Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRyan Maysonet Alterado mais de 11 anos atrás
1
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba A Gestão do Conhecimento na prática Curitiba – 2011 Gestão do Conhecimento (GC) ou (KM, do inglês Knowledge Management) Ou Gestão da Informação ?
2
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba MODELO CONCEITUAL Pode ser formulado com base em três concepções básicas, formadoras das estruturas ou pilares nas quais esse mesmo modelo se fundamenta e se sustenta (Alvarenga Neto, 2008) Sendo elas:
3
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba 1)Uma concepção estratégica da informação e do conhecimento, fatores de competitividade para organizações e nações; 2)A introdução de tais estratégias nos níveis tático e operacional por meio de várias abordagens e de ferramentas orientadas para questões da informação e do conhecimento nas organizações;
4
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba 3) A criação de um espaço organizacional para o conhecimento, o Ba ou o contexto capacitante – que são as condições favoráveis que devem ser criadas pelas organizações para favorecer o compartilhamento, a aprendizagem, as idéas e inovações, a tolerância a erros honestos e a solução colaborativa de problemas, entre outros.
5
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba "Gestão do conhecimento significa organizar e sistematizar, em todos os pontos de contato internos e externos, a capacidade da empresa de captar, gerar, criar, analisar, traduzir, transformar, modelar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externa. Essa informação deve ser transformada efetivamente em conhecimento e distribuída, tornando-se acessível-aos interessados."
6
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba Muito se fala sobre a importância do conhecimento no atual mundo dos negócios. Mas como empresas brasileiras encaram esse conceito e o traduzem em seu dia-a-dia? Pesquisa inédita realizada com executivos de grandes organizações mostra que há avanços nessa área, porém restam "territórios a ocupar. Fonte: Revista HSM Management. Estamos diante de um cenário de rara complexidade, no mundo corporativo e na sociedade em geral. Fenômenos econômicos e sociais, de alcance mundial, são responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios. A globalização da economia, impulsionada pela tecnologia da informação e pelas comunicações, é uma realidade da qual não se pode escapar. Fonte: Revista HSM Management
7
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão. Ainda segundo a mesma Revista: O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.
8
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão. Entendendo o que é KM A maioria dos executivos ouvidos (55,9%) entende que KM é a modelagem de processos corporativos a partir do conhecimento gerado (veja gráfico 1, próximo slide). Ou seja, KM seria a estruturação das atividades organizacionais encadeadas interna e externamente, com base em parâmetros gerados pelo monitoramento constante dos ambientes interno e externo (mercado, cadeia de valor etc.). Dessa forma, para a maioria das empresas, KM é um sistema de gerenciamento corporativo.
9
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão.
10
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão. A informação aplicada, o conhecimento, passa a ser um ativo da empresa e não mais um suporte à tomada de decisão. Essa realidade já é percebida, pelo menos em parte, pela maioria das empresas brasileiras ouvidas. Quando perguntadas sobre o impacto que a correta gestão do conhecimento trará para as empresas de seu setor nos próximos anos, quase a metade respondeu que as organizações que adotarem a prática da gestão do conhecimento serão as vencedoras (veja Gráfico 2 no próximo slide).
11
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba
12
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão.
13
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão. A conscientização dos executivos entrevistados quanto à importância do KM nas organizações se reflete no número de empresas que já adotam alguma prática de gestão do conhecimento, seja formal ou informal: 57,7%. E, das que não adotam, a maioria pretende fazê-lo (veja gráfico 3 no próximo). Os departamentos ou áreas organizacionais que mais se envolvem -ou que mais seriam envolvidos no caso de implantação- em projetos de KM, segundo os executivos entrevistados, são: alta gestão (95,2%), recursos humanos (77,4%) e tecnologia da informação (72%) (veja gráfico 4 na sequência).
14
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão.
15
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão.
16
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão.
17
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão.
18
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão.
19
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabe ç a das pessoas, nas veias dos processos e no cora ç ão dos departamentos, pertence tamb é m à organiza ç ão. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organiza ç ão.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.