Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Administração de Sistemas de Informação II
Aula 3 – Fatores Críticos para o Sucesso
2
Tecnologia da Informação
Tecnologia => atinge todas as partes de nossas vidas Evolução Tecnológica. Tecnologia nas Empresas => Sucesso x Derrocada
3
Tecnologia da Informação
ASSISTÊMICO? SISTÊMICO? ASSISTÊMICO SISTÊMICO Políticas Treinamento Compreensão de objetivos Rotinas Procedimentos Sistemas GENTE COMPUTADOR
4
Fatores Críticos para o Sucesso
Movidas por Informação, Conhecimento e Tecnologia, as empresas deverão fazer uso de uma série de fatores essências ao sucesso da mesma no mercado global.
5
Fatores Críticos para o Sucesso
São aquelas poucas coisas que precisam estar certas para garantir a sobrevivência e o sucesso da organização
6
Trabalhar bem com outras
FCS - Empresas Trabalhar bem com outras Competências dirigidas ao mercado => cooperação entre as empresas A empresa vai contabilizar entre suas competências a capacidade de criar, manter e administrar parcerias e alianças estratégicas.
7
FCS - Empresas Estar consciente do ambiente
Examinar o Ambiente em busca de mudanças=> busca de novas oportunidades e desafios Explorar seus relacionamentos continuamente para detectar mudanças na condição e nas atividades de seus clientes, concorrentes, parceiros e fornecedores.
8
FCS - Empresas Aprender com a experiência e a informação
A empresa deverá aprender, com seus sucessos e fracassos, a competir com mais eficácia no futuro
9
FCS - Empresas Criar Soluções Inovadoras Os lucros da economia global
virão da inovação, não do monopólio ou do isolamento de mercados
10
Adaptar-se às mudanças de
FCS - Empresas Adaptar-se às mudanças de Contexto A empresa deverá ser capaz de adaptar-se às mudanças, pelas exigências dos compradores e pelas condições do mercado
11
FCS - Empresas Montar uma base cada vez melhor de Conhecimento
A empresa deverá desenvolver e manter uma base facilmente acessível de conhecimentos sobre seus processos e estoques, clientes, perspectivas de vendas, fornecedores, governo, parceiros e outras partes que têm interesses nela.
12
FCS - Empresas Compreender a Diversidade
A empresa deverá compreender as diversas necessidades que acompanham o mercado global e deverá ter os recursos de informação, conhecimento e tecnológicos necessários para adaptar-se aos múltiplos mercados e culturas
13
FCS - Empresas Saber selecionar e utilizar os recursos
A empresa vai trabalhar com todos os participantes na cadeia de valor para administrar o custo ao cliente de maneira eficiente e eficaz
14
Fatores Críticos para o Sucesso
A tecnologia da informação não deve nunca ser uma reflexão tardia, algo que é aplicado depois de formulada à estratégia e desenhados os processos da empresa. A organização de sistemas de informação bem-sucedida vai contribuir para o alinhamento da empresa com o mercado global emergente.
15
Fatores Críticos para o Sucesso
A empresa de sucesso é movida por Informação, Conhecimento e Tecnologia
16
Etapas para a Identificação dos FCS
Análise do ramo e da atuação da empresa. Entender o ambiente competitivo e definir seus objetivos estratégicos Identificação dos FCS. Para atingir os objetivos estratégicos Definição de medidas para os FCS Definição de sistemas de informação voltados para os FCS e suas medidas (indicadores)
17
Fatores Críticos para o Sucesso
Ambiente competitivo da Indústria Competências, Pontos fortes e fracos Estratégia Competitiva da empresa Objetivos estratégicos Indicadores para os FCS FCS Aplicações de TI / SI
18
FCS: Exemplos Indústria Automotiva Estilo Sistema de Qualidade
Controle de custos Uso de recursos escassos de energia Supermercados Mix de produtos Disponibilidade de Estoques Promoções Preço
19
FCS: Exemplos Hospital público Integração regional com outros serviços de saúde Uso eficiente de recursos médicos escassos Contabilidade de custos aperfeiçoada
20
FCS: Pontos Menos Favoráveis
Metodologia incompleta: lacunas para os sistemas transacionais (útil para SIG) Em decorrência disso, não pode ser usada isoladamente Exige criatividade para obtenção de resultados significativos e que fujam das práticas corriqueiras da empresa
21
FCS: Impactos Positivos
Força o gerente a focar sua a atenção Força a criação de medidas Evita desperdícios: foco no necessário Evita que se desenvolvam sistemas apenas em torno de dados que sejam fáceis de coletar FCS dependem da época e do gerente Útil para desenvolver SI e para que se melhorem funções chave da empresa Liga SI ao negócio da empresa
22
Exercicio: Texto: Gestão do Conhecimento e Fatores Críticos de Sucesso
1º FCS: haver um ambiente de trabalho favorável à comunicação espontânea. 2º FCS:existir uma ferramenta mais apropriada à gestão do conhecimento: a tecnologia da informação – TI. 3º FCS: a metodologia, a disciplina de uso das regras combinadas 4º FCS: é a liderança de condução do processo de gestão do conhecimento. 5º FCS: não poderíamos deixar de considerar a necessidade de que as pessoas da organização tenham a clareza de percepção.
23
Texto: A Moda Muda Rapidamente na LI & FUNG
Exercício 2: Texto: A Moda Muda Rapidamente na LI & FUNG Tercerização de todo o processo de desenvolvimento à produção de produtos, por uma rede de fornecedores pelo mundo. Cumprimento rigoroso dos prazos para atendimento dos pedidos de seus clientes Utilização de site Web para recebimento de pedidos e comunicação com fornecedores e clientes, e acompanhamento do desenvolvimento dos produtos
24
Exercício 3: Artigo: Atividades:
Motivações e fatores críticos de sucesso para o planejamento de sistemas interorganizacionais na sociedade da informação Atividades: Elaborar um resumo sobre o artigo. O que são sistemas interorganizacionais? Quais os fatores críticos identificados no texto? Quais as grandes dificuldades encontradas nos portais corporativos governamentais? Quais as naturezas de classificção para o planejamento dos sistemas de informação?
25
Administração de Sistemas de Informação II
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.