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PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
TGP132A E TGP 141A António Albano Baptista Moreira

2 Apresentação Formado em Administração e Pós graduado em Gestão Estratégica; Executivo Sênior em Multinacionais de classe mundial, na área de TI; Instrutor do Sebrae para os cursos Aprender a Empreender e Soldado Cidadão; Coordenador dos Cursos Gestão Estratégica de PMEs, Finanças e Tributária - CET OPET; Professor de Empreendedorismo e Gestão – CET OPET, FAEL; Palestrante de Motivação, Criatividade e Gestão; Consultor para pequenas e médias empresas em Gestão, BI e TI; 2

3 Dados do professor António Albano Baptista Moreira
antonioabmoreira aabmoreira 3

4 Aula 1 – 31/07/2014 OBJETIVOS Apresentação pessoal A disciplina Organização Expectativas Calendário Filmes Quais os desafios ?

5 O que responder Qual a importância das informações
O que vai ser a disciplina? Como vai funcionar? PPC, Plano Ensino, Ementa? O que é Gestão? Qual a importância das informações no processo empresarial? Quais os desafios atuais da Logística? O PPCP dentro das empresas e sua Importância?

6 BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS
Plano de aula DATA BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 31/07 Apresentação individual e da disciplina, formas de avaliação, contrato pedagógico, organização geral. Desafios atuais da Logística, importância do PPCP. TODAS DE FORMA GERAL COMPETÊNCIA 1 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE

7 Contrato Turmas : TGP141A TGP132A Objetivos comuns, quais? Organização
Integração Participação Crescimento Resultados a atingir?

8 Metodologia Aulas expositivas com apoio de slides e quadro, filmes, estudo de casos, trabalhos individuais, filmes e debates.

9 Objetivos da Instituição
Missão, visão, valores Perfil do egresso Competência: Conhecimento, habilidade, atitude CHTAE

10 Material de apoio

11 Material de apoio

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13 Material de apoio

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15 Plano de aula

16 O acertado não é caro ... Comportamento Uso aparelhos eletrônicos
Participação Interesse comum

17 Contrato Turmas : TGP11A TGP112A TGP131A Objetivos comuns, quais?
Organização Integração Participação Crescimento Resultados a atingir?

18 Metodologia Aulas expositivas com apoio de slides e quadro, filmes, estudo de casos, trabalhos individuais, filmes e debates.

19 Objetivos da Instituição
Missão, visão, valores Perfil do egresso Competência: Conhecimento, habilidade, atitude

20 De que se trata ... Nesta disciplina o aluno irá entender Planejamento e programação da produção; Nivelamento produtivo; Recursos físicos e humanos na produção; Sistema misto de produção; Sequenciamento de produção; Controle de produção ; Cronogramas de fabricação (lead-time e tempo de fluxo). Técnicas de controle de chão de fábrica - CEP.

21 Competências Nº Descrição Nív el 1 Entender a natureza do planejamento
F 2 Compreender a integração do sistema informação a programação de produção 3 Saber os conceitos de programação e controle da produção 4 Fazer a programação da produção com base na capacidade de produção N 5 Programar a produção, alocando os recursos físicos e humanos na produção

22 Competências 6 Utilizar as ferramentas e sistemas para planejar N 7
Descrição Nível 6 Utilizar as ferramentas e sistemas para planejar N 7 Determinar o controle do processo utilizando –se do CEP – controle estatístico do processo. 8 Conhecer as limitações á tarefa de planejamento e controle I 9 Conhecer os mecanismos de Controle da produção, visando o cumprimento dos cronogramas de fabricação 10 Conhecer os conceitos do JIT e Kambam

23 Apoio bibliográfico Bibliografia Básica
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. . Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. CORRÊA, Henrique Luiz; GIANESI, Irineu G. N. Just in time, MRP II e OPT: um enfoque estratégico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1993. TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual de planejamento e controle da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

24 Apoio bibliográfico Bibliografia Complementar Referência
RIBEIRO, Paulo Décio. Kanban: resultados de uma implantação bem sucedida. 5. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: COP Editora, 1989. SLACK, Nigel. Vantagem competitiva em manufatura: atingindo. São Paulo: Atlas, 1993.

