A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rocio Soledad Gutierrez Curo Mischel Carmen Neyra Belderrain

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rocio Soledad Gutierrez Curo Mischel Carmen Neyra Belderrain"— Transcrição da apresentação:

1 Rocio Soledad Gutierrez Curo Mischel Carmen Neyra Belderrain
SOFT SYSTEMS METHODOLOGY NA ESTRUTURARAÇAO DO PROBLEMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE UM CURSO DE ENSINO SUPERIOR Rocio Soledad Gutierrez Curo Mischel Carmen Neyra Belderrain

2 Roteiro Objetivo Pensamento sistêmico & Soft Systems Methodology
Soft Systems Methodology (SSM) Estudo de Caso Apresentação do Problema Estruturação do problema usando SSM Conclusões

3 Objetivo Aplicar a metodologia SSM ao curso de Pesquisa Operacional da Universidade Nacional Maior de São Marcos (UNMSM) em Lima – Peru com o propósito de conhecer quais são as possíveis ações a considerar para o desenvolvimento da produção científica a nível discente, para o compartimento de conhecimentos e para incrementar o desenvolvimento profissional.

4 Enfoque sistêmico & Soft Systems Methodology
Entender e lidar com a complexidade são as bases do pensamento sistêmico. A escola clássica tem uma visão da administração em que predominam os fatores técnicos e na escola comportamental, predominam os fatores humanos. A integração desses dois enfoques é um dos interesses do enfoque sistêmico. A essência do enfoque sistêmico é a idéia de elementos que interagem A INFLUENCIAM-SE?? para realizar objetivos. Complexidade é a palavra que indica o grande número de problemas e variáveis presentes em uma situação.

5 Enfoque sistêmico & Soft Systems Methodology
SSM mistura as percepções do mundo real com as percepções do Pensamento de Sistemas baseada nos seguintes passos: (CHECKLAND, 1981 apud FREITAS et al., 2008). Estruturar e expressar a situação problemática. Construir os modelos conceituais. Comparar e mudar os pontos de vista. Complexidade é a palavra que indica o grande número de problemas e variáveis presentes em uma situação.

6 Enfoque sistêmico & Soft Systems Methodology
SSM mistura as percepções do mundo real com as percepções do Pensamento de Sistemas baseada nos seguintes passos: Estruturar e expressar a situação problemática. Construir os modelos conceituais. Comparar e mudar os pontos de vista. (CHECKLAND, 1981 apud FREITAS et al., 2008). Complexidade é a palavra que indica o grande número de problemas e variáveis presentes em uma situação. 6 6

7 Soft Systems Methodology
History Problem Situation Would-be Improvers of Problem Situation Tasks Issues The Situation as a Culture The Situation as a System Analysis of Intervention Analysis of 'Social System' Analysis of 'Political System' Relevant Systems Models Situation Differences between Models and Real World Changes: Systematically Desirable; Culturally Feasible Action to Improve the Situation

8 Soft Systems Methodology

9 Apresentação do problema
O curso de PO na UNMSM foi fundado em 1969. Cada ano, uns 90 jovens aproximadamente aumentam o grupo de alunos de graduação. Existe uma preocupação latente sobre a ausência de pesquisa nos alunos durante a graduação.

10 Estruturação do problema usando SSM
Optou-se por desenvolver a metodologia SSM com o propósito de propor câmbios factíveis e praticáveis que contribuam ao desenvolvimento da produção científica, mediante o pensamento sistêmico de acordo às visões do pessoal docente, discente e administrativo. No entanto, é importante mencionar que como primeiro estudo, a abordagem desta aplicação está limitada ao âmbito discente.

11 Estruturação do problema usando SSM
Estágio 1: Explorar a situação problemática O que de fato o aluno necessita para o desenvolvimento da produção científica? Estágio 2: Expressar a situação problemática Motivação Conhecimento Recursos

12

13 Estruturação do problema usando SSM
Estágio 3: Construir definições sucintas de sistemas relevantes

14 Estruturação do problema usando SSM
Estágio 3: Construir definições sucintas de sistemas relevantes Definição raiz: Não existe algum incentivo científico dirigido aos alunos de graduação e eles não recebem informações sobre todo o relacionado a este. Além que não tem biblioteca especializada para a pesquisa e os recursos não são os suficientes para facilitar seu exercício. Finalmente, não existe uma pessoa destinada para o envio de dados, datas e informações gerais sobre os eventos acadêmicos a realizar-se para que os alunos possam submeter algum artigo científico, influenciando a pesquisa.

15 Estruturação do problema usando SSM
Estágio 4: Elaborar modelos conceituais

16

17 Estruturação do problema usando SSM
Estágio 5: Comparar modelo conceitual com a realidade Comparando os estágios 4 com 2, se comparam as atividades do modelo conceitual e a situação problemática expressada. É claro que existem as mesmas necessidades para conseguir o objetivo, ou seja, as mudanças sugeridas no enfoque sistêmico representam as mudanças necessárias do mundo real. Estágio 6: Mudanças possíveis e desejadas

18 MODELO CONCEITUAL DESEJÁVEIS FACTÍVEIS Identificar os alunos que não conhecem o que é um artigo científico sim Identificar os alunos que necessitam apoio para começar escrever Os docentes devem informar aos alunos. Os docentes devem orientar aos alunos. Os docentes devem formar grupos de estudo. Selecionar um pessoal administrativo não Criar uma base de dados de todos os alunos e docentes. Disponibilizar aos alunos e docentes dos recursos necessários para a pesquisa.

19 Estruturação do problema usando SSM
Estágio 7: Ações para melhoria da situação problemática Treinamento dos docentes interessados no desenvolvimento de pesquisa. Treinamento dos alunos interessados no desenvolvimento de pesquisa. Difundir e enfatizar a importância da pesquisa e desenvolvimento de artigos. Implementar uma mudança cultural nos docentes e alunos para facilitar a comunicação efetiva e bom desenvolvimento de pesquisas.

20 Estruturação do problema usando SSM
Estágio 7: Ações para melhoria da situação problemática Disponibilizar para cada docente e aluno pesquisador dos recursos necessários para um bom desenvolvimento de pesquisa. Sugerir aos alunos, dentro de cada matéria, referências não só de livros senão também de artigos, revistas e outros materiais científicos. Implementar matérias de caráter obrigatório com conteúdo metodológico conceitual e aplicativo, para o desenvolvimento da pesquisa e produção científica.

21 Conclusões A metodologia permitiu uma intervenção organizacional mediante o pensamento sistêmico, envolvendo assim aos docentes, administrativos e alunos de graduação, segundo os pontos de vista dos alunos, dando como resultado uma série de ações que possam ser executadas de acordo às mudanças possíveis e desejáveis analisadas. Sendo a definição raiz uma representação da situação atual sob a problemática referida, deve se considerar como trabalho futuro, a criação de mais definições raiz com os pontos de vista do pessoal docente e administrativo, para conseguir uma maior gama das ações a seguir.


Carregar ppt "Rocio Soledad Gutierrez Curo Mischel Carmen Neyra Belderrain"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google