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AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO

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Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO
A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO AYRTON SENNA

2 1. Estrutura lógica que sustenta a missão institucional
2. Concepção de A&M que estrutura as ações programáticas 3. Portfólio atual das ações de Avaliação e Monitoramento

3 1. Estrutura lógica da missão institucional IMPACTO
● Melhoria do Índice Desenvolvimento Humano RESULTADO ● Melhoria da educação pública OBJETIVO ● Oportunidades educativas de qualidade em escala ESTRATÉGIA ● Vias de desenvolvimento do potencial humano

4 Os quatro pilares da educação para o DH
Identidade Autoconhecimento Auto-estima Autoconceito Autoconfiança Visão confiante futuro Pessoais Projeto de Vida Querer-ser Autoproposição Sentido da vida Autodeterminação Resiliência Auto-realização Plenitude Sociais Compromisso coletivo Compromisso ambiente Compromisso cultura Interpessoais Reconhecimento outro Convívio / diferença Interação Comunicação Afetividade/sexualidade Convívio / grupo Relacionais Metacognitivas Autodidatismo Didatismo Construtivismo Mínimas Leitura / escrita Cálculo / resolução problemas Análise e interpretação Acesso à informação Interação crítica / mídia Cognitivas Gestão Autogestão Co-gestão Heterogestão Básicas Criatividade Gestão / produção conhecimento Produtivas Específicas Polivalência / versatilidade Profissionalização Livro Educação para o Desenvolvimento Humano - Instituto Ayrton Senna / Unesco

5 Tecnologias educacionais
Educação Formal Educação em Tempo Integral Acelera Brasil SuperAção Jovem Correção de fluxo Turno escolar expandido Se Liga Educação pelo Esporte Alfabetização Educação complementar a escola Circuito Campeão Educação pela Arte Gestão da sala de aula Educação complementar a escola Escola Conectada Gestão Nota 10 Gestão da Secretaria de Educação Tecnologia na educação

6 Indicadores Educação Formal Educação em Tempo Integral Resultado
Competência cognitiva Resultado Competência pessoal Competência social Competência produtiva Impacto Competência pessoal Competência social Competência produtiva Impacto Competência cognitiva

7 Tecnologias educacionais
Atendimento atual crianças e jovens atendidos educadores envolvidos Atendimento acumulado crianças e jovens atendidos educadores envolvidos 1.372 municípios atendidos 26 estados contemplados + Distrito Federal

8 2. Concepção de A&M das ações programáticas
SISTEMÁTICA E SISTÊMICA UTILIDADE E VIABILIDADE DINÂMICA E COOPERATIVA TOMADA DE DECISÃO AMEAÇAS EM OPORTUNI- DADES ÉTICA E TRANSPA- RENTE

9 2. Concepção de A&M das ações programáticas
DEFINIÇÃO DO FOCO 1. Análise do cenário educacional 2. Estabelecimento de prioridades IAS

10 2. Concepção de A&M das ações programáticas
DEFINIÇÃO DO FOCO Efetividade CONSTRUÇÃO DA SOLUÇÃO Eficácia Eficiência 1. Estabelecimento de indicadores, metas e estratégias 2. Monitoramento e avaliação de processo 3. Avaliação externa de resultados e impacto IAS

11 2. Concepção de A&M das ações programáticas
DEFINIÇÃO DO FOCO CONSTRUÇÃO DA SOLUÇÃO 1. Avaliação do contexto local: ameaças e oportunidades DEFINIÇÃO PELA IMPLANTAÇÃO IAS

12 2. Concepção de A&M das ações programáticas
DEFINIÇÃO DO FOCO CONSTRUÇÃO DA SOLUÇÃO Avaliação interna: parâmetros IAS 2. Avaliação externa: parâmetros nacionais DEFINIÇÃO PELA IMPLANTAÇÃO RESULTADO IAS

13 2. Concepção de A&M das ações programáticas
DEFINIÇÃO DO FOCO CONSTRUÇÃO DA SOLUÇÃO 1. Sucesso do Programa 2. Fidedignidade dos Resultados 3. Inovações estratégicas e operacionais MONITORA MENTO DEFINIÇÃO PELA IMPLANTAÇÃO RESULTADO IAS

14 2. Concepção de A&M das ações programáticas
DEFINIÇÃO DO FOCO Financeiros MOBILIZAÇÃO E DISSEMINAÇÃO CONSTRUÇÃO DA SOLUÇÃO Pessoais Vontade política Profissionais 2. Compromisso ético 3. Competência técnica MONITORA MENTO DEFINIÇÃO PELA IMPLANTAÇÃO RESULTADO IAS

15 2. Concepção de A&M das ações programáticas
DEFINIÇÃO DO FOCO MOBILIZAÇÃO E DISSEMINAÇÃO CONSTRUÇÃO DA SOLUÇÃO AVALIAÇÃO MONITORA MENTO DEFINIÇÃO PELA IMPLANTAÇÃO RESULTADO IAS

16 Nem tudo que é importante pode ser avaliado
3. Portfólio atual das ações de A&M Nem tudo que é importante pode ser avaliado E nem tudo que pode ser avaliado é importante Adaptação livre de frase de Albert Einstein

17 Tecnologias educacionais
Educação Formal Educação em Tempo Integral Acelera Brasil SuperAção Jovem Correção de fluxo Turno escolar expandido Se Liga Educação pelo Esporte Alfabetização Educação complementar a escola Circuito Campeão Educação pela Arte Gestão da sala de aula Educação complementar a escola Escola Conectada Gestão Nota 10 Gestão da Secretaria de Educação Tecnologia na educação