25 Apoio bibliográfico - Livros de trabalho
TÍTULO AUTOR/EDITORA JOGO DE EMPRESAS COMPETÊNCIAS 3, 4, 5 E 10

26 Conteúdo Programático
Competência 1: Conceitos de planejamento, programação e controle; Tarefas do planejamento e do controle; Programação empurrada e puxada. Competência 2 : Diagrama de PERT / CPM; Estudo do tempo; Complexidade da atividade de programação; Balanceamento – empurrada / puxada. Competência 3: Planejamento e controle da capacidade produtiva; Medição da demanda e da capacidade; Modelos analíticos de filas. Competência 4: Sistema Just in Time Sistema Kambam Competência 5: Planejamento e controle do estoque; Parâmetros de ressuprimento; Sistema de informação do estoque; Similaridades e diferenças entre JIT e MRP. Competência 6 Sistemas de controle de produção; Controle estatístico de processo - CEP Uma abordagem baseada no produto; Uma abordagem baseada na manufatura.

27 COMPETÊNCIA 7 Sistemas de controle de produção; Controle estatístico de processo - CEP Uma abordagem baseada no produto; Uma abordagem baseada na manufatura. COMPETÊNCIA 8 Planejamento e controle da capacidade produtiva; Medição da demanda e da capacidade; Modelos analíticos de filas. COMPETÊNCIA 9 Conceitos de planejamento, programação e controle; Tarefas do planejamento e do controle; Programação empurrada e puxada. Conceitos de planejamento, programação e controle; Programação empurrada e puxada. COMPETÊNCIA 10 Sistema Just in Time Sistema Kambam

28 AVALIAÇÕES: 25/09 AVALIAÇÃO ESCRITA INDIVIDUAL RECONTRUÇÃO DUAS AULAS DEPOIS 20/11 AVALIAÇÃO ESCRITA INDIVIDUAL 27/11 RECONTRUÇÃO JOGO DE EMPRESAS – RELATÓRIO 1 25/09 RELATÓRIO 2 22/10 RELATÓRIO 3 20/11

29 Material adicional Livros digitalizados

30 Na internet ... Links de páginas, blogs, etc

31 Sessão pipoca ... Do you know it?

32 Importância da gestão dos Estoques

33 Custo Brasil dos Estoques
Japão – Média de 7 dias de Estoques EUA – Média de 15 dias de Estoques Brasil – Média 30/45 dias de Estoques Exemplo: Consumo médio de 10 unidades/dia Custo de R$100,00/unidade (só de material) Estoque Máximo: Japão – 7 x 10 = 70 x R$ 100,00 = R$ 7.000,00 EUA – 15 x 10 = 150 x R$ 100,00 = R$ ,00 (114% +) Brasil – 45 x 10 = 450 x R$ 100,00 = R$ ,00 (200% +)(543% +) Sem custos de armazenagem, movimentação, etc.

34 Impacto financeiro dos estoques

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45 GENERALIDADES SOBRE ADMINISTRAÇÃO
Vamos ao conteúdo GENERALIDADES SOBRE ADMINISTRAÇÃO

46 Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ?
OS NOVOS DESAFIOS Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ? Nova gestão X Velha gestão ? Novo consumidor X Velho consumidor ? Novo administrador X Velho administrador ?

47 Revista Época Negócios, março 2007, pág. 170

48 Humm

49 O profissional ? Criatividade Adaptabilidade Resiliência
Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades

50 Dados da importância das PMEs
6,5 milhões de PMEs no País; 50 mil Médias; 60% de todos os empregos com carteira; 19,6 milhões de trabalhadores

51 Cenário atual Globalização dos negócios e em crise
Complexidade e volume das variáveis em jogo Grande volume de dados Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever. RESULTADO

52 Dados de 2004 30 a 61% morrem no primeiro ano;
40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

53 Problemas das PME´s A taxa de mortalidade das empresas até três anos após sua criação : 30 a 61% morrem no primeiro ano; 40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

54 O Ambiente nas PME’s ü Falta de Capital de Giro; ü Falta de crédito;
Sobrevivência e Mortalidade das Empresas Paulistas de 1 a 5 anos : ü      Falta de Capital de Giro; ü      Falta de crédito; ü      Problemas Financeiros; ü      Maus pagadores; ü      Falta de Clientes; ü      Concorrência muito forte; ü      Instalações inadequadas; ü      Ponto inadequado; ü      Carga tributária elevada; ü      Fala de mão-de-obra qualificada; ü      Falta de conhecimentos gerenciais; ü      Recessão econômica no país.

