A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano Plurianual de Gestão 2014 – 2018 _______________ Plano Escolar 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano Plurianual de Gestão 2014 – 2018 _______________ Plano Escolar 2014."— Transcrição da apresentação:

1

2 Plano Plurianual de Gestão 2014 – 2018 _______________ Plano Escolar 2014

3 O QUE É PLANEJAR? “É um ato de pensar sobre um possível e viável fazer.” ( Menegolla; Sant’Anna, 2012, p. 15) POR QUE PLANEJAR? Para que se possa ter uma previsão de necessidades, tanto de recursos humanos quanto de recursos materiais, a fim de alcançar um objetivo ou realizar um projeto.

4 ITENS DO PPG 1 – Introdução; 2 – Participantes; 3 – Projeto Político Pedagógico 4 – Atos Legais; 5 – Histórico; 6 – Recursos Humanos; 7 – Recursos Físicos; 8 – Recursos Materiais; 9 – Recursos Financeiros;

5 10 – Serviços Terceirizados; 11 – Recursos Humanos; 12 – Missão; 13 – Visão; 14 – Características Regionais; 15 – Características do Corpo Discente; 16 – Avaliação do Cumprimento de Metas do Ano Anterior; 17 – Pontos Fortes; 18 – Situação Problema;

6 19 – Prioridades; 20 – Objetivos: - Geral; - Específicos; 21 – Projetos 2014; 22 – Projetos Futuros; 23 – Parecer do Conselho de escola.

7 É hora do café!!!

8 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

9 PROJETO: É um plano de ação para a realização de um pensar. POLÍTICO: “É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade" (André, p. 189) PEDAGÓGICO: “É a dimensão que trata de definir as ações educativas da escola...” (Veiga, p. 12)

10 O PPG é como o corpo humano. O PPP é a coluna. Os itens que compõem o PPP são as vértebras.

11 ITENS ESSENCIAIS (vértebras) DO PPP 1 - Introdução; 2 – Valores; 3 – Princípios Pedagógicos; 4 – Especificidade de cada curso oferecido pela escola; 5 – Projetos; 6 – TCC; 7 – Avaliação e Recuperação; 8 – Atividades Produtivas (agrícolas).

12 1 – INTRODUÇÃO a) Orientações: - Apresentação da identidade da escola - Quem é ela na comunidade na qual está inserida? b) Exemplos: - Conhecer a comunidade; - saber de suas necessidades; - contextualizar-se dentro desta realidade.

13 2 – VALORES a) Orientações: - Apresentação dos valores que pautam as ações escolares; - Eles indicarão o alicerce utilizado para atingir os objetivos, as metas e de como traçar as estratégias.

14

15 b) Exemplos: - liberdade; - respeito ao meio ambiente; - cooperação; - transparência; - combate à intolerância; - Educação solidária; valorização da vida e da biodiversidade; - atitude ética e a valorização das relações interpessoais; - interação escola-família-comunidade; - qualificação e competência profissional; - outros.

16 3 – PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS a) Orientações: - trabalho de toda a equipe, com base no contexto no qual a escola está inserida. b) Exemplos: - Respeitar o tempo de aprendizagem de cada aluno; - Despertar a curiosidade e o desejo do educando pelo objeto de estudo; - conhecer os educandos em sua realidade; outros.

17 4 – ESPECIFICIDADE POR CURSO a) Orientações: - Como ele acontece na prática? - Informar dados referentes ao curso; - Quais as atividades desenvolvidas? - Quais são os equipamentos utilizados? - Quantos e como são os laboratórios existentes nas unidades? - Como serão trabalhados os componentes curriculares obrigatórios não contemplados na Matriz curricular do Ensino Médio (sociologia, Filosofia e Espanhol).

18 b) Exemplos: - Um breve resumo das principais atividades que serão desenvolvidas pelo futuro profissional; - Qual profissional a escola irá formar? - Demanda, evasão e egressos; - estágio obrigatório/não obrigatório; - visitas técnicas; - aulas aso sábados; - projetos sociais.

19 5 – PROJETOS a) Orientações: - Como a escola desenvolve os projetos e práticas de gestão? b) Exemplos: - projetos técnicos; - projetos sociais; - interdisciplinaridades; - ações comunitárias; - Estágio supervisionado; - TCC.

20 6 – Trabalho de Conclusão de Curso – TCC a) Orientações: - breve definição (manual do CPS); - Quais os instrumentos avaliativos do TCC? - Quais as formas de apresentação? - Há proposta interdisciplinar (detalhar)? b) Exemplos: - pertinência e atualidade do tema; - viabilidade técnica e econômica da proposta; - cumprimento do cronograma proposto; - Formatação do trabalho; - banca, feira, exposição, outros

21 7 – AVALIAÇÃO E RECUPERAÇÃO a) Orientações: - Como são trabalhados os instrumentos avaliativos da escola? - Qual é a finalidade e como é desenvolvido o processo avaliativo da recuperação? b) Exemplos: - prova dissertativa, prova objetiva, redação, exposição oral, trabalho/atividade individual, trabalho/atividade em grupo, outros.

22

23 OFICINA: ANALISAR O PPP DA ETEC “ABC” UTILIZANDO O ROTEIRO/CHECKLIST.

24 ANP – 31/03/2014 gspleste.supervisao@centropaulasouza.sp.gov.br

25 Dicas: -Considerar o contexto no qual a escola está inserida; -O PPG deve ser analisado como um todo; -Perfil dos alunos e docentes; -Infraestrutura; -Objetividade agregada aos devidos valores.

26 Pesquisa de Satisfação

27 Planejamento da Supervisão Grande São Paulo Leste - 2014 -Projetos Saep 2014; -Anexo IV; -Observatório Escolar 2014; -Prazos para Bonificação; -Calendários e Matrizes escolares; -Orientador Educacional e Coordenador de Projetos; -Parecer dos projetos pelo Diretor(a); -Equipamentos.

28 Obrigada a todos e todas pela atenção!!! Bom trabalho em 2014!!! Equipe GSP Leste: Valéria Racero Pimenidis Supervisora Pedagógica Regional Marcela Lacorte Gelfusa Cocite Coordenadora de Projetos Nivia Cristiane de Macedo Coordenadora de Projetos Renata Fermino Ferrari Coordenadora de Projetos – GEF Miriam Rita Pitorri Assistente Administrativa


Carregar ppt "Plano Plurianual de Gestão 2014 – 2018 _______________ Plano Escolar 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google