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Sentido de Numeramento

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Apresentação em tema: "Sentido de Numeramento"— Transcrição da apresentação:

1 Sentido de Numeramento
1 MÓDULO 10 Sentido de Numeramento Caderno 2

2 Data: 17/07/2014 Módulo: M10- Sentido de numeramento Tempo: 1h20min ou 1h50min. Conteúdo:  Sistema de numeração  Contagem

3 1º momento – Vídeo e Texto
Tempo previsto: 19m Assistir com os orientadores de estudo ao vídeo “A história do número 1” disponível no site do youtube: Observação: O vídeo poderá ser substituído pelo vídeo “A história dos números” Ler o texto: O agrupamento na organização da contagem e na origem do Sistema de Numeração P. 15 a 19 Caderno 2

4 2º momento – Debate Tempo previsto: 20 m Realizar um debate em sala de aula, em que os OE deverão relacionar o vídeo assistido ao texto lido. O formador poderá iniciar esse debate a partir da pergunta: “Qual a relação entre o processo histórico da construção do número com o processo de aprendizagem matemática, no que diz respeito à construção do conceito numérico, pelos alunos, nas situações em que envolvem os atos de contar, comparar, controlar e registrar?”.

5 3º momento – Estudo de texto – Tempo previsto: 45m
Texto: Usos e funções do número em situações do cotidiano (Caderno 2, págs. 20 a 29) Desenvolvimento Organize a turma em 5 grupos, nomeando-os de A a E. Todos os grupos deverão ler as páginas de 20 a 22 com o objetivo de responder as seguintes perguntas:  A matemática não é para todos. Mito ou fato? Justifique a partir da leitura do texto.  O que significa ser numeralizado? Em seguida, cada grupo fará a leitura de um dos indicadores de sentido numérico, objetivando responder aos questionamentos, conforme sugestão no quadro a seguir:

6 Questionamento Grupo Indicador de sentido numérico A B C D
Realizar cálculo mental flexível - p. 22 Sobre o indicador de realizar cálculo mental e flexível, explique e exemplifique o que significa operar sobre os números e não sobre os algarismos. B Usar pontos de referência e realizar estimativas p. 23 “...pontos de referência servem de apoio ao raciocínio e estão fortemente associados as estimativas...”. Explique e exemplifique o que são considerados pontos de referências no texto. C Fazer julgamentos quantitativos e inferências p. 24 Em que consiste o indicador “Fazer julgamentos quantitativos e inferências”? Que tipo de atividades o professor poderá desenvolver, em sala de aula, para possibilitar aos alunos o desenvolvimento desta habilidade? D Estabelecer relações matemáticas p. 25 O que é o caráter gerativo do sistema decimal? Exemplifique:  Uma das relações entre as operações.  O que seria equivalência entre quantidades E Usar e reconhecer que um instrumento ou um suporte de representação pode ser mais útil ou apropriado que outro p. 27 Explique e exemplifique como esse indicador, de modo geral, se faz presente na vida das pessoas/crianças.

7 PLENÁRIA Após a realização da atividade pelos grupos, o formador deverá conduzir a socialização das respostas às perguntas que foram comuns aos grupos e, em seguida, e mediar a apresentação dos grupos nas perguntas específicas. OBS.: Apresentamos para a conclusão desse momento uma sequencia de slides que poderá ser utilizada a critério do formador (Slides UEMG)

8 Texto: Sentido de número na educação matemática
4º momento Texto: Sentido de número na educação matemática (Caderno 2, págs. 48 a 54) Desenvolvimento: Formador, comente com a turma que a partir da discussão dos indicadores, o texto de Aline Galvão, vem acrescentar duas perspectivas que são: O sentido de número nas orientações curriculares e o sentido de número na dinâmica da sala de aula. Formador, sistematize o conteúdo utilizando os slides. Recursos Materiais:  Vídeo  Power point  Xerox do quadro dos indicadores


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