Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Projeto “Ribeirão Mais Verde”
Cláudia Eliana Granato Alfaia
2
“Ribeirão Mais Verde” (Educando, agindo, preservando)
Projeto de preservação ambiental na educação infantil. Elaborado e coordenado pela Professora: Cláudia Eliana Granato Alfaia Assistentes: Márcia Cristina Luiz Ferezin e Tatiana Freire Nunes.
3
Despertar a curiosidade nas crianças:
4
Nasce o caderno de ciências, onde as crianças anotam suas observações e ilustram com desenhos.
5
Descobrindo o pólem, após pesquisa em sala sobre polinização.
6
Propiciar às crianças atividades de pesquisa, pois a comparação entre os fatos observados e ocorrências, gera maior aprendizado.
7
Registrando as observações
8
A escrita no caderno de ciências, por ter caráter informativo, pode ser elaborada oralmente pelas crianças e registrada pelo professor.
9
A cada observação, elaboramos textos no qual as crianças relatam sobre as diferenças na mangueira.
OBSERVAÇÃO DA MANGUEIRA EM 23/08/2006 TEXTO ELABORADO PELAS CRIANÇAS “FOMOS OBSERVAR NOSSA MANGUEIRA, “TINHA” MUITAS MANGAS GRANDES, MÉDIAS E PEQUENAS, QUE HAVIAM CRESCIDO. TAMBÉM DESCOBRIMOS QUE “HAVIA NASCIDO” MAIS FLORES E NO MEIO DELAS “HAVIA” ABELHAS PEQUENAS POLINIZANDO.”
10
Este texto era revisado alguns dias depois
Este texto era revisado alguns dias depois. As interferências foram feitas junto com as crianças. OBSERVAÇÃO DA MANGUEIRA: A interferência foi realizada com o objetivo de Organizar os fatos observados assim como melhorar a concordância. FOMOS OBSERVAR A NOSSA MANGUEIRA, VIMOS QUE TINHAM FOLHAS VERMELHAS, VERDE-ESCURAS E VERDE-CLARAS. AS MANGAS ESTAVAM CRESCENDO; NASCERAM TAMBÉM MUITAS FLORES E DESCOBRIMOS NO MEIO DELAS , ABELHAS QUE ESTAVAM POLINIZANDO
11
Introduzimos o artista Claude Monet em nosso projeto por dois motivos:
O impressionismo é um movimento artístico mais solto e livre do traçado. As obras de Monet devem ser observadas atentamente. Trabalham o controle espacial nas crianças. A preocupação do artista com a natureza, com os jardins da Casa-Rosa, nos remete à “Nossa Praça”, outra atividade do projeto Ribeirão Mais Verde.
12
Observando Monet
13
Observando Monet
14
Imitando Monet
15
Imitando Monet
16
Imitando Monet
17
Imitando Monet
18
Imitando Monet
19
O acompanhamento da florada, do nascimento das primeiras mangas e o crescimento desigual delas, provocou nas crianças um sentido maior, no que tange a observação dos fatos da natureza.
20
FIM
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.