativas para o Transporte de Cabotagem Brasileira 20 Junho 2012 Strictly Private & Confidential


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