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Elaboração de instrumentos de coletas de dados

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Apresentação em tema: "Elaboração de instrumentos de coletas de dados"— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração de instrumentos de coletas de dados
Metodologia de Pesquisa Maria Helena Soares João

2 pesquisador respondente questionário

3 Não há “pesquisa definitiva”
Toda pesquisa é apenas um recorte e, portanto, possui limitações. É freqüente a necessidade de se fazer várias pesquisas para se ter um conhecimento razoável sobre determinado tema.

4 Existem diversas formas para coletar dados para uma pesquisa
Todas as técnicas de coleta de dados escolhidas oferecem vantagens e desvantagens. A escolha deverá levar em conta a que oferece mais vantagens e atenda aos objetivos da pesquisa. Dentre as técnicas de uso mais comum estão as entrevistas e os questionários.

5 Características de um questionário Um questionário deve:
Conter todas as possíveis respostas Ser claro em seus enunciados Ter linguagem adequada ao público alvo Ser testado antes da aplicação Ser ético Atender aos objetivos da pesquisa

6 Questionário: pressupostos fundamentais
O questionário é apenas um dos possíveis instrumentos de coleta de informações: há outros! É composto por um conjunto de perguntas que, adequadamente respondidas, dão ao pesquisador as informações que ele busca atingir. O informante é um ser pensante que tem motivações próprias!

7 Cuidados na elaboração do questionário:
Ter aspecto agradável na sua apresentação. Tamanho de fonte adequada. Não conter perguntas muito longas. Deve ser claro e fácil de ser respondido. Um questionário não é um teste!

8 Na coleta de dados a polidez nunca é demais!
Na introdução do instrumento,oferecer informações prévias, apresentando o tema de pesquisa sem induzir as respostas. Agradecer ao final.

9 Questionários: pressupostos fundamentais
O questionário constitui um conjunto de perguntas elaboradas por uma ou mais pessoas e respondidas por outras, de um forma planejada por quem pergunta. A exploração da realidade envolve a interação com outras pessoas: O OUTRO. O questionário será o nosso instrumento de intervenção junto ao OUTRO. As respostas obtidas através do questionário estão diretamente relacionadas ao modo como foram feitas as perguntas (forma, seqüência, etc.).

10 Questionários: pressupostos fundamentais
O questionário é uma conseqüência natural do processo de pesquisa. A elaboração do questionário é uma das etapas intermediárias do projeto (e não o início nem o seu final). O questionário reflete as indagações e pressupostos do pesquisador.

11 Elaboração de Questionários
O questionário é um instrumento para coleta de dados de uma pesquisa,mas não é o único instrumento. Não há uma receita “pronta” para a elaboração de questionários. Um instrumento de coleta mal elaborado certamente levará o pesquisador a conduzir uma pesquisa falha.

12 Um questionário deve atender aos aspectos:
As questões respondem de forma adequada a pergunta da pesquisa? O itens do questionário atendem aos objetivos da pesquisa? O questionário está coerente com o projeto elaborado para a pesquisa? A sua organização obedece uma seqüência lógica de coleta de informações? A linguagem utilizada é simples, clara e objetiva?

13 Alguns cuidados na elaboração de questionários
Evitar o uso de “gírias” ou de informações “interessantes”, mas sem relação direta com os objetivos da pesquisa Agrupar as questões de acordo com o tipo de informação a ser obtida: dados demográficos, comportamentos, conhecimentos, etc. Utilizar “termos” claros e precisos

14 Qual a melhor forma de buscar os dados?
Verificar qual a forma mais adequada para a coleta de determinadas informações. Levar em consideração : população/amostra: tamanho, forma de contato, nível sócio-econômico, características culturais. Assegurar a privacidade dos dados Verificar as etapas para a realização da pesquisa: treinamento dos entrevistadores, recursos financeiros, etc.

15 Como formular as questões?
Uma idéia = uma questão. Clareza na formulação das perguntas e enunciados. Não direcionar as respostas. “Falar” diretamente com o entrevistado. Cuidado com os termos empregados: “freqüentemente”, “regularmente”, etc.

