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Plano de Negócios Nívea Cordeiro 2012
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www.cordeiroeaureliano.com.br nivea@cordeiroeaureliano.com.br 2012
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O Doidinho da Aldéia Vamos exercitar nossas habilidades empreendedoras; O que significou: O vendedor ambulante? O medo das pessoas; Os avisos. O doidinho da aldéia? O que concluímos com essa dinâmica?
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O alvo do Empreendedor é diferente. Ele corre Riscos Calculados.
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“Planejar é construir uma ponte entre o sonho e o possível!”
O que é planejar? “Planejar é construir uma ponte entre o sonho e o possível!” (Cássio Taniguchi)
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Isso é planejar????
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Pense Idéias nascem em nossos corações, porém para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo. O plano de negócio é uma trilha e não trilho e não deve ser encarado como um instrumento rígido.
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Conceito O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua idéia e na gestão da empresa.
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Finalidade “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?”
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A elaboração do Plano de Negócios
1. Sumário Executivo 1.1. Resumo dos principais pontos do plano de negócio 1.2. Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições 1.3. Dados do empreendimento 1.4. Missão da empresa 1.5. Setores de atividade 1.6. Forma jurídica
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A elaboração do Plano de Negócios
1.7. Enquadramento tributário Âmbito federal Âmbito estadual Âmbito municipal 1.8. Capital Social 1.9. Fonte de recursos
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A elaboração do Plano de Negócios
2 . Análise de Mercado 2.1. Estudo dos clientes 2.2. Estudo dos concorrentes 2.3. Estudo dos fornecedores
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A elaboração do Plano de Negócios
3 . Plano de Marketing 3.1. Descrição dos principais produtos e serviços 3.2. Preço 3.3. Estratégias promocionais 3.4. Estrutura de comercialização 3.5. Localização do negócio
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A elaboração do Plano de Negócios
4 . Plano Operacional 4.1. Layout 4.2. Capacidade produtiva/comercial/serviços 4.3. Processos operacionais e Fluxograma 4.4. Necessidade de pessoal e Organograma
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A elaboração do Plano de Negócios
5 . Plano Financeiro Investimento total 5.1. Estimativa dos investimentos fixos 5.2. Capital de giro 5.3. Investimentos pré-operacionais 5.4. Investimento total (resumo) 5.5. Estimativa do faturamento mensal da empresa 5.6. Estimativa do custo unitário de matéria-prima, materiais diretos e terceirizações
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A elaboração do Plano de Negócios
5.7. Estimativa dos custos de comercialização 5.8. Apuração dos custos dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas 5.9. Estimativa dos custos com mão-de-obra 5.10. Estimativa do custo com depreciação 5.11. Estimativa dos custos fixos operacionais mensais 5.12. Demonstrativo de resultados
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A elaboração do Plano de Negócios
5.13. Indicadores de viabilidade Ponto de equilíbrio Lucratividade Rentabilidade Prazo de retorno do investimento
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A elaboração do Plano de Negócios
6 . Construção de Cenários Ações corretivas e preventivas 7. Avaliação Estratégica 7.1. Análise da matriz F.O.F.A. 8. Avaliação do Plano de Negócio
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SUMÁRIO EXECUTIVO O sumário executivo é um resumo do PLANO DE NEGÓCIO.
Não se trata de uma introdução ou justificativa e, sim, de um sumário contendo seus pontos mais importantes. Nele irá constar:
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SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo dos principais pontos do plano de negócio;
Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; Dados do empreendimento; Missão da empresa; Setores de atividades; Forma jurídica; Enquadramento tributário; Capital social; Fonte de recursos.
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Mas.... Atenção Embora o sumário executivo compreenda a primeira parte
do plano, ele só deve ser elaborado após a conclusão do mesmo. Ao ser lido por interessados, ele deverá deixar clara a idéia e a viabilidade de sua implantação. Informações mais detalhadas virão nas partes seguintes.
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Procure ter em mente... O que é o negócio? Prazo de Retorno? Produtos
/Serviços? Lucro? Clientes? Faturamento? Concorrentes? Capital? Fornecedores? Localização?
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O SEGREDO DE LUÍSA: É uma pequena novela sobre a criação de uma empresa, baseada na crença de que prazer e emoção constituem temperos imprescindíveis ao ato de aprender.
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VISÃO CENTRAL Externa Interna Visões complementares Visão Emergente
Filion, 1991
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Visão Emergente A idéia
“Naquela noite Luísa refletiu sobre os motivos que levariam um ser humano a mendigar restos, mesmo sendo abastado e superalimentado.” (pág.44) Visão Emergente “Foi necessária uma noite insone para Luísa amanhecer com a noção exata de um produto poderoso, famoso, mas inexistente no comércio.”
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Uma idéia, uma paixão e um Plano de Negócios.
“Em sua vida de empreendedora ainda incipiente, configurara-se a goiabada-cascão como uma excelente oportunidade de negócios.” “Mas estava disposta a assumir todas as conseqüências dos seus atos, para percorrer o caminho que pudesse levar à sua auto-realização..”
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Visões Complementares
Elementos de sustentação da Visão Relações Liderança Energia Visão de Mundo
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ELEMENTOS DE SUSTENTAÇÃO DA VISÃO DE LUÍSA
“Havia decidido que, na sua aventura existencial, seus sonhos, sua visão de mundo, seu afeto, seus próprios valores seriam o ponto central.” “Gostava de si mesma e sentia-se capaz de transformar o mundo.”
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Capital Experiência e Conhecimento na Atividade
Trinômio do Sucesso no Empreendimento Experiência e Conhecimento na Atividade Capital Perfil de um Comportamento Empreendedor
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Características do Comportamento Empreendedor
Busca de Oportunidades e Iniciativa; Correr Riscos Calculados; Exigência de Qualidade e Eficiência; Persistência; Comprometimento; Busca de Informações; Estabelecimento de Metas; Planejamento e Monitoramento; Persuasão; Rede de Contatos; Independência e Autoconfiança.
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“Você não pode estar falando sério...”
“Isso é crise passageira... Ainda mais quando você se der conta das dificuldades que terá com uma fábrica dessas... A começar pelo capital necessário... Onde vai arrumar dinheiro? O lugar ideal seria em Belo Horizonte..... E como ficaria o casamento? Delcídio iria concordar? O que você entende de negócios? ...que loucura: você pirou?”
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“Já estive pensando em vários detalhes...”
Como formato, embalagem, nome da empresa... “Goiabadas Maria Amália Ltda.” “Goiabadas Maria Amália... Made in Brazil”
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“Fernanda mordera a isca.”
Luísa respirou aliviada... “Fernanda mordera a isca.”
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Algumas oportunidades são únicas em nossas vidas!
Por isso..... Pensem nisso: Algumas oportunidades são únicas em nossas vidas!
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Referências SEBRAE-MG
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Até a próxima aula!!!
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