A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS"— Transcrição da apresentação:

1 Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS
Nível/modalidade de ensino: Ensino Fundamental Série/ano: 3ºs anos “A”, “C” e “D” Professora: Maria Célia G. Almeida Professor: Manoel Cassal

2 ANIMAIS: VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS
·  domésticos e selvagens ou silvestres; ·  úteis e nocivos; ·  locomoção; ·  habitat; ·  como nascem e se desenvolvem.

3 OBJETIVOS Conhecer as características e os hábitos dos animais
Reconhecer semelhanças e diferenças entre os animais; Diferenciar vertebrados e invertebrados; Classificar os animais segundo suas características; Conhecer os diversos animais, apontando para sua diversidade (locais onde vivem, como se locomovem seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie); Desenvolver habilidades de leitura, escrita e interpretação enquanto se apropriam de textos com conteúdo científico, informativo, jornalístico ou instrucional bem como de atividades orais, escritas ou on-line. Identificar os benefícios e males que os animais podem causar às pessoas; Exercitar as habilidades de observação do entorno.

4 Orientações didáticas
> Iniciar com uma roda de conversa para que os alunos falem se têm animais de estimação, qual, como ele é, qual o nome, características, o que gosta de fazer, etc. É importante intervir, se algum aluno não tiver nenhum animal em casa, deixando-o a vontade para dizer se gostaria de ter, qual animal gosta mais, se algum dia já teve e se alguém na família tem. > Discussão sobre os animais que os alunos conhecem, suas características, formas de convivência com as pessoas e os outros animais, benefícios e males causados às pessoas;

5 > Observação das ilustrações e conversa dirigida;
> Comparação entre os animais conhecidos dos alunos para identificação de suas características: alimentação, moradia, sons que emitem, locomoção, convivência com o homem, benefícios e malefícios que podem causar às pessoas, dentre outros aspectos. > Leitura compartilhada e leitura feita pelo(a) Professor(a), em voz alta, de textos (xerox) distribuídos para todos os alunos;

6 No Laboratório de Informática
Pesquisa, através da internet, sobre o AQUÁRIO MUNICIPAL DE SANTOS: observando e identificando os animais invertebrados e vertebrados (Professora e alunos juntos no Laboratório de Informática)

7 Ensino Fundamental/ Ciclo I/Ciências
Conexão do saber: Ensino Fundamental/ Ciclo I/Ciências Animais e Animais Vertebrados e Invertebrados

8 Avaliação Será feita mediante:
 A participação e o envolvimento dos alunos nas atividades; Oralmente, observando a compreensão dos conteúdos em estudo; Atividades escritas.

9 Bibliografia Pessoa, Karina Alessandra; Angelo, Elisangela Andrade. Ciências (Ensino Fundamental ) ESCOLA É NOSSA; Textos com ilustrações elaborados pelo(a) Professor(a), retirados de livros diversos.


Carregar ppt "Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google