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Marketing de Serviços O diferencial
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Como posicionar seu serviço
TERCEIRA PARTE Como posicionar seu serviço
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DEFININDO O POSICIONAMENTO
10 itens de posicionamento de marca (Brand Positioning Statement) Marca Posicionamento da marca Principais concorrentes Público alvo Benefícios funcionais Características de uso Benefícios emocionais Política de preços Ambiente/Embalagem Política de promoções
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DEFININDO O CONCEITO DO SERVIÇO
Mecanismos de definição dos atributos do serviço Pesquisa com clientes potenciais Análise da concorrência O mesmo indivíduo pode estabelecer prioridades diferentes para o mesmo atributo, de acordo com o contexto: Finalidade do uso do serviço Quem decide a compra Momento do uso Condições de uso (individual ou coletivo)
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EXEMPLO Definindo um restaurante Almoço com amigos
Almoço com familiares Almoço de negócios Lanche rápido com colega de trabalho Jantar com ela/ele?
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DEFININDO O CONCEITO DO SERVIÇO
Atributos importantes Atributos determinantes
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DEFININDO O CONCEITO DO SERVIÇO
Vista (beleza da paisagem) Condições de hospedagem Facilidade de acesso Qualidade dos monitores Segurança Determinantes Importantes
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ESTABELECENDO OS NÍVEIS DO SERVIÇO
MARKETING DEVE DECIDIR SOBRE QUAL NÍVEL DE DESEMPENHO OFERECER EM CADA ATRIBUTO Considerar a necessidade de medidas QUANTITATIVAS Preço Grau de pontualidade Criar indicadores quantitativos, mesmo para os aspectos mais qualitativos Grau de satisfação do cliente Qualidade do atendimento
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OS 4 PRINCÍPIOS DO POSICIONAMENTO
Uma empresa deve ocupar uma posição na mente de seus clientes-alvo (target) Essa posição deve ser singular e transmitir uma mensagem simples e consistente Essa posição deve destacar a empresa de seus concorrentes Uma empresa não pode ser tudo para todos; ela deve concentrar seus esforços Jack Trout
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6 QUESTÕES SOBRE POSICIONAMENTO
O que nossa empresa representa na mente dos clientes (atuais e futuros)? Quais clientes atendemos agora e quais queremos atender no futuro? Quais as características de nossos serviços atuais (produtos principais e elementos suplementares) e a quais segmentos cada serviços está voltado? Quais as diferenças entre nossa oferta de serviços e as de nossos concorrentes? Até que ponto os clientes-alvo percebem que nossos serviços atendem às suas necessidades? Que mudanças precisamos fazer para fortalecer nossa posição competitiva nos mercados-alvo de nosso interesse?
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4 PRINCÍPIOS + 6 QUESTÕES = 10 DE RESULTADO
Principal motivo para se seguir os 4 princípios do posicionamento e responder as 6 questões sobre posicionamento EVITAR QUE SE INVISTA MUITO EM DIFERENÇAS QUE POSSAM SER COPIADAS COM FACILIDADE!
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MODELO DAS 4 AÇÕES
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ANÁLISE DE MERCADO
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Aplicando os 7 Ps do Marketing de Serviços
QUARTA PARTE Aplicando os 7 Ps do Marketing de Serviços
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QUARTA PARTE roduto
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