Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
2
EE DONA CONSUELO MÜLLER
Segundo Semestre Letivo de 2011 Campo Grande -- MS Diretor: Ari de Oliveira Diretor Adjunto: Benito Cristaldo Coordenador Pedagógico: Marilena Monte Siqueira Professor STE: Angélica Hiromi Kato Hattori Turma: 2º F e 2º G – Ensino Médio – Noturno
3
Site onde serão divulgadas as atividades:
Minha Aula é Digital
4
Projeto interdisciplinar com o objetivo de utilizar as ferramentas tecnológicas no processo de construção de conhecimentos de forma autônoma, integrada, cooperativa e liberdade responsável, visando a qualidade de ensino e construção da cidadania tendo o professor atuante na interação, motivação e articulação entre os conhecimento da área.
5
Professores envolvidos
Geografia - Prof: Gilvano Física - Prof: Suintila Química - Prof: Oribes Português – Prof: Elisângela Participação: Biologia - Prof: Patrícia
6
Justificativa Dificuldades de Aprendizagem Ausência de pré-requisitos
Interpretação e Produção de textos Análise de Gráficos e Tabelas Articular Ideias
7
Objetivos da utilização da STE com essa Turma:
Objetivos de aprendizagem: Exploração das TICs – Diferentes Ferramentas Pedagógicas. Ambiente Virtual – Debate, Construção e Colaboração. Interação Sócio Cultural – Valorização Experiências vividas. Inclusão Digital - Acesso a Informática. Atividades Interdisciplinares e Contextualizados. Elaboração e Publicação. Contribuição e Preparação – ENEM.
8
Conteúdos curriculares abordados:
GEOGRAFIA: Questão Ambiental Formação Vegetal Fome no Mundo QUÍMICA: Termoquímica A Cana de Açúcar e o Meio Ambiente FÍSICA Velocidade da Luz Refração da Luz Câmera Escura LINGUA PORTUGUESA Temas Transversais – Cidadania Produção e Re-escrita de Textos Leitura e Interpretação BIOLOGIA: Botânica
9
Procedimentos de Aprendizagem :
Por Disciplina: Geografia Química Física Língua Portuguesa
10
Recursos tecnológicos a utilizados nas atividades
Internet Data Show Wikispaces Web Quest Programa Prezi Slide Share Livro Didático Jornais e Revistas Biblioteca Camaleo You Blischer Produto Final produzido pelos alunos - Páginas da Wikispaces - atividades postadas – Produção de Textos. - Apresentação no Slide Share Revista eletrônica no Camaleo ou You Blischer – Autores do próprio conhecimento. Memorial Reflexivo
11
Link para ambiente Wikispaces das turmas 2º F e G
Geografia Link para ambiente Wikispaces das turmas 2º F e G Link para Wiki de estudantes Postagem de revista digital sobre regiões do Brasil O problema e as conseqüências do desmatamento Atividades envolvendo leitura e postagem no ambiente digital. Português 1 : Cidadania 2: Cidadania trabalho Física 2º G: 2º F:
12
Avaliação e Resultados esperados
Gênero textual - texto argumentativo Capacidade de argumentação , produção , re-escrita e desenvolvimento oral Respeito às normas gramaticais. Coesão e Coerência. Publicação e Registro das atividades Resultados esperados: A busca por autoria por parte de nossos estudantes, A criação de trabalhos que permitam ao aluno uma reconstrução constante. Contribuir para o ensino, apresentando uma sequência didática explorando a interação sócia cultural interacionista. Promover a alfabetização cientifica a partir da construção coletiva do conhecimento em uma perspectiva sócio-interacionista. Despertar o senso critico e o pensamento reflexivo a respeito de questões sócio-ambientais. Esperamos ainda despertar em nossos estudantes a vontade continuar a pesquisar e registrar o resultado de nossas pesquisas, aumentando o nível de dificuldade. Para que se promova essa interação entre as tecnologias e ambiente de aprendizagem, faz-se necessária a atualização dos equipamentos tecnológicos e professores comprometidos com essa prática pedagógica.
13
Referências utilizadas
DODGE, BERNIE. Taskonomia: Uma Taxonomia de Tarefas < (acesso em 15 de 07 de 2011). MITRULIS, ELENY. “Ensaios de inovação no ensino médio.” Cadernos de Pesquisa, 2002: ROSA, PAULO RICARDO DA SILVA. Instrumentação Para o Ensino de Ciências. Campo Grande: Edotora UFMS, 2010. VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2010. MOREIRA, MARCO ANTÔNIO & AXT, ROLANDO. “Tópicos em Ensino de Ciências”, Sagra, 1991. NOVAK, J. D. & GOWIN, D. B. “Learning How To Learn”, Cambridge University Press, 1984. DIMENSTEIN, GILBERTO. O cidadão de papel. Editora ática
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.