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FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 02 Prof. Fábio Diniz.

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1 FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 02
Prof. Fábio Diniz

2 COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
CONHECEREMOS SOBRE A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES DE UM PLANO DE NEGÓCIOS. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

3 Planejando o seu Negócio
Identifique o seu cliente Recursos necessários Despesas mensais Investimentos Capital de giro Quais são os seus anseios Como funciona FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

4 As Questões Essenciais
O que é preciso fazer para vender ao cliente? Quanto a empresa precisa vender para ter lucro? Como saber se a empresa teve lucro? FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

5 Pré-requisitos Essenciais
Conhecimento do negócio em que se pretende atuar; Gostar do que faz; Afinidade com a atividade a ser desenvolvida; Características pessoais voltadas ao desenvolvimento do perfil empreendedor. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

6 Visão de Futuro... Qual o seu objetivo no futuro?
Como você visualiza sua empresa dentro de 3 anos? Quais são exatamente os produtos/serviços que você irá oferecer? De que forma eles irão satisfazer as necessidades de seus clientes? FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

7 ...Visão de Futuro Por que o cliente irá comprar o seu produto/serviço? (Quais seus diferenciais?) Como tem sido o comportamento desse mercado nos últimos anos (cresceu ou diminuiu?) Quais as tendências em relação a esse mercado para o futuro? FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

8 Conheça bem o seu Mercado
Mercado Consumidor; Mercado Concorrente; Mercado Fornecedor. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

9 PESQUISE o seu Mercado Consumidor
Saiba o que acontece na cabeça do seu cliente. Que motivos o levariam a comprar de você? Por que escolhem ou rejeitam determinados produtos? Estão satisfeitos com o atendimento, com os preços, com a qualidade dos produtos que compram atualmente? FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

10 ANALISE o seu Mercado Consumidor
Procure saber quais as necessidades das pessoas. Procure saber se elas estão dispostas a pagar pelo produto/serviço que será oferecido. Faça uma pesquisa de mercado. Classifique seus clientes por segmentos: aspectos geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

11 Sempre em Dia com a Concorrência
Muitos empresários acreditam que seus concorrentes são somente as empresas que vendem produtos iguais aos seus. Mas qualquer produto vendido na mesma área em que a sua empresa atua e que atenda a mesma necessidade que os seus produtos atendem, é seu concorrente, FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

12 Conheça bem a Concorrência
Observe a qualidade dos produtos. O atendimento prestado, o layout do site, a forma de apresentação utilizada. Verifique os preços praticados, os prazos de pagamento. Enfim, conheça os seus concorrentes!

13 Transforme Concorrentes em Parceiros
Se você não consegue vencer o inimigo, alie-se a ele. Alguns concorrentes podem complementar o seu produto. Exemplo: Sadia x Perdigão (antes da fusão) FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

14 Transforme Fornecedores em Parceiros
São empresas e pessoas que fornecem algum produto ou serviço para que sua empresa possa fabricar e vender. Desenvolva relacionamento próximo dos fornecedores, pois bons fornecedores podem ser excelentes parceiros para as empresas.

15 Prepare suas Estratégias
Para acertar na maneira de se comunicar com seus clientes e transformá-los em fiéis compradores, é preciso tomar muito cuidado a hora de criar o seu composto de Marketing. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

16 O Composto de Marketing
Um bom produto: CONDIÇÃO PARA O SUCESSO ESTABELEÇA PREÇOS ADEQUADOS PONTO DE VENDA: onde encontrarão seu produto SEJA CRIATIVO NAS PROMOÇÕES FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

17 O Seu Negócio é Viável? PLANEJE PARA SABER
Elaborar a planilha de investimentos programados; Calcule a receita do negócio; Identifique os custos; Calcule os resultados; Calcule o ponto de equilíbrio da sua empresa. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

18 O Projeto de Empreendedorismo
ROTEIRO BÁSICO E OBJETIVO Dados Pessoais; Identifique o tipo de negócio; Faça uma projeção das receitas e despesas; Experiência Profissional; Dimensione o valor e aplicação do investimento (Quanto preciso para fazer? Como vou utilizar?); Analise as garantias propostas (Como garantir confiança?). FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

19 Plano de Negócio Capa; Sumário; Sumário Executivo;
Descrição da Empresa; Produtos e Serviços; Mercado e Competidores; Marketing Estratégica; Análise Estratégica; Plano Financeiro; Anexos. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

20 Plano de Negócio CAPA: Nome; Endereço; Telefone; Endereço Eletrônico;
Logotipo; Nomes, cargos, endereços e telefones das principais pessoas; Mês e ano que o plano foi feito; Número da cópia; Nome de quem fez. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

