A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉTODO PILATES DE CONDICIONAMENTO FÍSICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉTODO PILATES DE CONDICIONAMENTO FÍSICO"— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODO PILATES DE CONDICIONAMENTO FÍSICO
Leandro Tibiriçá Burgos

2 História do método Pilates: o começo
Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha em Foi uma criança asmática e frágil, mas trabalhou tanto seu condicionamento físico que, com 14 anos, já posava para quadros de anatomia. Preparou-se em fisiologia, anatomia e conhecimento da medicina do Oriente.

3 Em 1912, tornou-se boxeador profissional e professor de autodefesa para detetives da Scotland Yard.
Na I Guerra Mundial, foi mandado para o exílio em uma ilha da Inglaterra, onde começou a trabalhar com exilados e mutilados. Neste período iniciou o uso de molas nas camas de hospital, desenvolvendo um sistema que mais tarde o inspiraria na criação de seus equipamentos. Por estarem praticando seus exercícios, nenhum dos alunos de Pilates tenha sucumbido à grande epidemia de Influenza (1918), devido a firmeza de seus músculos.

4 Com o fim da guerra, Pilates voltou à Alemanha e começou a trabalhar com Rudolf Laban (criador da labanotação - estudioso do movimento humano). Neste período, iniciou o trabalho com as forças militares alemãs. Já, em 1966, Pilates, perde seu estúdio em Nova Iorque em decorrência de um incêndio e, no ano seguinte, 1967, aos 87 anos, falece por insuficiência respiratória. Em 1923, Pilates se mudou para Nova Iorque, onde abriu seu primeiro estúdio, sendo que nos anos 40 ele atingiu notoriedade entre os dançarinos famosos que propagaram os conceitos da técnica entre seus alunos e bailarinos.

5 O uso do nome PILATES ► Joseph Pilates nunca quis tornar o seu Estúdio de Pilates numa empresa, ou registrar Pilates como uma marca; ► Ele certificou somente dois instrutores em sua vida: Kathy Grant e Lolita San Miguel, mas ajudou outras duas estudantes suas a montarem seus próprios estúdios de Pilates: Carolina Trier e Naja Corey, que criaram o “The Pilates Studio”, em Bendel's, o qual não tinha relação comercial com Joseph; ► Após a morte de Joe, Clara Pilates, viu-se sozinha para continuar o estúdio e em 1970 surge o "The Pilates Studio" como uma empresa, cujos donos eram um grupo de entusiastas de Pilates, que desejavam a continuidade do trabalho de Joseph e do seu estúdio. ► Em 1973, Romana Kryzanowska passou a ter direito a 50% da renda deste, em troca da sua permanência à frente do estúdio. Nessa época, vários outros discípulos de Joseph Pilates tinham se espalhado pelos Estados Unidos, ensinando Pilates e divulgando o trabalho como Método Pilates, sem que o termo Pilates fosse considerado uma marca.

6 PILATES O registro da marca
1984: Aris-Isotoner comprou o “The Pilates Studio Inc.” e registrou a marca do nome Pilates (relacionado a serviços de ensino de exercício), declarando que o termo Pilates não era um método, mas, uma marca. 1986: A Aris-Isotoner transferiu os direitos sobre a marca Pilates para a empresa de Wee Tai Hom, a Healite Inc. Em 1989, a Healite fez novo pedido de registro do nome "Pilates Studio", para centros de exercícios, mas nada fez para impedir outros de o usarem. 1989: Profundamente endividada, a Healite fecha as portas do “The Pilates Studio” em abril. 1992: Em 3 de agosto a Healite Inc. transfere todos os seus direitos sobre a marca para Sean Gallagher. 2000: Por fim, nos Estados Unidos, no dia 20 de outubro, foi divulgada a decisão da Corte Federal de Nova Iorque. Como a sua concessão se deu de forma fraudulenta, o nome Pilates torna-se de uso público, por se tratar do nome de um método de trabalho.

