A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Combinados gerais e específicos da disciplina de Ciências

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Combinados gerais e específicos da disciplina de Ciências"— Transcrição da apresentação:

1 Combinados gerais e específicos da disciplina de Ciências
Professoras Debora e Janaína 2015

2 OBJETIVOS DESTA APRESENTAÇÃO
Proporcionar condições para que você alcance seus objetivos com sucesso e assim tornar seu aproveitamento e desempenho melhores durante o ano letivo. Para isso que isso aconteça, siga as orientações e combinados. Aproveite, faça perguntas e tire suas dúvidas. OBJETIVOS DESTA APRESENTAÇÃO

3 Seu material da disciplina é composto de livro didático, caderno e fichas que estiverem sendo utilizadas. Esses são essenciais e imprescindíveis para as aulas. Não se esqueça, é claro, do estojo com lápis ou lapiseira, borracha, marca – texto, régua, canetas e apontador. A agenda é um instrumento de organização de suas tarefas. Utilize-a corretamente. MATERIAL

4 O maior instrumento dos seus registros é seu caderno
O maior instrumento dos seus registros é seu caderno. Ele deve estar sempre organizado e conter: Sumário; Título; Datas à caneta; Respostas a lápis; Glossário atualizado; Planos de estudos, atividades e textos colados. REGISTROS - CADERNO

5 Atente sempre para suas respostas
Atente sempre para suas respostas. Elas devem ter sentido completo e iniciar com verbos e não com o uso do “QUE”. A interpretação dos enunciados faz parte da melhora do seu desempenho e do seu processo de aprendizagem. Leia-os com muita atenção. REGISTROS - RESPOSTAS

6 Cuidado com a grafia! Utilize letras MAIÚSCULAS e minúsculas corretamente, pontue as frases, acentue as palavras adequadamente e não se esqueça do ponto final. Explore e aprimore seus talentos: faça sempre seus registros pessoais. Eles são instrumentos importantes no momento de seus estudos. Faça a correção coletiva com atenção, completando e revendo suas respostas quando necessário. REGISTROS

7 A sala de aula é um espaço coletivo, portanto, mantenha seu material em ordem e faça uso do cesto de lixo quando necessário. Somos um grupo participativo. Podemos e devemos falar, basta que respeitemos uns aos outros em seu momento e em suas opiniões. Lembre-se que comidas e bebidas (exceto garrafinhas com água) não combinam com esse espaço, portanto, seu uso NÃO É PERMITIDO. Mantenha seu celular e tablets desligados (ou de maneira que não emita sons) e só utilize-os caso seja pedido pelo professor. Eles devem ficar guardados e não em cima de sua carteira. SALA DE AULA

8 Em caso de ausência na aula, informe-se sobre o que aconteceu em sua ausência. Consulte o agendão, os colegas e o professor. Atualize-se sobre os conteúdos. O sumário organizado será de grande ajuda. Atenção aos atrasos na entrada e troca de aulas. Atrasos não serão permitidos! FALTAS E ATRASOS

9 Lições de casa são importantíssimas
Lições de casa são importantíssimas. É através dela que suas dúvidas aparecerão e que a fixação do conteúdo acontecerá. Faça- a, sempre! Faça lições, trabalhos e atividades com atenção, envolvimento e seriedade. Seja pontual nas entregas das lições e atividades. Lembre-se de que tudo o que você escreve, principalmente nas avaliações, será lido por outra pessoa, que, por coincidência, sou eu. Por isso, capriche em suas produções. No caso de pesquisas e trabalhos relacione todas as fontes de pesquisa utilizadas, lembrando-se de utilizar fontes confiáveis (não utilize, portanto, Wikipédia, Yahoo respostas e blogs que não citam a fonte). LIÇÕES E ATIVIDADES

10 Tenha sempre um local adequado e momentos de estudos diários.
Avaliações com notas menores que 6,0 deverão ser assinadas. Identifique suas dúvidas antes das avaliações, assim seu rendimento certamente será maior. FREQUENTE OS PLANTÕES DE DÚVIDAS! Antes de iniciar seus estudos, sejam eles voltados para uma prova, tarefa ou trabalho, estabeleça objetivos e cumpra-os! Busque relacionar o que está estudando (conhecimento novo) com noções já aprendidas em outra matéria. ESTUDOS E AVALIAÇÕES

