A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração da Produção I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração da Produção I"— Transcrição da apresentação:

1 Administração da Produção I
Prof.: André de Almeida Jaques

2 Nossa Profissão Juramento do Administrador
"Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da Administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria". O juramento foi oficializado pela RN CFA n° 201, de 15/09/68 .

3 Evolução Histórica Polia a pedra a fim de transforma- lá em utensílios era uma atividade de produção; Nessa fase os utensílios eram utilizados exclusivamente por quem o produzia; Com o passar do tempo, essa produção fez com que surgissem os primeiros artesãos, primeira forma de produção organizada;

4 Evolução Histórica A produção artesanal começa a entrar em decadência a partir do advento da Revolução Industrial; A descoberta da máquina a vapor em 1764 por James Watt, substituindo a força humana pela força das máquinas;

5 (Primeira máquina a vapor)
Evolução Histórica James Watt ( ) (Primeira máquina a vapor)

6 Evolução Histórica O artesão que até então trabalham em suas oficinas, começam a se agrupar e surgem assim as primeiras fábricas.

7 Evolução Histórica Com as fábricas surgem algumas exigências:
Padronização dos produtos e processos; Treinamento da mão de obra direta e gerencial; Desenvolvimento de técnicas de planejamento e controle da produção e de controle financeiro; Desenvolvimento de técnicas de vendas.

8 Evolução Histórica (1790 – Eli Whitney) – Introduz a padronização de componentes e teve também o início: Registro de desenhos e croquis Registro dos produtos e processos fabris Surgimento da função de projeto de produto

9 Evolução Histórica Final do Século XIX – Surge Taylor – Pai da Administração Científica

10 Ford T Década de 1910 – Henry Ford – Cria a linha de montagem.
Surge o conceito - produção em massa. Jargão do Ford (os carros dele podem ser de qualquer modelo e qualquer cor, desde que sejam do modelo T e pretos)

11 Evolução Histórica Engenharia Industrial - Melhoria da produtividade por meio de novas técnicas - conceitos introduzidos: (permaneceu até meados da década de 1960) Linha de Montagem Posto de Trabalho Estoques Intermediários Monotonia do trabalho Arranjo físico Balanceamento de linha Produtos em processo Motivação Sindicatos Manutenção preventiva Controle estatístico da qualidade Fluxogramas de processos

12 Evolução Histórica Produção Enxuta (1960) – Introduz novas técnicas como: Just-in-time (JIT) – utilizando o mínimo de matéria prima; Engenharia Simultânea – participação de todas a áreas funcionais; Tecnologia de grupo – identifica a similaridade física dos componentes com roteiros de fabricação semelhantes; Consórcio Modular – vários parceiros trabalham juntos dentro da planta; Células de Produção – unidade de manufatura e/ou serviços; Desdobramento da função qualidade (QFD) – todas as principais exigências do consumidor; Comakership – o mais alto nível de relacionamento entre cliente e fornecedor, representado por conceitos de confiança mútua; Sistemas flexíveis de manufatura (FMS) – conjunto de máquinas interligadas, Benchmarking – Comparações das operações de um setor.

13 Evolução Histórica Produção Customizada – o produto conforme o cliente pediu - o “seu” produto. (Compra de carros, computadores via Internet)

14 Evolução Histórica Fábrica do futuro Produtividade;
Projeto de produtos e processos; Layout; Comunicação visual; Postos de trabalhos; Preocupação com o meio ambiente; Gestão do conhecimento.

15 Evolução Histórica Para que a produção possa acontecer é necessário que as pessoas sintam necessidades; Essas necessidades se materializam sob formas de alimentos, transporte, habitação, vestimenta, material de higiene, etc., que são os produtos; Para que sujam os produtos, são necessários os fatores de produção.

16 Evolução Histórica Necessidade: Desejos:
São definidas como um estado mental ou físico de privações Desejos: São as corporificações das necessidades humanas moldadas segundo a cultura e a personalidade de cada indivíduo. Assim como as necessidades, os desejos crescem com o desenvolvimento da sociedade.

17 Fatores de Produção Terra (ou natureza) Capital Trabalho Tecnologias

18 Fatores de Produção Terra (ou natureza): são os recursos naturais usados na produção, provenientes da natureza.

19 Fatores de Produção Capital: são bens materiais produzidos pelo o homem e que serão utilizados na produção, mas não se destinam à imediata satisfação das necessidades. O capital pode também ser expresso como valor monetário, pois, além de facilitar, remunera o trabalho.

20 Fatores de Produção Trabalho: é o esforço do homem tão necessário em qualquer tarefa. Os materiais retirados da natureza o são pela força do trabalho, tanto através de atividades físicas como empresariais. O trabalho humano é responsável pela transformação dos produtos.

21 Fatores de Produção Tecnologias: corpo de conhecimentos que a empresa conta para produzir bens e/ou serviços.

22 Mais o que é Produção? Quais as suas funções? Preocupações? Rotinas?
Necessidade? Compromisso? O que envolve esta?


Carregar ppt "Administração da Produção I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google