A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA TÉCNICA 17 2007 INSTRUTOR: SCOPINO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA TÉCNICA 17 2007 INSTRUTOR: SCOPINO."— Transcrição da apresentação:

1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: CSFI / OBD 1+
ATUADORES 2 SCOPINO TREINAMENTOS

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC
NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 Já tivemos aula com os atuadores parte 1 no sistema de injeção eletrônica CSFI OBD1+.
Agora veremos: ATUADORES 2 CSFI / OBD 1+

6 E C U DIAGRAMAÇÃO CSFI VÁLVULA EGR* DETONAÇÃO LÂMPADA DE DIAGNOSE
OBD 1+ LÂMPADA DE DIAGNOSE TEMP. ÁGUA 06 INJETORES TEMP. AR BOBINA MAP ROTAÇÃO CANISTER* POSIÇÃO BORBOLETA ATUADOR DE M. LENTA* VSS - VELOCIDADE RELÉ BOMBA SENSOR DE OXIGÊNIO 1 e 2 AR CONDICIONADO MAF –MASSA DE AR CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD SENSOR DE FASE

7 REPRESENTAÇÃO DOS CONECTORES DA ECU
CADA CONECTOR POSSUE 32 PINOS

8 OS ATUADORES SÃO VÁRIOS COMPONENTES QUE TEM A FUNÇÃO DE TRANSFORMAR OS SINAIS ENVIADOS PELA ECU EM AÇÕES PROGRAMADAS. TAMBÉM SÃO CONHECIDOS COMO SINAIS DE SAÍDA, TRABALHAM COM TENSÃO DE 12 VOLTS (OU TENSÃO DA BATERIA) E O ATERRAMENTO OU COMANDO DE SINAL É ENVIADO PELA ECU.

9 ELETROINJETORES TEMOS 06 INJETORES NESTE SISTEMA, UM PARA CILINDRO, PORÉM, ESTÃO DISPOSTOS EM UM MÓDULO QUE CONCENTRA OS 6 INJETORES E É DISTRIBUÍDO AOS CILINDROS POR TUBOS OU DUTOS, FORMANDO UM VISUAL DE 6 PERNAS DE ARANHA. O COMBUSTÍVEL É PULVERIZADO EM SUA EXTREMIDADE.

10 01 ELETROINJETOR

11 ARANHA = 06 INJETORES

12 ELETROINJETORES O TESTE NOS INJETORES PODE SER COM MEDIÇÃO DE SUA RESITÊNCIA ELÉTRICA (13 A 18 OHMS) E DE ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA. COM A CANETA DE POLARIDADE VERIFIQUE DURANTE A PARTIDA OU COM MOTOR EM FUNCIONAMENTO SE EM TODOS OS TERMINAIS HÁ POSITIVO E PULSO NEGATIVO.

13 PARTE ELÉTRICA

14 ELETROINJETORES RARAMENTE EXISTE DEFEITO ELÉTRICO NOS INJETORES, A FALHA MAIS COMUM É TRAVAMENTO DE SUA VÁLVULA DE ESFERA LOCALIZADA NA EXTREMIDADE DO DUTO, QUE FAZ A PULVERIZAÇÃO DO COMBUSTÍVEL. A SUA LIMPEZA É EFETUADA EM MÁQUINAS DE TESTE E LIMPEZA DE INJETORES COM ADAPTADORES ESPECIAIS.

15 VÁLVULA DE ESFERA

16 DICA ESPECIAL NA MANUTENÇÃO DESTES INJETORES VERIFIQUE A PRESSÃO DE TRABALHO DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL, POIS A VÁLVULA DE ESFERA SOMENTE SE ABRE COM PRESSÃO ACIMA DE 3,6 BAR. SE O INJETOR FICAR MUITO TEMPO PARADO (VEÍCULOS GNV) OCORRERÁ SEU TRAVAMENTO COM FACILIDADE.

17 BOMBA DE COMBUSTÍVEL LOCALIZADA DENTRO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL E COM DIFÍCIL ACESSO É UM DOS COMPONENTES QUE MAIS APRESENTAM PROBLEMAS NO SISTEMA. COMO A PRESSÃO DE TRABALHO DO VEÍCULO É ALTA ( DE 3,6 ATÉ 4,5 BAR ) QUALQUER DESGASTE OU FURO NA MANGUEIRA INTERNA CAUSAM PROBLEMAS.

18 BOMBA DE COMBUSTÍVEL

19 BOMBA DE COMBUSTÍVEL FAZ PARTE DESTE MÓDULO DE COMBUSTÍVEL A BOMBA ELÉTRICA, A CARCAÇA, PRÉ-FILTRO E A BÓIA INDICADORA DE NÍVEL. O FILTRO EXTERNO ESTÁ LOCALIZADO ABAIXO E A ESQUERDA DO VEÍCULO. FALHAS NA ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA, AREIA E TERRA NO TANQUE SÃO AS MAIORES CAUSAS DE FALHAS.

20 BOMBA DE COMBUSTÍVEL

21 RELÉ DA BOMBA ESTÁ LOCALIZADA DENTRO DO VEÍCULO EM UM COMPARTIMENTO DENTRO DO PORTA LUVAS. HÁ A LIGAÇÃO EM PARALELO COM O INTERRUPTOR DA LUZ DE ÓLEO. A MEDIÇÃO DA PRESSÃO DA BOMBA PODE SER FEITA PELA VÁLVULA SHARADER OU NO LUGAR DO PRÓPRIO FILTRO DE COMBUSTÍVEL.

22 RELÉ DA BOMBA

23 DICA ESPECIAL HÁ MUITOS CASOS DE MAL CONTATO NOS TERMINAIS DO MÓDULO DE COMBUSTÍVEL, CAUSANDO NÃO FUNCIONAMENTO DA BOMBA ELÉTRICA EM CASOS ESPORÁDICOS. NESTE CASO DEVEMOS SUBSTITUIR O CONECTOR E O PRÓPRIO MÓDULO DE COMBUSTÍVEL.

24 CONECTOR

25 PERGUNTA A REMOÇÃO DOS INJETORES PARA LIMPEZA É
COMPLICADA NESTE SISTEMA ?

26 RESPOSTA SIM. É NECESSÁRIA A REMOÇÃO DO COLETOR DE ADMISSÃO DE PLÁSTICO COM O MOTOR FRIO, TROCA DE SEU REPARO DE VEDADORES, LIMPEZA E TESTE DOS INJETORES E REMONTAGEM DO CONJUNTO.

27 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 19 CSFI / OBD 1+ Instrutor Scopino 

28 AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO
E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


Carregar ppt "AULA TÉCNICA 17 2007 INSTRUTOR: SCOPINO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google