55 Causas da mortalidade 1º Falta de Capital de Giro - 42 %
2º Falta de Clientes % 3º Problemas financeiros % 4º Maus Pagadores % 5º Falta de Crédito % Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil Sebrae - Relatório de Pesquisa Brasília Agosto 2004

56 O Ambiente nas PME’s Principais dificuldades na condução da empresa :

57 APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA
Houve redução de custos em sua empresa após a aplicação dos novos conhecimentos e informações? Base: respondentes

58 Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ?
APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA E REDUZIRAM CUSTOS Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ? 13% Base: 39 respondentes

59 Administração / Gestão
Como ? Administração / Gestão

60 Gestão Alocar recursos para atingir resultados
Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Tudo isso para atingir um objetivo

61 O que é essa tal De Gestão ?
Antes de mais ... O que é essa tal De Gestão ?

62 Gestão Processo ou resultado? Alocar recursos para atingir resultados
Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Resultado, Resultado,Resultado ...

63 Então ... A melhor forma de organizar as pessoas e recursos para maximizar a produtividade, a inovação, a geração de valor.

64 Ciclo da Gestão Prever Planejar Organizar / liderar Controlar Avaliar

65 Controlar ... Organizar ... Planejar ... Prever ... Avaliar ... Controlar ... Organizar ... Planejar ... Prever ...

66 Uma viagem Objetivos Futuro Presente Tomada de decisões Necessidades

67 Uma mistura de mãe Diná com MacGyver
O que temos que ser ? O Gestor é um criador ... Uma mistura de mãe Diná com MacGyver

68 Ou ... P – Plan D – Do C – Check A - Act

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70 Gestão de Excelência Classe Mundial

71 PADRÕES PRODUTIVIDADE QUALIDADE CRITÉRIOS EFICIÊNCIA EFICÁCIA EFETIVIDADE GERAR VALOR

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73 TUDO ISSO COM .... Ética Moral Transparência
Satisfação dos colaboradores Responsabilidade social Sustentabilidade

74 Critérios de Excelência na Gestão
Fundamentos 1. Pensamento sistêmico 2. Cultura de inovação 3. Geração de valor (resultado e cliente) 4. Orientação por processos e informações 5. Conhecimento sobre o cliente e mercado 6. Aprendizado organizacional 7. Liderança e constância de propósitos 8. Visão do futuro 9. Valorização das pessoas 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade ética e social

75 Empresa como um Processo

76

77 Missão Visão Valores Estratégia Metas Pessoas Processos

78 De outra forma ... Toda a empresa ou indíviduo de sucesso se alicerça em algumas coisas importantes: Missão Visão Roteiro Produto Processos Estratégia Pessoas ALMA TÉCNICA HABILIDADES PESSOAIS

79 Vamos nos organizar Missão Visão Valores Produto Processo Estrutura
Pessoas Estratégia

80 Processo de Gestão Tomada de decisão que leve ao resultado desejado.
Mais valor para a empresa através de mais valor para o cliente.

81 Gerar Vantagens Competitivas.
Tomada de Decisão: Para agregar Valor e Gerar Vantagens Competitivas.

82 Gerir é ... Tomar decisões !! Programadas e Não programadas

83 Tomada de decisão Decisão Alternativas Avaliação Diagnóstico Problema

84 Fases da tomada de decisão
Fases do processo Detalhes Técnicas 5. Avaliação Confronto com os objetivos e metas Análise das vantagens e desvantagens Árvore de decisões BI Indicadores 4. Decisão Fazer chegar a todos os níveis Pesquisas de satisfação 3. Alternativas Definição dos cenários e consequências de cada um. Brainstorming Brainwriting Business Intelligence 2. Diagnóstico Busca de entendimento Informações, Sistemas, Pareto, Ishikawa, etc. 1. Problema / Meta Resolução ou busca de objetivo Planejamento Resultados, Pesquisas

85 A Gestão + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real.

86 Estrutura e Fluxo da decisão
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado Estratégico Decisão Análise Gerencial Informação Organização dos Dados Operacional Coleta e Controle dos Dados

87 A Gestão Lucratividade Rentabilidade Endividamento Capital de Giro Mercado Patrimônio Líquido É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real.

