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FORMAÇÃO DE FORMADORES: FERRAMENTAS DE GESTÃO

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Apresentação em tema: "FORMAÇÃO DE FORMADORES: FERRAMENTAS DE GESTÃO"— Transcrição da apresentação:

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2 FORMAÇÃO DE FORMADORES: FERRAMENTAS DE GESTÃO
CEFOR- Centro de Formação Colégio Sesi Módulo III- Trabalho em Equipe: Participação e Desenvolvimento de Equipes Facilitadora: Vera Lúcia do Amaral Participantes: Coordenadores do Colégio Sesi

3 FORMAÇÃO DE FORMADORES: FERRAMENTAS DE GESTÃO
Conteúdo: Objetivo do módulo O que é competência Atividade 01: elaboração de perfil Competências Gerais Atividade 02: Autoconhecimento/autodesenvolvimento Exigências do Mercado Pessoas como parceiras da organização O Papel dos Gestores Competências Essenciais do Líder Atividade 03: Trabalhando em grupo ou em equipe? Trabalho em Grupo Trabalho em Equipe Apresentação Filme Fechamento

4 FORMAÇÃO DE FORMADORES: FERRAMENTAS DE GESTÃO
. O que é Competência: É o conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes essenciais para o sucesso do profissional, no cargo ao qual se aplica.

5 FORMAÇÃO DE FORMADORES: FERRAMENTAS DE GESTÃO
Competência: Querer Fazer A C H Saber Saber Fazer

6 FORMAÇÃO DE FORMADORES: FERRAMENTAS DE GESTÃO
Competência: Competências Comportamentais A C H Experiência Competências Técnicas

7 FORMAÇÃO DE FORMADORES: FERRAMENTAS DE GESTÃO
ELABORANDO PERFIL Atividade 01 (40 min)

8 FORMAÇÃO DE FORMADORES: FERRAMENTAS DE GESTÃO

9 FORMAÇÃO DE FORMADORES: FERRAMENTAS DE GESTÃO
Comunicação Verbal e Escrita: Capacidade para se comunicar com clareza e objetividade, tanto na forma escrita como verbal, utilizando-se dos padrões corretos de linguagem. Mostra habilidade para ouvir e, conseqüentemente, ampliar o entendimento das questões. Criatividade e Inovação: Capacidade para romper paradigmas, criar e colocar em prática novas alternativas de solução funcional, impulsionado pelo espírito questionador e pela busca contínua de melhorias, com foco na eficácia. Conhece e incentiva as melhores práticas para assegurar as vantagens competitivas da organização. Iniciativa e Proatividade: Capacidade para agir com independência e responsabilidade, em consonância às responsabilidades da função e regras internas, antevendo os possíveis problemas e agindo de forma preventiva.

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Integridade e Ética: Capacidade para atuar em conformidade às regras e procedimentos éticos estabelecidos pela instituição, bem como, analisar as situações de forma imparcial, considerando as possibilidades e conseqüências antes da tomada de decisão. Liderança Influenciadora: Capacidade para mobilizar, coordenar e conduzir pessoas para o alcance dos objetivos definidos e integrar a diversidade. Está apto a assumir diferentes estilos de liderança, conforme o contexto. Lidera pelo exemplo, respeito pessoal e pela habilidade de negociação, ouvindo as partes e contemporizando as divergências para o consenso. Posiciona-se e assume a responsabilidade por suas ações. Organização: Capacidade para definir/seguir fluxos/rotinas e procedimentos, bem como, dispor adequadamente dos instrumentos de trabalho de forma a otimizar os processos, com visão de custo no uso dos recursos, visando aumentar a eficácia em seu ambiente de trabalho.

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Planejamento e Organização: Capacidade para definir as etapas de um projeto ou atividade, identificando recursos humanos, financeiros e materiais necessários para sua realização. Prevê contingências e é flexível para rever e adequar seu planejamento. Define prioridade administra o tempo eficazmente. Relacionamento Interpessoal: Capacidade para interagir com as pessoas, respeitando as diferenças, colocando-se receptivo à aproximação das pessoas. Demonstra atenção com seu interlocutor e constrói redes de relacionamentos positivos Resiliência: Capacidade para manter o nível de produtividade mesmo em circunstâncias adversas e colocar-se disponível para rever seus paradigmas e padrões de comportamento, bem como, para buscar alternativas de solução que o permitam manter o nível de energia mesmo diante dos imprevistos e obstáculos. Atua com ponderação e equilíbrio na expressão de seus sentimentos frente a diferentes situações e demonstra facilidade para atuar nos contextos aparentemente ambíguos.

