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Metodologia de Ensino da Educação Física

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Apresentação em tema: "Metodologia de Ensino da Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de Ensino da Educação Física
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Metodologia de Ensino da Educação Física PROF.ESP.SAMANDA NOBRE

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5 DEFINIÇÕES MÉTODO: Para começar, é interessante observar FERREIRA (1986): do grego méthodos, "caminho para chegar a um fim". Caminho pelo qual se atinge um objetivo. Programa que regula previamente uma série de operações que se devem realizar, apontando erros evitáveis, em vista de um resultado determinado; processo ou técnica de ensino. Formado por meta, que é sinônimo de "para", e hodos, similar a "caminho". Isso equivale a dizer que é o caminho para, ou ainda sugere a idéia de prosseguimento. LIBÂNEO (2002) afirma que método de ensino é a ação do professor, ao dirigir e estimular o processo de ensino em função da aprendizagem dos alunos, quando utiliza intencionalmente um conjunto de ações, passos, condições externas e procedimentos.

6 De acordo com CANFIELD (1981), os métodos de ensino supõem maneiras organizadas e sistemáticas de possibilitar e criar ambientes que, de modo eficiente e científico, levem a resultados favoráveis. Para LAVILLE e DIONNE (1999), método indica regras e propõe um procedimento. Tibeau 2011, diz que método é o tratamento que se dá ao conteúdo a ser aprendido,ou seja, como professor trabalha com o conhecimento a ser ensinado.

7 PRÍNCIPIOS DO MÉTODO EDUCATIVO; ATIVO; SIMPLES E ÚTIL; INTERESSANTE;
INTEGRAL; PRÁTICO; ECONÔMICO; PSICOLÓGICO; SOCIALIZADOR; GRADUAL AOS DIFERENTES NÍVEIS.

8 EDUCATIVO: Facilitar as reações desejadas do educando;
ATIVO: A atividade precisa ser motivadora; SIMPLES E ÚTIL: Facilitar as ações e reações do educando; INTERESSANTE: Estabelecer associações desejadas do educando; INTEGRAL: Deve provocar reações intelectuais, emocionais etc... PRÁTICO:Deve provocar reações favoráveis e aplicáveis as diferentes realidades; ECONÔMICO: Deve adaptar-se a aplicações proveitosas dos princípios da economia... PSICOLOGICO:Deve adaptar-se ao crescimento progressivo do educando; SOCIALIZADOR: Deve oferecer o máximo de cooperação entre os educando; GRADUAL: Deve adaptar-se as diferenças individuais;

9 Etapa vencida, até a próxima!!!

10 Metodologia de Ensino da Educação Física
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Metodologia de Ensino da Educação Física PROF.ESP.SAMANDA NOBRE

11 METODOLOGIA Do grego méthodos, 'método' + log(o) + ia. A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade (FERREIRA, 1986). Em síntese, trata-se do estudo dos caminhos - estudo dos métodos,meios ou fins de que poderá lançar mão o professor com intuito de facilitar o entendimento ou o desenvolvimento de habilidades motoras ou cognitivas. Modo operacional que propicie ao aluno situações estimuladoras de aprendizagens e meio de dar vida aos objetivos e conteúdos. Para DAIUTO (1991), é uma parte da didática, como esta é da pedagogia, que tem uma característica mais concreta e mais definida. Sabe-se que cada metodologia tem suas características positivas ou negativas, isso em conformidade com a realidade e diversos aspectos a serem considerados TIBEAU (2011) definidos como comportamentos ou atuação do professor frente à aprendizagem do seu aluno. DIRETIVA; NÃO DIRETIVA;

12 Estilos os metodologias de ensino
Estilo de ensino por comando; Estilo por tarefa; Estilo recíproco; Estilo de auto-avaliação; Estilo de inclusão; F.Estilo por descoberta dirigida; G.Estilo divergente ou resolução de problemas; H.Estilo de programa individualizado; I. Estilo para alunos iniciados; J. Estilo de auto aprendizagem;

13 L I N H S O R T A B C D E F G J CARACTERISTICAS:
REPRODUÇÃO DO CONHECIDO; CONTEÚDOS FIXOS E DETERMINADOS(TÉCNICAS E HABILIDADES ESPECÍFICAS) CAPACIDADE COGNITIVA: MEMÓRIA REDUÇÃO DE ERROS DESCOBERTA E PRODUÇÃO; CONTEÚDOS VARIADOS E NOVAS HABILIDADES; CAPACIDADE COGNITIVA:COMPARAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO,SOLUÇÃO D E PROBLEMAS,CRIAÇÃO; IR ALÉM DO CONHECIDO; MÍNIMA INDEPENDÊNCIA DO ALUNO MÁXIMA