16 O que deve ser evitado? O uso excessivo da palavra “porquê”.
Estratificação das respostas já no questionário. Perguntas ambíguas “Você tem assistido a peças de teatro ultimamente?” Perguntas capciosas “Você concorda com a maioria da população que afirma que o SUS não funciona bem?”

17 O que deve ser evitado? Perguntas duplas
“Você acha que o brasileiro deve comer menos e se exercitar mais?” Perguntas com jargão e terminologia técnica Perguntas emocionais “O que deve ser feito com os responsáveis pelo brutal assassinato do menino de 7 meses em Ipitanga do Sul?” Perguntas negativas “Você é contrário à lei que não permite a venda de cigarros a menores de idade?” Excesso de siglas e abreviações

18 Revisão externa dos instrumentos de coleta de dados
Pedir auxílio a alguém que conheça bem o assunto. Fazer cuidadosa revisão ortográfica e de digitação. Simular respostas durante o planejamento do instrumento. Simular as formas de entrada dos dados.

19 Qual o formato e a seqüência das perguntas?
Instruções claras no início da entrevista e em cada bloco de perguntas. Evitar questões controversas logo no início: “conquistar” o entrevistado. Preferir ir do geral para o particular. Definir a temporalidade das questões: presente, passado, futuro. Dar ritmo das respostas /cadência da entrevista.

20 Qual o formato e a seqüência das perguntas?
Cuidado na diagramação: evitar cortes, e deixar espaços suficientes para as respostas. O questionário deve ser visualmente agradável. Apresentar o objetivo da pesquisa no questionário. Numerar corretamente as questões e as páginas. Evitar questionários muito extensos.

21 Formatos: categorias simples
[ ] não [ ] não sei [ ] não se aplica [ ] __________ Simples Fácil entendimento Rápidas para respostas e análise Bons para análise estatística

22 Formatos: escalas A pena de morte deve ser instituída no Brasil? Discordo totalmente Discordo Sem opinião Concordo Concordo totalmente 1 2 3 4 5 Escala Likert Quantifica atitudes Bons para análise estatística não-paramétrica

23 Formatos: escala visual
A sua apreciação geral sobre esse produto Ruim Bom ___________________X_______ Quantificação de atitudes. Deve ser transformada em números para análise estatística. Geralmente usa-se uma linha de 10 cm.

24 Em relação aos recursos utilizados para sua informação:
Ranqueamento Numere os itens de acordo com a importância que você atribui a eles (0 nenhuma importância; 5 muito importante) Em relação aos recursos utilizados para sua informação: Jornal diário Revista semanal Internet Livros

25 Formatos: questões abertas
Na sua opinião, o que você considerou mais importante em relação ao atendimento recebido hoje nesta Unidade de saúde? (escreva a sua resposta no espaço abaixo) Avaliação qualitativa

26 (circule a alternativa mais adequada)
Formatos: símbolos Como você qualificaria o atendimento recebido nesta Unidade de Saúde? (circule a alternativa mais adequada)   

27 Questionários testados e validados
Economiza tempo. Permite comparações mais diretas. Deve estar dentro do contexto e responder a pergunta da pesquisa. Cuidado: a publicação de um questionário não garante que ele seja válido e confiável. Validação é um processo que requer cuidados extras.

28 Teste piloto O instrumento está adequado à população a ser estudada?
O instrumento é fácil de responder? Tempo de preenchimento foi adequado? O instrumento gera respostas consistentes? Os dados serão bem aproveitados?

29 Teste piloto O instrumento mede o que pretende medir?
 VALIDADE Ingestão calórica em obesos Manejo clínico de patologias Aplicado à mesma amostra, oferece os mesmos resultados?  FIDEDIGNIDADE/CONFIABILIDADE

30 Os questionários podem falhar por:
Dificuldades de compreensão Serem muito longos Desagradar aos respondentes Apresentar questões que ofendem ou inibem os respondentes Terem apresentação e o visual de gosto duvidoso SOLUÇÃO?  “Fazer sempre o teste piloto”

31 Cuidados na elaboração e análise das respostas
Questões fechadas são mais rápidas (mas é o pesquisador quem determina o tipo de resposta). Questões abertas tomam mais tempo e dependem de interpretação.

32 “Um bom questionário é aquele que funciona”. DH Stone, 1993


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