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Marketing de Serviços O diferencial.

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Apresentação em tema: "Marketing de Serviços O diferencial."— Transcrição da apresentação:

1 Marketing de Serviços O diferencial

2 Como posicionar seu serviço
TERCEIRA PARTE Como posicionar seu serviço

3 DEFININDO O POSICIONAMENTO
10 itens de posicionamento de marca (Brand Positioning Statement) Marca Posicionamento da marca Principais concorrentes Público alvo Benefícios funcionais Características de uso Benefícios emocionais Política de preços Ambiente/Embalagem Política de promoções

4 DEFININDO O CONCEITO DO SERVIÇO
Mecanismos de definição dos atributos do serviço Pesquisa com clientes potenciais Análise da concorrência O mesmo indivíduo pode estabelecer prioridades diferentes para o mesmo atributo, de acordo com o contexto: Finalidade do uso do serviço Quem decide a compra Momento do uso Condições de uso (individual ou coletivo)

5 EXEMPLO Definindo um restaurante Almoço com amigos
Almoço com familiares Almoço de negócios Lanche rápido com colega de trabalho Jantar com ela/ele?

6 DEFININDO O CONCEITO DO SERVIÇO
Atributos importantes Atributos determinantes

7 DEFININDO O CONCEITO DO SERVIÇO
Vista (beleza da paisagem) Condições de hospedagem Facilidade de acesso Qualidade dos monitores Segurança Determinantes Importantes

8 ESTABELECENDO OS NÍVEIS DO SERVIÇO
MARKETING DEVE DECIDIR SOBRE QUAL NÍVEL DE DESEMPENHO OFERECER EM CADA ATRIBUTO Considerar a necessidade de medidas QUANTITATIVAS Preço Grau de pontualidade Criar indicadores quantitativos, mesmo para os aspectos mais qualitativos Grau de satisfação do cliente Qualidade do atendimento

9 OS 4 PRINCÍPIOS DO POSICIONAMENTO
Uma empresa deve ocupar uma posição na mente de seus clientes-alvo (target) Essa posição deve ser singular e transmitir uma mensagem simples e consistente Essa posição deve destacar a empresa de seus concorrentes Uma empresa não pode ser tudo para todos; ela deve concentrar seus esforços Jack Trout

10 6 QUESTÕES SOBRE POSICIONAMENTO
O que nossa empresa representa na mente dos clientes (atuais e futuros)? Quais clientes atendemos agora e quais queremos atender no futuro? Quais as características de nossos serviços atuais (produtos principais e elementos suplementares) e a quais segmentos cada serviços está voltado? Quais as diferenças entre nossa oferta de serviços e as de nossos concorrentes? Até que ponto os clientes-alvo percebem que nossos serviços atendem às suas necessidades? Que mudanças precisamos fazer para fortalecer nossa posição competitiva nos mercados-alvo de nosso interesse?

11 4 PRINCÍPIOS + 6 QUESTÕES = 10 DE RESULTADO
Principal motivo para se seguir os 4 princípios do posicionamento e responder as 6 questões sobre posicionamento EVITAR QUE SE INVISTA MUITO EM DIFERENÇAS QUE POSSAM SER COPIADAS COM FACILIDADE!

12 MODELO DAS 4 AÇÕES

13 ANÁLISE DE MERCADO

14 Aplicando os 7 Ps do Marketing de Serviços
QUARTA PARTE Aplicando os 7 Ps do Marketing de Serviços

15 QUARTA PARTE roduto


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