A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO AO ASSOCIATIVISMO Cooperativas Agropecuárias e Associações de Produtores Rurais: o que são e para que servem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO AO ASSOCIATIVISMO Cooperativas Agropecuárias e Associações de Produtores Rurais: o que são e para que servem."— Transcrição da apresentação:

1 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO AO ASSOCIATIVISMO Cooperativas Agropecuárias e Associações de Produtores Rurais: o que são e para que servem

2 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO GABRIEL CAMPOS VOLPI Cientista Social Assistente Agropecuário I COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DOS AGRONEGÓCIOS - CODEAGRO INSTITUTO DE COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO – ICA

3 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO ICA - APRESENTAÇÃO SAA CATICDAAPTA Institutos de Pesquisa CODEAGRO ICA

4 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO AGRICULTURA: CONTEXTO ATUAL  Globalização: comunicações mais rápidas, interdependência das regiões (podemos consumir coisas produzidas do outro lado do mundo), mercados globais (preços das mercadorias são regulados mundialmente).  Mercado mais exigente quanto aos produtos agropecuários: qualidade, sanidade, quantidade regularidade.  Pressão sobre o pequeno produtor: necessidade de comprar e vender em maior escala para garantir preços viáveis.

5 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO AGRICULTURA “TRADICIONAL” Relação com o mercado: mediada localmente SÍTIO VENDINHA Sal, Pólvora, Tecidos... VENDINHA Venda da produção Agricultura adubos Pecuária Processamento artesanal Conhecimento tradicional silagem Ferramentas

6 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO AGRONEGÓCIO  Relação com o mercado: direta e global SÍTIO Insumos Máquinas e implementos Assistência técnica Crédito (banco) Industria (process amento) Atravessador (atacado) Supermerca dos (varejo)

7 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SISTEMA OU CADEIA AGROINDUSTRIAL Figura 1 Esquema de um Sistema Agroindustrial Fonte: Zylbersztajn & Farina apud CONTINI et. al. (2006)

8 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO ESTRUTURA DE MERCADO NO AGRONEGÓCIO

9 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO ESTRUTURA DE MERCADO NO AGRONEGÓCIO  Produtores rurais: muitos produtores; diferentes portes; geograficamente dispersos; níveis culturais diversos; diferentes tecnologias; poucas informações; e socialmente desorganizados.  Insumos e agroindústria (segmentos antes e depois da porteira): número pequeno de agentes econômicos (em relação ao número de produtores rurais); no geral, são bem mais organizados.

10 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO PRODUTOR RURAL: TOMADOR DE PREÇOS  Produtor rural adquire os insumos de que necessita para sua produção a preços estabelecidos pelos fornecedores, pois esses são em pequeno número, organizados entre si, e mais capitalizados que os produtores.  Produtor rural comercializa sua produção a preços estabelecidos pelos compradores, pois esses são em menor numero e mais organizados.

11 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO PEQUENO PRODUTOR RURAL: DIFICULDADES  Os pequenos produtores rurais são os que mais sofrem com essa estrutura de mercado.  Some-se a essa dificuldade as características próprias da atividade, sazonalidade da produção, incerteza com relação ao clima e produtos perecíveis.

12 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO PEQUENO PRODUTOR RURAL: DIFICULDADES  A agricultura se torna uma atividade difícil, onde cada vez mais a chance do pequeno produtor se manter nessa atividade é menor.  O associativismo agrícola é uma maneira de manter os pequenos produtores rurais ativos.

13 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO ASSOCIATIVISMO  O associativismo ou ação associativa é qualquer iniciativa, formal ou informal, que reúna um grupo de pessoas ou empresas com o principal objetivo de superar dificuldades e gerar benefícios comuns em nível econômico, social ou político.  As formas de associativismo mais utilizadas pelos produtores rurais são as Associações de Produtores Rurais e as Cooperativas Agropecuárias.

14 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

15 ASSOCIAÇÕES – O QUE SÃO?  Art. 53 do código civil. “Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos”.  Organização social formal, regulada pela legislação. Registro em cartório.  União de pessoas que decidem trabalhar juntas para alcançar determinado objetivo, do interesse de todos.  As associações visam representar e defender os interesses de seus associados e estimular sua melhoria técnica, profissional e social.

16 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÕES – PRA QUE SERVEM? As associações são constituídas geralmente com as seguintes finalidades / objetivos:  Representar e defender o interesse dos associados junto a instituições públicas e privadas, sendo que estes, coletivamente, passam a ter maior representatividade;  Prestar serviços a seus associados.

17 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÕES: PRINCIPAIS FINALIDADES No caso de associações de produtores rurais, as principais finalidades /objetivos das associações são:  1 Representar os associados junto a instituições públicas e privadas;  2 Buscar informações no mercado (preço, oferta, demanda, tecnologia, etc.);  3 Prestar serviços de assessoria na venda dos produtos do associado e na compra de insumos, matéria-prima e bens de produção, racionalizando sua atividade econômica;

18 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÕES: PRINCIPAIS FINALIDADES  4 Receber, beneficiar e armazenar a produção agrícola;  5 Auxiliar no desenvolvimento tecnológico (capacitação dos associados, assistência técnica, etc.), administrativo e pessoal.  6 Defender econômica, social e culturalmente o associado.

19 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO COOPERATIVAS – O QUE SÃO  Art. 3° da lei 5.764. Celebram contrato de sociedade cooperativa as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro.  “Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer suas aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida”. (ACI).

20 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO COOPERATIVAS – O QUE SÃO  A característica principal da sociedade cooperativa é a sua finalidade, que é oferecer aos seus cooperados melhores condições econômicas e sociais, já que a sociedade (em si) não possui finalidade lucrativa. Desta forma, a sociedade serve como instrumento de promoção dos interesses de seus membros.

21 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO COOPERATIVAS – PRA QUE SERVEM Resumindo, o objetivo da cooperativa é proporcionar vantagens econômicas a seus membros. Tomando-se como exemplo uma cooperativa agropecuária, esse objetivo pode ser alcançado à medida que:  1) racionaliza os gastos comuns (resultados mais eficazes);  2) reforça o poder de barganha com o mercado (unindo a capacidade econômica e financeira dos cooperados numa só entidade);

22 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO COOPERATIVAS – PRA QUE SERVEM  3) elimina intermediários: reduzindo custo aquisição insumos dos cooperados e/ou possibilitando colocação produtos e/ou serviços no mercado por preços mais competitivos; e  4) permite controle de qualidade mais eficiente sobre produtos adquiridos e/ou produzidos.

23 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CONTATOS CÉLULA REGIONAL DE APOIO TÉCNICO DE JAÚ  Escritório de Desenvolvimento Rural de Jaú  Rua Governador Armando Sales, 218 - CEP: 17201-360  Telefones: (14) 3622-6088/3622-6502/3622-2202 - Ramal: 215  Email: gvolpi@codeagro.sp.gov.br


Carregar ppt "GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO AO ASSOCIATIVISMO Cooperativas Agropecuárias e Associações de Produtores Rurais: o que são e para que servem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google