7 A chegada do Pilates ao Brasil
Entre Alice Becker Denovaro, durante o mestrado em Coreografia no California Institute of the Arts, em Los Angeles, tornou-se a primeira brasileira a se certificar para instrução da Técnica de Pilates. No seu retorno a Salvador, em 1991, iniciou em sua própria casa o primeiro estúdio brasileiro de Pilates. Alice introduziu o Pilates na área clínica em Salvador, através do Ambulatório de Dor do Hospital das Clínicas – HUPES – UFBA.

8 Contrologia Joseph Pilates gostava dos princípios clássicos de “harmonia e beleza do corpo”, propiciados pela antiga Grécia, bem como dos princípios de resistência e força demonstrados pelo povo espartano. Assim, em seu livro YOUR HEALTH, escrito em 1934, fala sobre a Contrologia, que é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que se aplicam a cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicado a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo. Em seu livro RETURN TO LIFE THROUGH CONTROLOGY está escrito: Contrologia é a completa coordenação de corpo mente e espírito. Desenvolve o corpo uniformemente, corrige a postura, desenvolve a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito, obtenção do domínio da mente sobre o controle completo do seu corpo. O condicionamento físico é o primeiro requisito para a felicidade... Nós temos de tentar alcançar constantemente corpos fortes e saudáveis e desenvolver nossas mentes até o limite de nossa capacidade.

9 Arte do controle do corpo e do movimento;
Então, O QUE É O PILATES? Trabalho individual, semelhante ao de Personal Training, para pessoas saudáveis, sem limitações físicas, sem excesso de peso, problemas de coluna, etc; Arte do controle do corpo e do movimento; Arte e ciência, filosofia de vida – 100% de corpo e 100% de mente (sempre ligado mente e exercício).

10 CARACTERÍSTICAS Poucas repetições (para evitar possibilidades de lesões); Prática fluente e prazerosa; Sistema integrado de aprendizagem; Desenvolve o físico-motor do ser humano; Para qualquer idade; Específico para cada pessoa; Movimentos precisos;

11 Benefícios Estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade, a amplitude muscular e o alinhamento postural adequado. Além disso, promove melhoras nos níveis de consciência corporal e melhora a coordenação motora. - Prevenção e redução de riscos de lesões futuras; , Fortalecimento, alongamento, e equilíbrio de toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma; Ajuda a aliviar pinçamentos e compressões de discos;  Estabilização da pelve e coluna, também, como acréscimo, ajuda a preparar a reabilitação de áreas com fraqueza muscular com maior eficiência. Entre outros. Segundo Joseph Pilates, após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo mudou; após 20 aulas, que as mudanças são visíveis ; após 30, as demais pessoas começam a notar as mudanças.

12 1º: concentração (traz a mente para o corpo);
Princípios do método 1º: concentração (traz a mente para o corpo); 2º: centralização (centro de força – tronco – abdominais). O centro - power house (abdômen, sustentação da coluna e glúteos) Fortalece e alonga a pelve, internos da coxa e glúteos; 3º: respiração: natural e rítmica; 4º: controle: exercícios precisos, ângulos – mentalmente. todos exercícios voltados para a mente; 5º: fluidez: mexer com fluidez e harmonia, sem pressa, do centro para fora.

13 Equipamentos Ladder barrels Wall Unit Reformer

14 Wunda chair Cadillac Cadeira Combo

15 Step Barrels Prancha de molas Flex Ringer Tone

16 Physio-Roll Bolas Disco de Rotação

17 Rolo Magic Rolos Fuzzie

18 Thera Band Piso de borracha Mola de Parede

19 CURIOSIDADES * Não há número de exercícios, o Pilates é sem limites;
* Tudo o que o corpo permite; * É individual e de acordo com as necessidades; * Começa na fase inicial (anamnese), fase intermediária (vários equipamentos, cadeiras), fase avançada ( todos os aparelhos) e nesta fase melhora o VO2 – cardiorespiratório; * É estabilizador, alinhado e até estático; * Existem 12 artigos sobre o assunto e 2 são muito ruins; * Ana Mouser faz pilates com crianças carentes.


Carregar ppt "MÉTODO PILATES DE CONDICIONAMENTO FÍSICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google