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AULA TÉCNICA 11 INSTRUTOR: SCOPINO.

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1 AULA TÉCNICA 11 INSTRUTOR: SCOPINO

2 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

3 INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC 700
AULA PARTE 3/4 ATUADORES SCOPINO TREINAMENTOS

4 Já vimos os sensores do sistema Multec 700 na aula passada.
Agora veremos: ATUADORES Linha GM

5 A ESTRATÉGIA BÁSICA E C U SENSORES ATUADORES

6 ATUADOR DE MARCHA LENTA
É responsável pelo controle da rotação do motor, está localizado no corpo de borboleta. É composto por corpo cilíndrico com duas bobinas e um fuso, onde cada bobina é responsável pelo avanço ou recuo de seu fuso, que por sua vez, permite uma maior ou menor passagem de ar (by-pass) pelo corpo de borboleta.

7 TABELA DO MOTOR DE PASSO
MEDIR ENTRE TERMINAIS VALOR ENCONTRADO A e B 40 à 80 ohms C e D B e C Isolado A e D Terminal e carcaça

8 LÂMPADA DE DIAGNÓSTICO
Está posicionada no painel de instrumentos, e recebe alimentação positiva via chave de ignição e a negativa via ECU. Em seu teste, verifique se ao ligar a ignição a lâmpada é acesa, caso contrário verifique os fusíveis K2 e J4, na caixa de fusíveis, teste a própria lâmpada e a ECU através de seu pino A5. Através do pino K do conector de diagnóstico é possível fazer o teste.

9 LÂMPADA DE DIAGNÓSTICO

10 BOBINA DE IGNIÇÃO É o componente responsável por transformar a baixa tensão do sistema elétrico em alta tensão no sistema de ignição, para que ocorra a combustão da mistura ar + combustível na câmara de combustão do motor. Recebe 12 volts via chave de ignição e o aterramento (ângulo de permanência) vem do módulo HEI (partida) e da ECU (funcionamento).

11 FOTO BOBINA DE IGNIÇÃO

12 VALORES BOBINA DE IGNIÇÃO
DENOMINAÇÃO VALORES RESISTÊNCIA DO PRIMÁRIO 0,40 à 1,50 ohms RESISTÊNCIA DO SECUNDÁRIO 7800 à 9200 ohms

13 VÁLVULA INJETORA É o principal atuador do sistema. Recebe alimentação positiva – 12 Volts – através da chave de ignição (fusível K2) e o pulso negativo através da ECU pinos D15 e D16. Os testes efetuados são: .resistência (1,5 à 2,3 ohms) .estanqueidade (visual) .vazão (aparelho de testes)

14 FOTO VÁLVULA INJETORA

15 BOMBA DE COMBUSTÍVEL Está localizada fora do tanque de combustível, na traseira inferior do veículo, e junto a ela, está o filtro de combustível. Dentro do tanque se encontra o pré-filtro. A bomba apenas envia o combustível, o componente responsável por regular a pressão do sistema está no corpo de borboleta, o REGULADOR DE PRESSÃO.

16 FOTO BOMBA

17 VALORES DO SISTEMA DENOMINAÇÃO VALORES PRESSÃO NOMINAL 1,9 à 2,1 BAR
PRESSÃO MÁXIMA ACIMA DE 4 BAR VAZÃO EM 30 SEG ACIMA DE 600 ml

18 DEMAIS ATUADORES Aquecedor do coletor de admissão
Sistema de partida a frio Sistema de Ar condicionado Controle de conversor de torque Computador de bordo

19 módulo eletrônico - ECU ?
PERGUNTA DA AULA Quais são os conectores do módulo eletrônico - ECU ?

20 RESPOSTA TEMOS NO MULTEC 700 DOIS CONECTORES: A-B COM 24 PINOS
C-D COM 32 PINOS

21 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA MULTEC 700 – PARTE 4/4 Instrutor Scopino 

22 AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO
E AGORA VAMOS AO VIVO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO


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