A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BASQUETEBOL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BASQUETEBOL."— Transcrição da apresentação:

1 BASQUETEBOL

2 ORIENTAÇOES PEDAGOGICAS
ENSINO FUNDAMENTAL TÓPICO 3: ELEMENTOS TÉCNICOS BÁSICOS Identificar as técnicas básicas de cada modalidade esportivas Vivenciar as técnicas básicas de cada modalidade Aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo

3 ORIENTAÇOES PEDAGOGICAS
ENSINO FUNDAMENTAL Tópico:Aprofundamento técnico Vivenciar as técnicas de cada modalidade em situações de jogo Analisar as técnicas de cada modalidade esportiva

4 ORIENTAÇOES PEDAGOGICAS
ENSINO MÉDIO TÓPICO 4: ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JOGO Conhecer as estratégias e táticas básicas de jogo de cada modalidade

5 ORIENTAÇOES PEDAGOGICAS
ENSINO MÉDIO Tópico:Aprimoramento tático Aplicar estratégias e táticas das diferentes modalidades em situações de jogo

6

7 Resgatar as brincadeiras das crianças
Permite que o professor a adapte a realidade local, bem como a cultura de movimento da criança.

8 Resgatar as brincadeiras das crianças
Pois ela respeita a experiência de movimentos do iniciante, sua cultura de movimentos

9 Resgatar as brincadeiras das crianças
JOGAR PARA APRENDER NÃO APRENDER PARA JOGAR

10 Tostão „Antigamente a característica no Brasil era que se jogava futebol na rua,, o que lamentavelmente tem diminuído ... Hoje o que se tem são as escolinhas, nas quais tudo ocorre de forma organizada. Se procura exercer influencia nas crianças de forma sistemática, e isto lamentavelmente, é um fator perturbador de seu desenvolvimento“

11 FORMAS DE APRENDIZAGEM
LATENTE ou INCIDENTAL FORMAL ou INTENCIONAL

12 Aprender: Aprender não é nunca chegar a ser capaz de repetir o mesmo gesto, mas de, perante a situação, dar uma resposta adaptada por meios diferentes (Merleau-Ponti).

13 Aprender: Pois postula-se que a partir dos elementos comuns (Bayer, 1986) e dos parâmetros constitutivos dos esportes (técnica e tática) presentes nas diferentes modalidades esportivas pode-se construir um conjunto de atividades que permitam o desenvolvimento da lógica e da compreensão tática do jogo sem submeter as crianças e aos iniciantes em geral a desgastantes processos de repetição de técnicas para logo depois que estas são dominadas possa se jogar.

14 Aspectos comuns dos Jogos Esportivos Coletivos
Bola; Espaço; Objetivo do jogo (gol); Colegas; Adversários; Público; Arbitragem / mediador Regras do jogo; Situação (Bayer, 1986; Garganta, 1995; Greco, 1998) entre outros

15 Teorias Psicológicas e Métodos de Ensino
Associacionista Global Materialismo dialético Estruturalista Fenomenologia Cognitivas Associacionista - Analítico - Analítico Repetitivo - Analítico Isolado Global - Princípio Confronto Direto - Princípio Analítico Sintético - Princípio Global Funcional - Princípio Recreativo do Jogo Esportivo

16 Novas correntes e métodos (LINHA COGNITIVA)
TGFU: Teaching Games For Understanding. (Bunker e Thorphe 1982; Thorpe, Bunker e Almond, 1986); TAA: Tactical Awareness Approach. (Griffin, Mitchell e Oslin 1997) JEC: Jogos esportivos coletivos. Graça e Oliveira 1995 IEU + EB: Iniciação Esportiva Universal + Escola da Bola. (Greco e Benda 1998 e Roth 1999)

17 O Ensino dos JEC: nas EEF, escolas e clubes
(com base em Saad, 2001) Técnicas de movimento Decomposição do jogo iniciando com as técnicas Método parcial e misto Métodos tradicionais “Jogo se aprende jogando” Transferência de informações Atividades com Situações de Jogo Métodos situacionais Situações vividas - saber adaptado - Decompõe os elementos a ensinar

18 Princípio de experimentar jogando
Como se deixa jogar? Princípio de experimentar jogando Princípio da avaliação a posteriori A busca de idéias e a avaliação se realizam de forma separada Kröger e Roth,1999

19 ENSINO DA TÉCNICA E DA TÁTICA DO BASQUETEBOL NA EF ESCOOAR
CAPACIDADES TÉCNICAS COM BOLA PASSAR DRIBLAR ARREMESSAR SEM BOLA CORTES FINTAS

20 Capacidades táticas Acertar o alvo Transportar a bola para o objetivo
Criar Superioridade Numérica Jogo em conjunto Reconhecer espaços Superar o adversário Kröger e Roth,1999

21 Capacidades táticas Acertar o alvo: Tarefas táticas nas quais deve-se lançar, chutar, combater, disparar etc.. uma bola e um alvo; daqui esta atinja um local escolhido. Transportar a bola no objetivo: tarefas táticas nas quais objetiva-se transportar, jogar, chegar a bola a um objetivo determinado. Kröger e Roth,1999

22 Capacidades táticas Criar Superioridade Numérica: tarefas táticas nas quais o importante é através do jogo conjunto com o colega conseguir um ponto, gol até ou preparar o ponto, gol etc.para o outro. Jogo coletivo: tarefas táticas, nos quais o importante é receber a bola do colega, ou passar a bola para este. Kröger e Roth,1999

23 Capacidades táticas Reconhecer espaços: tarefas táticas nas quais é importante reconhecer as chances para se jogar o gol. Superar o adversário: tarefas táticas nas quais no confronto com o adversário consegue assegurar a posse da bola. Kröger e Roth,1999

24 Jogos situacionais Escola da Bola Orientada com as habilidades
as capacidades Kröger e Roth,1999


Carregar ppt "BASQUETEBOL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google