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Segurança e Auto-confiança: Capacidade para se expor e trabalhar a sua visibilidade nas diversas situações que enfrenta, pelo reconhecimento de suas competências, adquirido pelo contínuo exercício do autoconhecimento, proporcionando-lhe as percepção de seu nível de contribuição nas diferentes situações com as quais se defronta. Tempo de Execução: Capacidade para administrar o ritmo de atividades, cronogramas e compromissos de entrega com qualidade, conforme as necessidades da organização. Trabalho em Equipe: Capacidade para atuar em conjunto com outras pessoas e unidades, incentivando um ambiente de comunicação aberta e de compartilhamento de informações. Contribui para a construção de um ambiente de respeito, cooperação e confiança, visando o atingimento dos objetivos propostos.

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AUTOCONHECIMENTO /AUTODESENVOLVIMENTO: (Atividade 02)

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EXIGÊNCIAS DE MERCADO Capacidade de pensar e executar diversas tarefas simultaneamente Organizações comprometidas com o desenvolvimento de talentos e competências Pessoas comprometidas com a aprendizagem permanente RH estratégico – gestão das competências humanas e empresarias Ambiente favorável ao desenvolvimento de lideranças

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PESSOAS COMO PARCEIRAS DA ORGANIZAÇÃO Fornecedoras de competências Colaboradores agrupados em equipes Interdependência, participação, comprometimento Metas negociadas e compartilhadas Preocupação com resultados, atendimento e satisfação do cliente Vinculação à missão e visão da organização Ética e responsabilidade Fornecedores de atividades Ênfase no conhecimento, inteligência e talento.

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O PAPEL DOS GESTORES Colocar a pessoa certa no lugar certo Integrar e orientar os novos funcionários Treinar os funcionários para o trabalho Incentivar e cultivar o trabalho em equipe Avaliar e melhorar o desempenho de cada pessoa no cargo ocupado Ganhar cooperação criativa e desenvolver relações agradáveis de trabalho Interpretar as políticas e procedimentos da organização

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COMPETÊNCIAS DO LÍDER Gostar de pessoas; Ser um desenvolvedor de pessoas; Saber trabalhar em equipe; Possuir uma visão sistêmica e aplicá-la; Ser franco e utilizar a comunicação assertiva no desenvolvimento do feedback; Ter bom relacionamento;

18 FORMAÇÃO DE FORMADORES: FERRAMENTAS DE GESTÃO
COMPETÊNCIAS DO LÍDER Ter foco em resultados considerando os resultados da equipe e não o resultado individual; Habilidade para lidar com conflitos e situações adversas; Saber respeitar e ao mesmo tempo cobrar resultados; Ser incentivador; Ser exemplo.

19 FORMAÇÃO DE FORMADORES: FERRAMENTAS DE GESTÃO
TRABALHANDO EM GRUPO OU EM EQUIPE? ATIVIDADE 03 (Dinâmica dos quadrados e ou do feedback )

20 FORMAÇÃO DE FORMADORES: FERRAMENTAS DE GESTÃO
TRABALHO EM GRUPO Conjunto de pessoas com objetivos comuns; Se reúnem por afinidades; Produzem resultados de aceitáveis a bons. Não é uma EQUIPE.

21 FORMAÇÃO DE FORMADORES: FERRAMENTAS DE GESTÃO
TRABALHO EM EQUIPE . Compreende seus objetivos e está engajado em alcançá-los de forma compartilhada; . Metas específicas; .Considera competências individuais para o atingimento das metas; . Sinergia, interação e cooperação.

22 FORMAÇÃO DE FORMADORES: FERRAMENTAS DE GESTÃO
TRABALHO EM EQUIPE . A comunicação é verdadeira e transparente; . Respeito a opiniões divergentes; . Habilidades complementares dos membros para alcançar resultados; . Respeito, mente aberta e cooperação são elevados; . O grupo investe constantemente em seu proprio crescimento;

23 FORMAÇÃO DE FORMADORES: FERRAMENTAS DE GESTÃO
TRABALHO EM EQUIPE . Processo de auto-exame e avaliação é contínuo; . Consideram os conflitos inerentes a vida de um grupo; . Administram os conflitos; . Encaram “o conflito” de maneira positiva; . O nível de confiança é grande, assumem riscos.

24 FORMAÇÃO DE FORMADORES: FERRAMENTAS DE GESTÃO
Enfim: Toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe.

25 FORMAÇÃO DE FORMADORES: FERRAMENTAS DE GESTÃO
APRESENTAÇÃO FILME (Menino Indiano)

26 FORMAÇÃO DE FORMADORES: FERRAMENTAS DE GESTÃO
Fechamento Reflexões e tirar Dúvidas

27 FORMAÇÃO DE FORMADORES: FERRAMENTAS DE GESTÃO
Meus Agradecimentos Contato: Vera Lúcia do Amaral Fones: (41) (41)


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