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UNILA: Um modelo de prática interdisciplinar para a integração da América Latina no ensino superior

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Apresentação em tema: "UNILA: Um modelo de prática interdisciplinar para a integração da América Latina no ensino superior"— Transcrição da apresentação:

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2 UNILA: Um modelo de prática interdisciplinar para a integração da América Latina no ensino superior
Rejane Bueno

3 Guia 1) A criação da Unila 2) A situação atual 3) O tripé da Unila
4) O ciclo comum de estudos 5) Alguns desafios

4 A criação da Unila 1) Projeto de lei de 12 de janeiro de 2010.
2) Instalada em Foz do Iguaçu, oeste do Paraná, entre a fronteira com o Paraguai e a Argentina. 3) Sede provisória no Parque Tecnólogico de Itaipu. 4) Inicia com 6 cursos de graduação e 200 alunos do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

5 Atualmente… 17 cursos Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana Arquitetura e Urbanismo Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade * Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento Cinema e Audiovisual Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar Engenharia Civil de Infraestrutura Engenharia de Energias Renováveis Geografia – Território e Sociedade na América Latina História - América Latina Letras – Artes e Mediação Cultural Medicina Música Relações Internacionais e Integração Saúde Coletiva

6 Atualmente (II)… 12 novos cursos em 2015.
Em 2014: alunos brasileiros, 1413 alunos estrangeiros: Argentina, Uruguai, Peru Chile, Bolívia, Colombia, Equador, Venezuela, El Salvador, França, e Alemanha.

7 O Estatuto da Unila Art.2° A UNILA tem vocação latino-americana, compromisso com a sociedade democrática, multicultural e cidadã e fundamenta sua atuação no pluralismo de ideias, no respeito pela diferença e na solidariedade, visando a formação de acadêmicos, pesquisadores e profissionais para o desenvolvimento e a integração regional.

8 O Estatuto da Unila (II)
Objetivos institucionais da Unila I – Formar cidadãos, com competência acadêmico científica e profissional, para contribuir para avanço da integração latino-americana e caribenha promovendo o conhecimento dos problemas sociais, políticos, econômicos, ambientais, científicos e tecnológicos dos diferentes países da América Latina e Caribe; VIII – contribuir para a integração solidária entre as nações, povos e culturas, mediante a cooperação internacional, o intercâmbio científico, artístico e tecnológico e o conhecimento compartilhado;

9 O Estatuto da Unila (III)
Objetivos institucionais da Unila VI – construir diálogos entre saberes, fundamentado em princípios éticos, que garantam condições dignas de vida, com justiça social na América Latina e no Caribe; X – praticar a interdisciplinaridade no conhecimento e em suas concepções pedagógicas, no ensino, na pesquisa e na extensão.

10 O Tripé da Unila Interculturalidade Integração da América Latina
Bilinguismo Interdisciplinaridade Integração da América Latina

11 Por que uma nova Universidade?
“[...] trata-se de uma mudança de modelo pedagógico e organizacional que compreende que a ação educativa se sustenta na união com o diferente, na construção de novos objetos de conhecimento, na reflexão sobre o outro e sobre o todo, no incentivo à auto-aprendizagem, no reconhecimento da diversidade.” (TAKAYANAGUI, 2009) In: Unila: consulta internacional–contribuições à concepção, organização e proposta político-pedagógica da Unila. Foz do Iguaçu: IMEA, 2009.

12 O Ciclo Comum de Estudos
Prática interdisciplinar Princípio demonstra que a integração disciplinar possibilita análise dos objetos de estudo sob diversos olhares, promovendo questionamentos permanentes que permitam a (re)criação do conhecimento. PDI Inter-relação conteúdos curriculares - atitudes, valores, habilidades, conceitos, temas: - metodologias na sala de aula, projetos de extensão/ pesquisa, diversos âmbitos acadêmicos e administrativos.

13 O Ciclo Comum de Estudos (II)
Atitude interdisciplinar Trabalhando nas atividades e disciplinas da graduação com o pensar a partir do lugar do outro e com a experimentação de novos lugares e modos de ser. Fazenda (1999) “pressupõe antes de mais nada um ato de perceber-se interdisciplinar. Esse processo é lento, exige cuidado, critério e paciência.” DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES

14 O Ciclo Comum de Estudos (III)
OBJETIVOS: Alicerçar formação profissional consciente das condições sociais, políticas, econômicas, culturais, linguísticas e ambientais - América Latina e Caribe. Estimular a atitude investigativa o desenvolvimento da atitude interdisciplinar.

15 Fundamentos de América Latina Metodologia e Epistemologia das Ciências
O Ciclo Comum de Estudos (IV) ORGANIZAÇÃO: 30 créditos – 3 semestres. Fundamentos de América Latina Línguas adicionais Metodologia e Epistemologia das Ciências

16 O Ciclo Comum de Estudos (V)
FAL Fundamentos de A. Latina I (4) Fundamentos de A. Latina II (4) Fundamentos de A. Latina III (2) Línguas Língua espanhola/portuguesa adicional básica (6) Língua espanhola/portuguesa adicional intermediária (6) Filosofia Introdução ao Pensamento Científico (4) Ética e ciência (4)

17 O Ciclo Comum de Estudos (VI)
Disciplinas obrigatórias incorporadas aos PPCs de todos os cursos; Ementas e conteúdos básicos discutidos com os docentes dos cursos para incorporá-los às necessidades de cada formação; Disciplinas articuladas entre grupos de docentes de diferentes formações; Disciplinas articuladas entre todo o eixo comum; Diálogos permanentes com os cursos.

18 (Re) Pensar a América-Latina
“Este nombre no constituye una entidad “natural” sino una idea; una idea histórica, complicada y conflictiva, que esconde múltiples diversidades y exclusiones, de las cuales hay diversas representaciones, pero aun así una idea claramente instalada en nuestras formas de conciencia.” (Mato, 2002)

19 Alguns desafios…. Práticas interdisciplinares nas quais ensino, pesquisa e extensão, de fato, estejam representadas. Consolidação de uma universidade com espaços bilingües além das salas de aula. Reflexão sobre os espaços de integração socio-econômicos.

20 Cambios necesarios…. Somos lo que hacemos para cambiar lo que somos. Creo en una identidad en movimiento, en una identidad viva. Creo mucho más en las identidades elegidas que en las identidades heredadas. Lo mejor que el mundo tiene es la cantidad de mundos que contiene. Para recuperar la universalidad de la condición humana, que es lo mejor que tenemos, hay que celebrar al mismo tiempo la diversidad de esa condición. Eduardo Galeano

21 “A idéia da interdisciplinaridade é uma ameaça à autonomia dos especialistas, vítimas de uma restrição de seu campo mental (...) implica uma verdadeira conversão da inteligência.” (Gusdorf)

22 iMuchas Gracias!


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