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MÍDIA I Professor Gil de Freitas SEMANA 12 – 10 de maio de 2012 IVC.

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Apresentação em tema: "MÍDIA I Professor Gil de Freitas SEMANA 12 – 10 de maio de 2012 IVC."— Transcrição da apresentação:

1 MÍDIA I Professor Gil de Freitas gil@markplan.com.br SEMANA 12 – 10 de maio de 2012 IVC

2 O IVC - Instituto Verificador de Circulação - é uma entidade sem fins lucrativos tri-partite formado e dirigido pelo mercado publicitário brasileiro com interesse em assegurar a transparência e confiança dos números de circulações impressas e digitais, cujo site é www.ivc.org.br www.ivc.org.br Como é Dirigido o IVC Conselho Diretor - é composto por 24 (vinte e quatro) membros, representantes de associados, sendo 12 pertencentes às categorias de anunciantes e agências de propaganda, e 12 pertencentes à categoria de veículos, todos eleitos e empossados na mesma Assembléia Geral, para tais fins convocada por um período de 2 (dois) anos, sem honorários ou qualquer outra espécie de remuneração.

3 IVC – Instituto Verificador de circulação Dados fornecidos pelo próprio veículo - informações juradas pelo editor auditados pelo IVC: Sendo 291 revistas e 72 jornais.  Dados fornecidos pelo próprio veículo - informações juradas pelo editor auditados pelo IVC: Sendo 291 revistas e 72 jornais.  Comprovar a tiragem e circulação de Mídia Impressa: para onde e para quem e em que dias foram distribuídos. Tipos de circulação:  Paga:Venda Avulsa (banca) e Assinatura  Controlada:Publicações Técnicas enviada via mailing  Mista:Combinação entre paga e controlada

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6 encalhe A diferença entre tiragem e circulação é o encalhe da edição É o total de exemplares que um veículo impresso distribui no mercado para uma edição É a quantidade efetiva de exemplares vendidos (banca ou assinantes) ou distribuídos gratuitamente (por mailing)

7 O Estado de S. Paulo 580.000 exemplares (96,6%) IMPRIME UMA QUANTIDADE DE EXEMPLARES 600.000 exemplares (100%) TIRAGEM DISTRIBUIÇÃO ASSINANTES BANCAS 200.000 exemplares (33,3%) 380.000 exemplares (63,3%) CIRCULAÇÃO + QUANTIDADE EXEMPLARES VENDIDOS ENCALHE 20.000 exemplares (3,4%) QTDE EXEMPLARES NÃO VENDIDOS Circulação & Tiragem

8 revista e jornal Para comparar um veículo impresso – revista e jornal - com outro Para avaliar o potencial de um veículo impresso com outro Para analisar a evolução do jornal ou revista ao longo dos anos Para seleção de veículos impressos que não tem pesquisa de mídia MAIORES TIRAGENS NÃO SIGNIFICA NECESSARIAMENTE O VEÍCULO MELHOR PARA O PLANEJAMENTO. Analisar os dias de maior circulação do jornal na semana IVC –Aplicação

9 Analise o quadro abaixo. apenas 1 jornal Voce precisa decidir por apenas 1 jornal, qual seria a melhor opção e a justificativa. A tiragem tem menos valor pois inclui os exemplares que não circularam. Só utilizamos a tiragem quando envolve veículos sem informações de CIRCULAÇÃO Podemos afirmar que há um EMPATE TÉCNICO entre os JORNAIS A e D O JORNAL D concentra sua tiragem em assinantes Como trabalhamos com dados passados para estimar o futuro, ter mais assinantes é uma segurança maior que a circulação será mantida

10 Analise os 4 jornais abaixo e classifique-os (ranking) do 1º ao 4º? Os 4 jornais fazem o mesmo esforço no mercado pois todos possuem a mesma tiragem Os JORNAIS A e D são os de maior circulação. O JORNAL D tem maior segurança de circulação pois tem maior número de assinantes O JORNAL B tem uma tiragem alta que não consegue vender em banca. Praticamente toda circulação é composta por assinantes O JORNAL C tem quase o mesmo número de assinantes do JORNAL B, porém tem maior força em banca D A C B Os jornais seriam classificados (ou ranqueados) na seguinte ordem: D A C B 1º 2º 3º 4º


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