A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Significados básicos das Modalidades em Rorschach

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Significados básicos das Modalidades em Rorschach"— Transcrição da apresentação:

1 Significados básicos das Modalidades em Rorschach
In: COELHO, L.M.S. Rorschach Clínico – Manual Básico (3ª ed. revisada e ampliada) São Paulo: Terceira Margem, 2007.

2 Modalidades Principais
G = GLOBAL = Resposta que abrange a prancha toda Capacidade de integrar os diversos elementos da experiência em uma concepção mais ampla. Participação da inteligência no contato mais amplo com o meio externo. Capacidade de apreender as implicações mais amplas e abstratas das situações e de extrair significados e noções gerais indispensáveis ao planejamento. Habilidade em prever uma experiência a partir da utilização dos aspectos abstratos das circunstâncias anteriores. Apreensão conjunta e imediata dos diferentes aspectos por meio da capacidade de captar rapidamente os significados essenciais dos fatos. Global imediata nas pranchas I, IV, V e VI: - preguiça mental, desinteresse ou fuga de problemas - elaboração mínima e reduzida capacidade criadora. Prevalência de G imediatas: - fuga de envolvimento direto no ambiente - apreciação insuficiente das experiências, levando a generalizações superficiais. A euforia tende a aumentar as G A depressão, a apatia ou desinteresse pelo futuro tendem a reduzir as G G P = Deficiência do pensamento concreto e tendência ao devaneio. Modalidades Principais

3 Modalidades Principais
P = PORMENOR PRIMÁRIO = Com maior frequência de seleção Capacidade de perceber os aspectos mais ativos e imediatos do ambiente. Observação concreta e inteligência prática. Utilização do senso comum e empenho em resolver problemas de ordem prática. P G p: - apego exagerado ao evidente. - falta de reflexão pessoal. - subordinação aos dados concretos da realidade ou reação impulsiva aos dados imediatos das situações. Modalidades Principais p = PORMENOR SECUNDÁRIO = Com menor frequência de seleção Análise escrupulosa e cuidadosa dos aspectos menos evidentes da realidade. Trabalho mental analítico. Atitude de pesquisa. Quanto maior a nitidez da imagem formal percebida, associada a uma maior articulação dos aspectos e à maior elaboração, maior a capacidade intelectual analítica dedutiva. p: - mecanismo obsessivo (elaboração exagerada dos menores indícios do ambiente) - mecanismo compulsivo (pressão subjetiva para reagir aos aspectos mais insignificantes das experiências).

4 Modalidades Secundárias
GE = GLOBAL COM ESPAÇO = G com menção explícita do espaço em branco Elevado nível de elaboração e organização perceptual. Capacidade de generalização e planejamento = observação de obstáculos ou de aspectos raramente percebidos pela maioria. Não há exclusão de possibilidades virtuais em seu planejamento. Não obstrução do trabalho mental quando diante de obstáculos. Modalidades Secundárias E = ESPAÇO EM BRANCO = Resposta relativa apenas ao espaço em branco Atitude crítica Necessidade de autonomia Tendência à oposição Negativismo Preocupação com obstáculos do ambiente E = inteligência produtiva e original.

5 Modalidades Secundárias
p’ = PORMENOR INIBITÓRIO = p (primário ou secundário) anormalmente isolado e destacado como parte humana ou parte animal Inibição do trabalho mental:- por deficiência de elaboração, ou - por acentuada preocupação com seus próprios problemas, ou - por ansiedade, ou - por depressão. Deficiência conativa de manutenção do trabalho mental. Prevalência da ressonância emocional primária. Modalidades Secundárias PG = G A PARTIR DE UM P / GLOBAL CONFABULATÓRIA =Resposta aparentemente G a partir da interjeição de apenas um P que dá sentido ao todo. Alteração fundamental da observação abstrata Não utilização da crítica intelectual contra conclusões errôneas ou inadequadas. Em plano secundário: - Disposição conativa para o desencadeamento imediato da ação. - Desenvolvimento insuficiente da capacidade afetiva de construção. - Imaturidade de sentimentos.

6 Modalidades Secundárias
GP = G COM VALOR DE PORMENOR = G em que o conteúdo é somente parte humana ou parte animal (não freqüente estatisticamente). Dinamismo anormal e raro. Distorção intensa da realidade. Elevado comprometimento da personalidade. Prevalência da observação concreta do tipo sincrético. Deficiência da capacidade de abstração. Dificuldade na manutenção adequada da atenção (instabilidade conativa) Mobilização difusa e ativa dos impulsos afetivos- instintivos de natureza primária. Condições psicopatológicas ou propensão patológica. Modalidades Secundárias


Carregar ppt "Significados básicos das Modalidades em Rorschach"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google