88 Fluxo da decisão Lucratividade Rentabilidade Endividamento
Capital de Giro Mercado Patrimônio Líquido INDICADORES DESEMPENHO CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC. METAS

89 Estrutura e Fluxo da decisão
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INDICADORES LUCRATIVIDADE : CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC. METAS

90 Estrutura e Fluxo da decisão
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado Estratégico Decisão OBJETIVOS Análise Gerencial Informação INFORMAÇÕES Organização dos Dados Operacional Coleta e Controle dos Dados

91 Permanecer Viva !!

92 S A N T O G R L V I D A E T R N

93 Em busca do “Santo Graal”
MODELO ORGANIZACIONAL Estrutura funcional Foco nos produtos MERCADO PROCESSOS Sistemas não Integrados TECNOLOGIA INTELIGÊNCIA HUMANA

94 Então temos que ... Gerir com técnica; Buscar informações;
Usar as informações ao tomar decisões.

95 Sem dados não há gestão ... Gestão – Prever, Planejar, Organizar, Controlar e Avaliar Sem controle não há Gestão Não existe controle sem medir

96 Quais Dados ? Dados que reflitam a atividade;
Dados que permitam prever o futuro; Dados que permitam planejar; Dados que permitam controlar a atividade.

97 Por onde começar JÁ FOI ASSIM PREÇO = CUSTO + LUCRO

98 VALOR = BENEFÍCIO – CUSTO
Hoje Para a empresa LUCRO = PREÇO - CUSTO Para o cliente VALOR = BENEFÍCIO – CUSTO

99 Como fazer isso ? AUMENTAR O BENEFÍCIO AUMENTO DAS VENDAS
AUMENTO DO PREÇO DIMINUIR CUSTO

100 Aumentar o Benefício Prestígio, Exclusividade;
Imagem, estilo, status para o produto; Personalização e Especialização; Entrega, Instalação; Funcionalidade e confiabilidade; Garantia, serviços adicionais; Percepção de prazer do cliente.

101 Aumento das Vendas Produto diferenciado (embalagem, uso, etc);
Novos mercados, novos usos; Necessidade não atendida; Serviço agregado, algo mais; Novo produto – inovação tecnológica.

102 Aumento do Preço Criar mais valor para o cliente; Produto diferenciado
(embalagem, uso, etc); Inovação tecnológica; Atendimento diferenciado; Fazer diferente do concorrente; Nova percepção do cliente.

103 Diminuindo Custo Fazer com menos Fazer melhor Fazer mais

104 Quais as perguntas a responder ?
Código? Quantidade? Qualidade? Tempo? Não vai faltar? Não vai sobrar?

105 LOGÍSTICA E SEUS DESAFIOS
Vamos ao conteúdo LOGÍSTICA E SEUS DESAFIOS

106 Propósito da Logística
Representar a vontade do cliente dentro da empresa Conscientizando-se que: os clientes são exigentes e buscam ter facilidades/oportunidades para consumir a concorrência está globalizada devemos buscar respostas para atender aos clientes em qualquer lugar do mundo. O Serviço Logístico é um diferencial competitivo para "disponibilizar o produto certo, no local certo, no momento certo, na melhor qualidade e ao menor custo". Pode garantir a fidelização na hora da compra pois os produtos estão semelhantes.

107 Propósito da Logística
Representar a vontade do cliente dentro da empresa Avaliando sempre:      como se antecipar às necessidades dos clientes? como garantir a disponibilidade de produtos e serviços quando o cliente quiser consumir? como superar estas expectativas dos clientes e conseguir a tão sonhada fidelização? como medir desempenhos funcionais, a fim de garantir patamares condizentes com as necessidades de nossos clientes? como atender a estas exigências equilibrando custos e preços? como fazer com que a diferença seja percebida ? como atendê-lo num mundo globalizado? Devemos entender o que nossos clientes buscam na hora da compra

108 Propósito da Logística
A logística num mundo globalizado exige um novo modelo de gestão por parte de seus profissionais, pois a partir do momento que prometemos algum tipo de serviço ou produto para o cliente, ele vai exigir: receber exatamente aquilo que foi prometido; no momento certo ; e com todas as condições acordadas. Se isto não acontecer, talvez não ocorra uma segunda chance! A logística deve ser um agregador de valor ao produto e não um empecilho ou simplesmente mais um custo