18 Impacto sobre a taxa de aprovação
3. Portfólio A&M - Educação Formal AVALIAÇÃO EXTERNA - IMPACTO ● Indicadores quantitativos: fluxo escolar (1ª. a 4ª. série) → Realizada por Ricardo Paes de Barros e equipe do IETS 62 64 66 68 70 72 74 76 78 80 82 Antes do programa (1999) Após o programa (2005) Impacto sobre a taxa de aprovação Não beneficiados até 2005 Beneficiados entre 1999 e 2005 1,7 p.p. / 6,0 anos = 0,3 p.p./ano Progresso anual 7,2 p.p. / 2,5 anos = 2,9 p.p./ano Impacto anual 77,9 7.2 p.p. 2,9 p.p. / ano + 0,3 p.p / ano = 11 * 0,3 p.p. / ano 68,9 70,6 1,7 p.p. Taxa de aprovação (%)

19 3. Portfólio A&M - Educação Formal
AVALIAÇÃO EXTERNA - IMPACTO ● Indicadores quantitativos: fluxo escolar (1ª. a 4ª. série) → Realizada por Ricardo Paes de Barros e equipe do IETS AVALIAÇÃO EXTERNA - RESULTADO ● Indicadores quali/quanti: desempenho (1ª, 4ª, 8ª série SAEB) → Realizada anualmente pela Fundação Carlos Chagas ● Correlação indicadores eficiência/gestão com desempenho → Realizada pela Fundação Cesgranrio

20 3. Portfólio A&M - Educação Formal
AVALIAÇÃO EXTERNA - IMPACTO ● Indicadores quantitativos: fluxo escolar (1ª. a 4ª. série) → Realizada por Ricardo Paes de Barros e equipe do IETS AVALIAÇÃO EXTERNA - RESULTADO ● Indicadores quali/quanti: desempenho (1ª, 4ª, 8ª série SAEB) → Realizada anualmente pela Fundação Carlos Chagas ● Correlação indicadores eficiência/gestão com desempenho → Realizada pela Fundação Cesgranrio AVALIAÇÃO INTERNA - RESULTADO ● Indicadores qualitativos: desempenho (série inicial e 1ª a 4ª) → Realizada semestralmente pelo IAS e parceiros

21 3. Portfólio A&M - Educação Formal
AVALIAÇÃO EXTERNA - IMPACTO ● Indicadores quantitativos: fluxo escolar (1ª. a 4ª. série) → Realizada por Ricardo Paes de Barros e equipe do IETS AVALIAÇÃO EXTERNA - RESULTADO ● Indicadores quali/quanti: desempenho (1ª, 4ª, 8ª série SAEB) → Realizada anualmente pela Fundação Carlos Chagas ● Correlação indicadores eficiência/gestão com desempenho → Realizada pela Fundação Cesgranrio AVALIAÇÃO INTERNA - RESULTADO ● Indicadores qualitativos: desempenho (série inicial e 1ª a 4ª) → Realizada semestralmente pelo IAS e parceiros MONITORAMENTO ● Acompanhamento mensal alunos: Sistema IAS Informação ● Acompanhamento mensal gestão: Relatórios ABCDE

22 3. Portfólio atual das ações de A&M
Educação Formal Educação em Tempo Integral Acelera Brasil SuperAção Jovem Correção de fluxo Turno escolar expandido Se Liga Educação pelo Esporte Alfabetização Educação complementar a escola Circuito Campeão Educação pela Arte Gestão da sala de aula Educação complementar a escola Gestão Nota 10 Escola Conectada Gestão da Secretaria de Educação Tecnologia na educação

23 3. Portfólio A&M - Educação Tempo Integral
AVALIAÇÃO EXTERNA - IMPACTO ● Indicadores quali/quanti: habilidades não cognitivas → Naércio Menezes, Marcos Rangel e Ricardo Madeira

24 3. Portfólio A&M - Educação Tempo Integral
AVALIAÇÃO EXTERNA - IMPACTO ● Indicadores quali/quanti: habilidades não cognitivas → Naércio Menezes, Marcos Rangel e Ricardo Madeira AVALIAÇÃO EXTERNA - RESULTADO ● Indicadores quali/quanti: alfabetismo funcional (INAF) → Realizada por Ibope, IPM e Ação Educativa

25 3. Portfólio A&M - Educação Tempo Integral
AVALIAÇÃO EXTERNA - IMPACTO ● Indicadores quali/quanti: habilidades não cognitivas → Naércio Menezes, Marcos Rangel e Ricardo Madeira AVALIAÇÃO EXTERNA - RESULTADO ● Indicadores quali/quanti: alfabetismo funcional (INAF) → Realizada por Ibope, IPM e Ação Educativa AVALIAÇÃO INTERNA - RESULTADO ● Acompanhamento anual alunos: Sistema IAS Informação ● Avaliação bienal não cognitiva: quatro pilares da educação

26 3. Portfólio A&M - Educação Tempo Integral
AVALIAÇÃO EXTERNA - IMPACTO ● Indicadores quali/quanti: habilidades não cognitivas → Naércio Menezes, Marcos Rangel e Ricardo Madeira AVALIAÇÃO EXTERNA - RESULTADO ● Indicadores quali/quanti: alfabetismo funcional (INAF) → Realizada por Ibope, IPM e Ação Educativa AVALIAÇÃO INTERNA - RESULTADO ● Acompanhamento anual alunos: Sistema IAS Informação ● Avaliação bienal não cognitiva: quatro pilares da educação MONITORAMENTO ● Acompanhamento mensal da gestão: SIPS

27 “Muito mais que comprovações, o que se busca com a avaliação
é a consolidação de uma cultura de reflexão permanente e sistemática sobre os conceitos e as práticas adotados para o desenvolvimento de potenciais humanos” Livro Educação para o Desenvolvimento Humano - Instituto Ayrton Senna / Unesco


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