21 Business Plan EXEMPLO DE SUMÁRIO:
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22 Sumário Executivo Resumo do Plano de Negócio. Não é uma introdução ou justificativa, e sim, apresentação contendo os pontos importantes. É a primeira parte do Plano, mas só é elaborado após a conclusão. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

23 Sumário Executivo Síntese do que será apresentado na sequência. Tem o objetivo de atrair a atenção do leitor. Embora apareça no início deve ser a última parte escrita. Conter todas as informações – chaves Não mais que 2 páginas. Escrito de forma clara e concisa. De acordo com o público-alvo que se destina. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

24 Sumário Executivo - DEVERÁ CONTER:
Dados do Projeto (Endereço, CNPJ...); Produtos, Serviços e a Tecnologia (setor da atividade); O Mercado Potencial; Elementos de Diferenciação; Projeção de Vendas e Projeções Financeiras (capital social);

25 Business Plan SUMÁRIO EXECUTIVO | CONTEÚDO:
O que é? Empresa? Propósito? Produto? Onde? Localização? Mercado? Por quê? Precisa do dinheiro? Como? Empregará o dinheiro? Como está a saúde da empresa? Como está crescendo? Quanto? É o investimento necessário? Quanto retornará? Quando? O negócio foi criado? Quando precisará do investimento? Quando virá o retorno do Capital? FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

26 Business Plan DESCRIÇÃO DA EMPRESA:
Breve resumo da história e situação atual. Características únicas / Benefícios aos clientes. Porquê da criação, natureza dos serviços, produtos oferecidos. Como desenvolveu e desenvolverá. Razão social, porte, tipo de sociedade. Mostrar qualificação e experiência dos diretores. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

27 Business Plan DESCRIÇÃO DA EMPRESA | CONTEÚDO: Equipe gerencial
Estrutura legal Localização e infraestrutura Parceiros estratégicos FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

28 Business Plan PRODUTOS E SERVIÇOS: Quais são os produtos / Serviços.
Porque é capaz de produzir. Como são fornecidos. Quais as características da equipe de produção. Que aspectos diferem da concorrência. Produtos futuros, direitos autorais, patentes. Qual estágio de ciclo de vida do produto. Tecnologias. Pesquisa e desenvolvimento. Produção e distribuição. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

29 Business Plan PRODUTOS E SERVIÇOS | CONTEÚDO:
Indústria: Desde a matéria-prima até produto acabado. Características da matéria-prima: custos, fornecedores, previsão de compra, escassez. Equipamento nos processos produtivos: custos, operários, quantos turnos, índice de refugo. Comércio: Produtos, fornecedores, critérios de escolha (qualidade, preço, proximidade, exclusividade), localização, prazo de recebimento, estoques mínimos e máximos, softwares. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

30 Business Plan PRODUTOS E SERVIÇOS | CONTEÚDO:
Indústria: Desde a matéria-prima até produto acabado. Características da matéria-prima: custos, fornecedores, previsão de compra, escassez. Equipamento nos processos produtivos: custos, operários, quantos turnos, índice de refugo. Comércio: Produtos, fornecedores, critérios de escolha (qualidade, preço, proximidade, exclusividade), localização, prazo de recebimento, estoques mínimos e máximos, softwares. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

31 Business Plan MERCADO E COMPETIDORES:
Serviço: Custos fixos, custos variáveis, fornecedores, previsão de demanda por tipo de serviço, quantos turnos ou horários de funcionamento, recursos humanos necessários: perfil, quantidade e nível de complexidade, turn-over (muito importante). FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

32 Mercado Concorrente Quem são seus principais concorrentes?
Qual o porte dos seus concorrentes? Qual o percentual de cada um no mercado atualmente?  Como é a qualidade dos seus concorrentes? FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

33 Business Plan MERCADO E COMPETIDORES | CONTEÚDO: Utilizar fontes de informações como: associações industriais, prefeituras, entidades de classe, Sebrae, internet, empresas de pesquisa de mercado, IBGE, universidades, institutos de pesquisa, revistas, jornais, periódicos, livros, documentários. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

34 Plano de Marketing Segundo Philip Kotler:
Determina Fatores Chaves de Sucesso; Analisa Ambiente Externo (Oportunidades e Ameaças); Analisa Ambiente Interno (Pontos Fortes e Fraquezas); Formula Metas;

35 Plano de Marketing 4P's (Produto / Preço / Praça / Propaganda);
Implementação; Feedback; Sistema de Controle e Avaliação.

36 Plano de Marketing Detalha ações necessárias para atingir um ou mais objetivos. Pode ser um planejamento para a marca, produto ou serviço. Complemento ao Plano de negócios e indispensável ao desenvolvimento da empresa.