109 Fluxo de Comercialização
A American Marketing Association define canal de distribuição, como “estrutura das unidades organizacionais internas e externas, dos agentes, representantes, atacadistas e varejistas, através dos quais uma commodity, produto ou serviço é comercializado ATACADISTA FORNECEDOR DE MATÉRIA-PRIMA INDÚSTRIA DE MANUFATURA VAREJISTA CONSUMIDOR

110 CADEIA DE SUPRIMENTOS - Gerenciamento
INFORMAÇÃO SUPRIMENTO SUPRIMENTO FLUXO DE MATERIAIS SUB FORNECEDOR CONSUMIDOR FÁBRICA DISTRIBUIDOR VAREJISTA SUB FORNECEDOR FORNECEDOR VENDA CLIENTE COMPRA CONSUMIDOR SUB FORNECEDOR CONSUMIDOR DEMANDA FLUXO FINANCEIRO DEMANDA CASH FLOW

111 Cadeia de Suprimentos INTEGRAÇÃO EXTERNA
Uma das dimensões da excelência logística Desenvolver relacionamento com os participantes da cadeia de suprimentos Fundamentos Confiança Capacitação técnica Troca de Informações Benefícios Eliminar duplicidades Reduzir custos Acelerar o aprendizado Customizar serviços Há quem considere o gerenciamento da Cadeia de Suprimentos como “a integração dos processos-chave de negócios desde o usuário final até os fornecedores originais que provêem produtos, serviços e informações que agregam valor para os consumidores e demais interessados no negócio.”

112 Cadeia de Suprimentos INTEGRAÇÃO EXTERNA
Outros Processos de Negócios a serem tratados: Customer Relationship Management – Gerenciamento dos relacionamentos com o cliente Customer Service Management – Gerenciamento do serviço ao cliente Demand Management – Gestão da demanda Order Fulfillment – Atendimento dos pedidos de cliente Manufacturing Flow Management – Gestão do fluxo de fabricação Supplier Relationship Management – Gerenciamento das relações com fornecedores Product Development and Commercialization – Desenvolvimento e comercialização de produtos Returns Management – Gestão das devoluções, hoje chamada de logística reversa.

113 Como ficamos neste contexto .....

114 Uma sociedade em mudança
Vivemos numa sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva Correrá sérios riscos quem ficar esperando para ver o que acontece A adaptação a essa realidade será, cada vez mais, uma questão de sobrevivência

115 O Ciclo de Vida Curto A outra realidade é o Ciclo de Vida Curto dos Produtos. A HP (Hewlett-Packard) , por exemplo, tem lançado uma nova impressora a cada 6 meses. Essas são as razões principais da instabilidade dos dias atuais.

116 A única certeza ... Num mundo como este, a única certeza estável é a certeza de que tudo vai mudar!

117 O Século XXI As coisas que mais mudarão no século XXI: O Capitalismo
Como Nações e Indústrias vão competir numa nova economia global E o surgimento de um novo investidor: O Investidor Global

118 Tecnologia Veja alguns dados sobre a tecnologia dos dias atuais:
300 anos de jornal podem ser transmitidos em 1 segundo - 1 trilhão de bits por segundo;Todas as edições do NY Times Desde 1995 a venda de computadores é maior do que de televisores no mundo

119 Internet Mobiles

120 O Comércio Eletrônico Compramos muitos produtos pela internet (carro, eletro-eletrônicos,etc..) Seja uma pessoa comprando passagens, CD’s, etc. de sua própria casa ou seja uma empresa comprando de outra empresa (business to business); O comércio eletrônico vem crescendo assustadoramente e ninguém previa esse crescimento %

121 Aceleração da História
Fotografia = 112 anos Telefone = 56 anos Rádio = 35 anos Radar = 15 anos Televisão = 12 anos Transistor = 5 anos Circuito Integrado = 3 anos AT 286 = 1 ano do 486 ao Pentium = 1 mês

122 Em busca de novos caminhos
Temos várias certezas: O mundo mudou! O Brasil mudou! Os caminhos que nos trouxeram até aqui, não são do mesmo tipo e espécie dos que nos poderão conduzir daqui para a frente.