11 Interprete gráficos, esquemas, tabelas que aparecem no texto que está estudando.
Ao término de seus estudos elabore suas próprias conclusões. Quando encontrar palavras desconhecidas no texto estudado procure descobrir o seu significado. Anote-as no GLOSSÁRIO. Leia atentamente as notas que, eventualmente, aparecem no rodapé. ESTUDOS E AVALIAÇÕES

12 O uso de avental é OBRIGATÓRIO para as aulas práticas. Seu uso será agendado previamente com o professor. Há regras e cuidados que devem ser seguidos. No caso de dúvida, não execute nenhum tipo de procedimento antes de consultar o professor ou o estagiário. LABORATÓRIO

13 MODELO DO AVENTAL DE LABORATÓRIO

14 SEGURANÇA NO LABORATÓRIO
Para as pessoas de cabelos longos: prenda os cabelos, sempre! Não coma nem beba no laboratório. O AVENTAL é um EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA. Não mexa nos materiais sem o consentimento dos professores. Não é permitido entrar de chinelo ou qualquer outro calçado aberto no laboratório. Não mantenha no local de trabalho objetos pessoais como agasalhos, bolsas, mochilas e material escolar solto. SEGURANÇA NO LABORATÓRIO

15 SEGURANÇA NO LABORATÓRIO
Nos trabalhos com protocolos, leia todo o texto antes de iniciar e só o execute após compreender todos os procedimentos. Na dúvida, não realize qualquer procedimento sem antes consultar o professor. Ao retirar qualquer material (frascos, instrumentos etc.), devolva-o ao mesmo lugar. Reagente que sai do frasco nunca deve retornar. SEGURANÇA NO LABORATÓRIO

16 SEGURANÇA NO LABORATÓRIO
Ao término do trabalho, sempre lave bem as mãos. Numa reação dentro do frasco, nunca se deve apontar a boca do frasco na direção do próprio rosto nem na de pessoas que estão ao seu lado. Jogue vidros quebrados dentro do recipiente específico. Certifique-se de que não há vidrarias à beira da bancada. SEGURANÇA NO LABORATÓRIO

17 SEGURANÇA NO LABORATÓRIO - VIDRARIAS
Não use equipamento quebrado ou trincado. Coloque peças quentes de vidro em local apropriado. Para sustentar uma peça de vidro aquecida, utilize sempre uma pinça de madeira ou a luva térmica. SEGURANÇA NO LABORATÓRIO - VIDRARIAS

18 SEGURANÇA NO LABORATÓRIO- SUBSTÂNCIAS
Leia com atenção os rótulos e etiquetas dos reagentes antes de usá-los. Use sempre as quantidades de reagentes indicadas pelo professor. Evite contato de qualquer substância com a pele. Conserve os frascos tampados. Nunca cheire diretamente nem prove qualquer substância utilizada ou produzida durante os experimentos. Mantenha seu rosto sempre afastado de um recipiente onde está ocorrendo uma reação química ou um aquecimento. Ao derramar qualquer substância, providencie a limpeza imediata. Não jogue materiais sólidos dentro da pia ou nos ralos. SEGURANÇA NO LABORATÓRIO- SUBSTÂNCIAS

19 SEGURANÇA NO LABORATÓRIO
Fale baixo, trabalhe com o máximo de atenção e locomova-se o mínimo necessário. Nunca corra! Siga rigorosamente as instruções dos professores. IMPORTANTE: COMUNIQUE QUALQUER ACIDENTE, POR MENOR QUE SEJA, AOS PROFESSORES! SEGURANÇA NO LABORATÓRIO

20 CONTATO E-mail: soares_debora@yahoo.com.br
Assunto: Lição de casa – Maria 7° ano A Website: CONTATO


Carregar ppt "Combinados gerais e específicos da disciplina de Ciências"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google