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COMUNICAÇÃO Transferência de informação e significado de uma pessoa para outra. É necessário que o destinatário receba e compreenda a informação. Comunicar.

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1 COMUNICAÇÃO Transferência de informação e significado de uma pessoa para outra. É necessário que o destinatário receba e compreenda a informação. Comunicar significa tornar comum a uma ou mais pessoas determinada informação.

2 Maior Problema das Empresas:
COMUNICAÇÃO Maior Problema das Empresas: falha na comunicação entre “chefias” “subordinados” processos, equipe...

3 FUNÇÕES DA COMUNICAÇÃO
CONTROLE: controle do comportamento das pessoas; MOTIVAÇÃO: esclarecer aos funcionários o quer deve ser feito, avaliar a qualidade do seu desempenho e dar feedback; EXPRESÃO EMOCIONAL: fonte primária de interação social, expressando suas frustrações ou sentimentos de satisfação; INFORMAÇÃO: transmissão de dados que permitem a tomada de decisão.

4 COMUNICAÇÃO Cada pessoa tem seu próprio sistema cognitivo, suas percepções, seus valores pessoais e suas motivações, construindo um padrão pessoal de referência que torna bastante pessoal e singular sua interpretação das coisas.

5 BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO
BARREIRA PESSOAL: são interferências que decorrem das limitações, emoções e valores humanos de cada pessoa. Estas podem limitar ou distorcer as comunicações com as outras pessoas. Se tivermos emocionalmente alterados em relação a um assunto, podemos interpretar de forma errônea; BARREIRAS FÍSICAS: ocorrem no ambiente em que acontece o processo de comunicação; BARREIRAS SEMÂNTICAS: são as limitações ou distorções decorrentes dos símbolos através dos quais a comunicação é feita. As palavras ou outras formas de comunicação - gestos, sinais, símbolos, podem ter diferentes sentidos para as pessoas envolvidas no processo e podem distorcer seu significado.

6 MALES DA COMUNICAÇÃO OMISSÃO: quando certos aspectos ou partes importantes da comunicação são omitidos, cancelados ou cortados por alguma razão, fazendo com que a comunicação não seja completa ou com que seu significado perca alguma substância; DISTORÇÃO: ocorre quando a mensagem sofre alteração, deturpação, modificação, afetando seu conteúdo e significado original; SOBRECARGA: quando o volume ou quantidade de comunicação é muito grande e ultrapassa a capacidade pessoal do destinatário de processar as informações, perdendo grande parte delas ou distorcendo seu conteúdo.

7 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
30% ENTONAÇÃO 30% EXPRESSÃO CORPORAL 30% RECURSO AUXILIAR 10% CONTEÚDO PERCENTUAL DE EFETIVIDADE 40% SENTIDO 40% VISÃO 20% AUDIÇÃO

8 COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO
Retroalimentação / Feedback: Descritivo ao invés de avaliativo; Específico ao invés de geral; Compatível com as necessidades do comunicador e receptor; Dirigido; Solicitado ao invés de imposto; Oportuno; Esclarecido para assegurar comunicação precisa;

9 SUPERANDO A DIFICULDADE DE DAR E RECEBER O FEEDBACK
Estabelecer uma relação de confiança recíproca para diminuir as barreiras entre comunicador e receptor; Criar uma cultura profissional e reconhecer que o feedback é um exame conjunto; Aprender a ouvir feedback sem reações emocionais intensas; Aprender a dar feedback de forma habilidosa, sem conotações emocionais intensas; Criticar o comportamento e jamais a pessoa.

10 PRINCÍPIO DO FEEDBACK Quando se fornece informações sobre o desempenho do funcionário,mais chances terá de atingir os resultados. PRINCÍPIOS DO OUVIDO DE OURO: Falar é prata, ouvir é ouro. Temos dois ouvidos e uma boca, para ouvir o dobro do que falamos. Quem souber ouvir mais e melhor, está a um passo da adaptação, vitória e eficácia.

11 COMUNICAÇÃO EXTERNA: marketing INTERNA: endomarketing
Endo provém do grego e quer dizer “ação interior ou movimento para dentro”. Endomarketing é, portanto, marketing para dentro. É a utilização de modernas ferramentas de marketing, porém, dirigidas ao público interno das organizações. PESSOAL: estratégia individual. Seja pontual, Estar sempre pronto e capacitado para as mudanças, Cuidado com o celular, Não fale demais nem de menos, Seja gentil com os colegas e clientes, Manter-se motivado, Cuide o linguajar, Controle as emoções, mas não as anule, Use roupas adequadas, Ter atitudes para atingir os objetivos, Seja honesto e objetivo.

12 “A mudança não assegura necessariamente progresso, mas o progresso implacavelmente
requer mudança” Henry S. Commager

13 MATERIAL EXTRA Vídeo: silêncio


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