123 O Sonho Acabou... O sonho das margens gordas;
Vários sonhos acabaram: O sonho das margens gordas; O sonho de que as empresas poderiam ser verdadeiras “patas gordas”, inchadas de pessoal; O sonho de que estamos competindo internamente com as empresas do Brasil; O sonho de que os custos definiam os preços.

124 O Mercado define o Preço
O principal sonho que acabou é o sonho de que os “custos definiam os preços” Até aqui, para precificar um produto a empresa analisava os custos diretos e indiretos na fabricação do produto, colocava uma margem (mark-up) e colocava o preço de venda; Hoje é quanto o consumidor (mercado) está disposto a pagar por um produto é que define o custo!

125 Exigências Uma sociedade em desenvolvimento exige:
Rompimento, Mudança e Novidade em Linguagem, Conceitos e Modos

126 A maior mudança... A maior mudança foi justamente no Mercado (marketing e vendas) O “poder” mudou da mão da empresa para a mão do cliente

127 INOVAR É preciso inovar Não dá para só copiar
É preciso criar uma nova empresa e reinventar o setor no qual se atua

128 As empresas que venceram
E a grande verdade é que as empresas que venceram no mercado não foram aquelas que perguntaram o que seus cliente queriam; Foram aquelas que “Surpreenderam seus Clientes com Produtos e Serviços fundamentalmente Novos e Diferentes”

129 Qual cliente pediu? e-mail Msn Telefone celular McDonald’s
Relógio digital Windows “Post-it” (3M) iPod, iPad Etc, Etc.

130 Ouvir o cliente? É claro que você deve ouvir o cliente! Isto porque ouvir o cliente é a maneira mais simples, barata e eficaz para você COMPREENDER O MERCADO

131 A informação será o grande e único “produto” daqui para a frente!
Por isso... A informação será o grande e único “produto” daqui para a frente!

132 Os desafios da Logística
Demanda por maior variedade de produtos Mais serviços agregados Produtos customizados Menor tempo de resposta e acuracidade Características Exemplo Lead Time esperado

133 Os desafios da Logística que afetam a Gestão de Estoques
Demanda por maior variedade de produtos Mais serviços agregados Produtos customizados Menor tempo de resposta e acuracidade

134 Princípios-Chave da Logística
Necessidades Tempos menos de distribuição e entrega Embarques mais freqüentes Tamanho de lotes e pedidos menores (make-to-order) Rapidez de resposta Atender a volatilidade da demanda Acomodação de maior variabilidade de demanda Suporte à rápida troca de mix Utilização de vários modos de distribuição Agilidade Adaptar a cadeia para prover custo / serviço ótimo Capacitação confiável de available-to-promise Visibilidade da movimentação de produtos Acesso compartilhado de dados Inteligência Maximizar de toda informação disponível Investimento otimizado em inventários Operação focada Uso efetivo de parceiros Lean “enxuto” Minimizar perdas e maximizar o uso de ativos

135 Exemplo: Dell Computer
Dell – Modelo BTO (Built To Order) contato direto com o consumidor configuração sob encomenda colaboração com fornecedores Fornecedores Consumidores Finais

136 Competências em Logística
1. Estratégia de SCM 2. Infra-estrutura em SCM 6. Indicadores de Desempenho 7. Pessoas e Organização 3. Processos de SCM 5. Capacidade de Otimização 4. Tecnologia da Informação

137 Então a situação é - empresas
Globalização dos negócios Complexidade e volume das variáveis em jogo, grande volume de dados Vida pessoal agitada. Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever.

138 A situação hoje - O perfil profissional exigido Criatividade
Adaptabilidade Resiliência Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades

139 Como resolver ???

140 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Funcionam como elos entre as atividades logísticas em um processo integrado, combinando HARDWARE e SOFTWARE, para medir, controlar e gerenciar as operações logísticas. Como Hardwares consideramos: Computadores e dispositivos para armazenagem de dados até instrumentos de entrada e saída do mesmo, tais como: Impressoras de código de barras, leitores óticos, GPS ( rastreadores) etc. Como Softwares consideramos: Sistemas e aplicativos/ programas usados na logística.

