Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Analisando o Passado e Especulando Sobre o Futuro da Área de Gestão De Operações
2
Fatos Históricos Importantes
1776 – publicação de A Riqueza Das Nações por Adam Smith; Invenção da máquina a vapor por James Watt; Contribuição de áreas do conhecimento: psicologia, matemática, estatística, economia industrial, estratégia de negócios, etc.
3
Fluxos de Inter-relações dos Desenvolvimentos Ocorridos Desde o Século XVII
4
Gestão de Projetos Tem desenvolvimento lento e autocontido;
Foi o primeiro tipo de gestão de operações desenvolvido e sua forma de gestão permaneceu inalterada;
5
American System of Manufacture
Coeso e autocontido; Fruto de condições históricas e do brilhantismo de Adam Smith, Charles Babbage, Eli Whitney, Samuel Colt, Singer, Andrew Carnegie, etc; Modelo Artesanal X Modelo em larga escala; Período que inaugurou os “grandes negócios”.
6
Produção Em Massa Século XX; Administração Científica – Taylor;
Produto: Automóvel; Henry Ford – domínio norte-americano na área de gestão de operações;
7
Ciência Da Administração
Contribuições da modelagem matemática, da estatística e das ciências da computação; Desenvolvimentos que resultaram nas modelagens para gestão de estoques, para gestão de filas e fluxos, de planejamento, PCP e controle estatístico de processos.
8
Ciência Da Administração
Esforço de Guerra (pesquisa operacional); Análise de sistemas (derivada da P.O.); Gestão de redes de suprimento( início do Século XXI).
9
Enfoque Social Contribuição da Psicologia; Abordagem Sociotécnica.
10
Just in Time/TQC/Lean/Agile
Fonte de aplicação na indústria automobilística; Inovações técnicas de gestão de operação;
11
Estratégia de Operações
Preocupação com os clientes, concorrentes e outros atores em torno do processo; Benchmarking, processos de desenvolvimento e implantação de estratégias de operações, melhor compreensão dos trade-offs , foco e alinhamento operacional, etc.
12
Gestão de Operações e Serviços
Século de manufatura e serviços; Enfoque nas técnicas e métodos de gestão; Abordagem específicas que contemplassem a interação com o cliente, a simultaneidade produção/consumo, a não-estocabilidade, entre outros.
13
Especulações sobre o Futuro
14
Bloco Gestão de Projetos
Quebrar práticas tradicionais de projetos; Lidar com ambientes incertos e ambíguos; Organização para projetos, ênfase em processos ou em funções, objetivos estratégicos, entre outros;
15
Bloco Just in Time/TQC/Lean/Agile
Quebrar trade-offs tradicionais; Modelos produtivos eficientes e adequados aos clientes em particular; Evolução na tecnologia de processo; Quebra de paradigmas para obtenção de eficiência com flexibilidade; Medidas de avaliação de desempenho.
16
Bloco Ciência da Administração
Melhor uso das tecnologias; Desenvolvimentos de tecnologias avançadas para benefício competitivo; Implantação.
17
Bloco Enfoque Social Encontrar formar para atrair e manter bons valores; Pesquisar e desenvolver formas de incorporar descobertas recentes(estratégia de operações com ênfase em serviços).
18
Bloco Estratégia de Operações
Falta de pesquisa empírica; Como desenvolver, manter e capitalizar as competências principais referentes a operações dentro da empresa? Como são criadas as competências? Qual o papel das rotinas na criação dessas competências? Como trabalhar melhor com os trade-offs entre critérios de desempenho, principalmente aqueles que afetam diretamente o bloco que contém desenvolvimentos referentes à produção ágil?
19
Bloco Gestão de Operações de Serviços
Como trazer a mentalidade de serviços para o ambiente fabril? Como lidar com a mudança da ênfase na transação para a ênfase no relacionamento com o cliente? Como desenhar melhores sistemas de avaliação de desempenho em serviços? Como desenvolver, implantar e manter uma estratégia de operações em serviços? Como de fato desenvolver o conceito de customização em massa em serviços?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.