37 Business Plan MARKETING E VENDAS: Produto: Mudanças, adicionar, retirar, tamanho, estilo, opções, embalagem, qualidade. Preço: Valor, prazos, formas de pagamento, descontos, atuações em determinados mercados. Praça: Canais alternativos, prazos de entrega; Propaganda: Formas de vendas, equipes, relações com público, mídias, atividades. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

38 Estrutura Organizacional
Como estão divididas, organizadas e coordenadas as atividades de uma empresa. Organograma (gráfico que representa estrutura formal): Permitir boa interpretação dos órgãos (Fácil visualização e leitura); Ser Flexível (adaptável às mudanças); Modelos variados (de acordo com planejamento).

39 Modelo de Organograma (1)

40 Modelo de Organograma (2)
Estrutura Linear: Simples. Comum em empresas pequenas. Todos sob uma única linha de comando.

41 Modelo de Organograma (3)
Estrutura Funcional: Subalternos exerçam mais de uma função, sob mando de mais de um chefe.

42 Business Plan ANÁLISE ESTRATÉGICA: Definir objetivos e metas.
Definir missão, visão, valores. Análise de SWOT. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

43 Missão É a razão de existir da organização: “Estou no mercado para quê?”; Orienta tudo e a todos nas organizações; Deve ser clara, simples, objetiva e, de preferência, pequena. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

44 Exemplos de Missão : “Fazer as pessoas felizes.”
: “Realizar o sonho dos nossos fregueses proporcionando a melhor experiência de compra, com um modelo de gestão focado na solidez do negócio, no respeito e na dedicação total dos nossos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.” FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

45 Visão Representa o objetivo, o sonho da organização: o que se pretende conquistar em determinado período. Incorpora as ambições da organização e descreve o quadro futuro que se quer atingir. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

46 Exemplo de Visão : “Ser uma empresa de atuação e reconhecimento internacional que atenda às necessidades de todas as classes sociais nos mercados em que atuamos, com eficiência e rentabilidade, contribuindo para o crescimento do Brasil.“ FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

47 Valor Articulação entre a Missão e a Visão;
Definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes dos colaboradores; Representa o suporte ético e moral da empresa. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

48 Exemplo de Valor : “Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética; Nossa comunicação deve ser clara e precisa; Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado; Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança das partes.” FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

49 Análise de SWOT Forças: Quais são os pontos fortes da sua empresa.
Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, ou Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Forças: Quais são os pontos fortes da sua empresa. Fraquezas: Onde seus concorrentes são melhores que você ou os pontos que sua empresa ainda não tem domínio completo.

50 Análise de SWOT Oportunidades: Traçar estratégias para acompanhar e transformar toda oportunidade em negócios e resultado. Ameaças: Saiba quais são para traçar estratégias de como receber o menor impacto possível, ou ainda melhor, como transformar essa ameaça numa oportunidade de crescimento.

51 Análise de SWOT

52 Video VIDEO: Análise de SWOT

53 Plano Operacional Layout: Aumento da produtividade;
Diminuição do desperdício e retrabalho; Facilidade na localização dos produtos pelos clientes na área de vendas; Melhoria na comunicação entre os setores e as pessoas.

54 Exemplo de Layout

55 Plano Financeiro Reflete os números de tudo já escrito no BP.
Investimentos. Custos fixos e variáveis. Projeção de vendas. Análise de rendimentos. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

56 Plano Financeiro Investimento Fixo: São todos os bens a serem comprados para a abertura da empresa. Capital de Giro: É o montante de recursos necessários para o funcionamento da empresa. Custos de Comercialização: Gastos com impostos, comissões de vendedores.

57 Plano Financeiro Investimentos Pré-Operacionais: Gastos feitos antes da empresa iniciar (reformas, taxas para registrá-la, treinamentos, divulgação, etc.). Faturamento Mensal: Definido por meio dos concorrentes diretos e de quanto os seus clientes estariam dispostos a pagar. - É possível realizar projeções futuras, multiplicando a quantidade de produtos pelo preço de venda.

58 Indicadores de Viabilidade
Ponto de Equilíbrio: Total das receitas é igual ao total dos gastos. Neste ponto o resultado é igual a zero. Rentabilidade e Lucratividade: Rentabilidade é quanto se lucra anualmente por cada Real investido. Lucratividade é quanto sua empresa lucra por cada produto faturado.

59 Indicadores de Viabilidade
Rentabilidade = Lucro Líquido /Investimento Total *100 Lucratividade = Lucro Líquido / Receita Total *100 Prazo de Retorno do Investimento = Investimento Total / Lucro liquido

60 Business Plan ANEXOS: Fotos Diagramas Certificados
Cópia de contrato social FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

61 FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA
ATIVIDADE

62 * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA
ATIVIDADE EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

63 Dúvidas Acesse o Fórum!! Acessem o Chat!!
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