141 Tecnologia da Informação Aplicada a Logística
O avanço da TI permitiu as empresas executarem operações que antes eram inimagináveis. Modificação do “modus operadi” de diversas organizações Impactos positivos sobre o planejamento, execução e controle logístico; Inovações na área de logística, motivados pelo aumento na complexidade das operações; Executar operações que antes eram impossíveis.

142 Informações Logísticas
O fluxo de informações ( de antigamente) baseava-se principalmente em papel, resultando: A transferência de informações era muito lenta; Eram informações pouco confiáveis; Propensas a erros.

143 Informações Logísticas
As formas mais comuns de informações nas operações logísticas são: Pedidos de clientes e resuprimentos; Necessidades de estoques; Movimentação nos armazéns; Documentação de transporte e faturas.

144 Ferramentas do Sistema de Informação
A TI contribui para a logística tornar-se eficiente na geração de valor para as empresas. EDI – Eletronic Data Interchange ( troca eletrônica de dados ou intercâmbio eletrônico de dados) Código de Barras; Internet; RFID – Identificador por rádio freqüência; ERP – Entreprice Resource Planing ( Planejamento de Recursos Empresariais) ERP I – Ligado a sua empresa ERP II – administra em parceira com o fornecedor

145 Transferência e o Gerenciamento Eletrônico de Informações
Proporcionam uma oportunidade de reduzir custos logísticos através da sua melhor coordenação, permitindo o aperfeiçoamento do serviço baseando-se na melhoria de oferta de informações ao cliente.

146 Os Sistemas de Informações
Os sistemas de informações logísticos possuem quatro diferentes níveis funcionais Sistema Transacional; Controle Gerencial; Apoio à Decisão; Planejamento Estratégico.

147 Sistema Transacional É a base para as operações logísticas e fonte para atividades de planejamento e coordenação. As informações são compartilhadas com outras áreas da empresa como MKT, Finanças, entre outras. O principal processo transacional logístico é o ciclo do pedido. Atividades e eventos que devem ser processados: Entrada de pedidos; Checagem de crédito;Alocação de estoques; Emissão de notas; Expedição; Transporte; Chegada do produto ao cliente.

148 Controle Gerencial Permite que se utilize as informações disponíveis no sistema transacional, para gerenciamento das atividades logísticas. A avaliação do desempenho inclui indicadores financeiros, de produtividade, de qualidade e de serviço ao cliente. De um modo geral, existe grande carência de indicadores/relatórios de desempenho nas empresas brasileiras

149 Principais Fatores A ausência de um sistema transacional que possua todas informações relevantes e de visão sobre as vantagens de controlar as operações logísticas. Exemplo disso: Indicadores que apontem o percentual de pedidos que foram entregues completos; Lead-time nem sempre as empresas possuem informações da data de chegada do produto ao cliente; Existem casos em que as empresas conseguem obter as informações, mas não as utilizam de forma sistemática para avaliar o desempenho do seu transportador ( transit-time) Obs: Relatórios que tratam exceções são fundamentais para um bom gerenciamento, visto que as operações logísticas se caracterizam pelo intenso fluxo de informações.

150 Apoio À Decisão Caracteriza-se pelo uso de softwares para apoiar atividades operacionais, táticas e estratégicas, que possuem elevado nível de complexidade. Ferramentas De Apoio à Decisão Tática e Estratégica Operacionais Programação; Rastreamento de Veículos; Gestão de Estoques. Localização de instalação; Análise da Rentabilidade de clientes, etc.

151 Planejamento Estratégico
No planejamento estratégico as informações logísticas são sustentáculos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da estratégia logística. Com freqüência, as decisões tomadas são extensões do nível de apoio à decisão, embora sejam mais abstratas, menos estruturadas e com foco no longo prazo. Como exemplo: Podemos citar as decisões baseadas em resultados de modelos de localização de instalações e na análise da receptividade dos clientes à melhoria de um determinado serviço

152 Ao final o que levaremos ?
APRESENTAÇÕES VISÃO DA DISCIPLINA FUNCIONAMENTO LOGÍSTICA PPCP INFORMAÇÕES DA TURMA

153 Para a próxima aula ... Pesquisar sobre Mapa mental e 5W4H.
Verificar o acesso ao site

154 Obrigado BOA NOITE!


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