14 Estilo de ensino por comando: é caracterizado pela relação entre o estimulo do professor e a resposta do aluno. EX: EXERCICIOS COM ELEMENTOS DA G.R; B. Estilo por tarefa: propõe a tomada de decisões por parte do aluno em determinada parte da atividade; C. ESTILO RECÍPROCO: oferece possibilidades de uma maior interação entre os alunos e condições de feed-back mais imediato; d. Estilo de auto-avaliação: semelhante ao estilo por tarefa, no qual o professor determina a tarefa a ser executada. E. Estilo de inclusão: Propõe criar condições para que todos os alunos participem, estabelecendo diferentes níveis de execução do exercício;

15 F.Estilo por descoberta dirigida: implica uma relação professor-aluno, na qual uma seqüência de perguntas do primeiro leva o aluno a elaborar uma série de respostas; G.Estilo divergente ou resolução de problemas: o professor estimula os alunos por meio de uma pergunta, problema ou situação; H.Estilo de programa individualizado I. Estilo para alunos iniciados J. Estilo de auto aprendizagem A participação do aluno nestas metodologias é resultado das experiências acumuladas nas anteriores e se caracteriza pela individualização

16 Metodologia de Ensino da Educação Física
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Metodologia de Ensino da Educação Física PROF.ESP.SAMANDA NOBRE

17 ESTRATÉGIAS DE ENSINO

18 TÉCNICAS DE ENSINO DE GRANDES GRUPOS
TÉCNICAS DE ENSINO DE PEQUENOS GRUPOS GV/GO; PHILLIPS 66; BRAINSTORMING TÉCNICAS DE ENSINO DE GRANDES GRUPOS MESA-REDONDA; PAINEL; CONFERÊNCIA;

19 Grupo de verbalização e de observação (GV/GO)
É uma estratégia para ser usada durante o processo ensino aprendizagem, sendo necessário um conhecimento básico sobre o tema. O professor divide a classe em dois grupos: GV – grupo de verbalização e GO – grupo de observação, propiciando a reflexão e a análise do tema. COMO DESENVOLVER Dividir os alunos em dois grupos, um para verbalizar o tema e o outro para observar. Organizá-los em dois círculos, um interno e outro externo, dividindo o número de membros conforme o número de alunos da turma. Em classes muito numerosas o grupo de observação deve ser maior que o de verbalização. Num primeiro momento, o grupo interno verbaliza, expõe, discute o tema; enquanto isso, o GO observa, registra conforme a tarefa que tenha sido atribuída. Em classes numerosas, as tarefas podem ser diferenciadas para grupos destacados de observação. Fechamento: o GO passa a oferecer sua contribuição, conforme o que lhe foi solicitado, ficando o GV na escuta.

20 Em classe com número pequeno de estudantes, o grupo externo pode trocar de lugar e mudar de função – de observador para verbalizador. Divide-se o tempo conforme a capacidade dos alunos de se manterem atentos. O professor faz o encerramento do trabalho procurando destacar pontos importantes sobre o tema em questão, podendo também solicitar aos alunos uma avaliação escrita sobre o trabalho desenvolvido.

21 ESTRATÉGIA Nº 02 :Phillips 66
É um trabalho em grupo visando analisar e discutir sobre um determinado tema ou problema que apresente vínculos com a realidade dos alunos. Permite também obter informação rápida sobre interesses, problemas, sugestões e perguntas. Como desenvolver • Dividir os alunos em grupos de 6, que durante 6 minutos podem discutir um assunto, tema, problema buscando soluções ou elaborando síntese final ou provisória. A síntese pode ser explicitada durante mais 6 minutos. • Preparar a melhor forma de cada grupo apresentar o resultado do trabalho se houver tempo oralmente ou elaborando um texto escrito.

22 ESTRATÉGIA Nº 03 : Brainstorming (tempestade de idéias
È uma estratégia que estimula o pensamento rápido, espontâneo e criativo. Não há certo ou errado. Tudo o que for levantado será considerado, solicitando-se, se necessário, uma explicação ao estudante que o produziu. Brainstorming é uma ferramenta para geração de novas idéias, conceitos e soluções para qualquer assunto ou tópico num ambiente livre de críticas e de restrições à imaginação. Como desenvolver 1. O professor lança uma palavra, um problema ou frase e pede aos alunos para rapidamente expressarem uma palavra ou idéia sobre o que foi proposto, evitando críticas ao que é dito 2. Um aluno deve ser indicado para ir registrando as idéias na lousa ou como o professor achar melhor. 3. Junto com os alunos o professor analisa e reflete sobre as idéias, procurando estabelecer relações com o conteúdo que será ou foi trabalhado.

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