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TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS

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Apresentação em tema: "TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS

2 O que são Habilidades Sociais?
“É um conjunto de capacidades comportamentais aprendidas que envolvem interações sociais”

3 COMPORTAMENTO PASSIVO, AGRESSIVO e ASSERTIVO
COMPORTAMENTO PASSIVO: caracteriza-se pela violação dos direitos do próprio, quer quando não expressamos os nossos pensamentos, sentimentos e opiniões de forma clara, permitindo que os outros dominem a situação, quer quando expressamos os nossos pensamentos e sentimentos de forma tão apologética, submissa ou auto depreciativa, que os outros podem facilmente entrar em desacordo conosco e até mesmo humilhar-nos.

4 A pessoa que se comporta passivamente sentir-se-á incompreendida, não levada em conta e manipulada. Também pode se sentir sempre de mau-humor, hostil, com sentimento de culpa, ansiedade e baixa auto-estima. A mensagem total que se comunica é: Eu não conto - pode se aproveitar de mim. Meus sentimentos não importam - somente os seus. Meus pensamentos não são importantes - os seus são os únicos que valem a pena ser ouvidos. Eu não sou ninguém - você é superior.

5 As pessoas que se comportam assim tratam de ser tudo para todo mundo e acabam não sendo nada para si mesmos. São camaleões tratando de agradar a todos com quem estão. Expressam tudo, menos o que sentem. O objetivo básico da atitude passiva é apaziguar e agradar aos outros, evitando conflitos a todo o custo.

6 COMPORTAMENTO AGRESSIVO: caracteriza-se pela defesa frontal dos direitos do próprio e pela expressão de pensamentos, sentimentos e opiniões de forma predominantemente desonesta, geralmente inapropriada e que, em todas as circunstâncias, viola os direitos dos outros. O objetivo usual da agressividade é dominar e vencer, forçando a outra pessoa a perder. Vencer é conseguido humilhando, denegrindo, subestimando as outras pessoas, de forma que se sintam mais fracas e menos capazes de se expressarem e defenderem as suas necessidades e direitos.

7 A mensagem básica que se comunica é: "Isto é o que eu penso - vocês são estúpidos por acreditarem em qualquer coisa diferente. Isto é o que eu quero - o que vocês querem não é importante. Isto é o que eu sinto - os seus sentimentos não contam."

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9 3. COMPORTAMENTO ASSERTIVO: caracteriza-se pela defesa dos direitos do próprio e pela expressão de sentimentos e opiniões de forma direta e honesta, adequada à situação, e sem violar os direitos dos outros. A mensagem básica no comportamento assertivo é: "Isto é o que eu penso, isto é o que eu sinto, esta é a forma como eu encaro a situação." É uma mensagem que revela "quem a pessoa é", e que é emitida sem pretender dominar, humilhar ou denegrir a(s) pessoa(s) a quem se dirige.

10 Na asserção estão envolvidos dois tipos de respeito: o respeito pelo próprio, na medida em que se expressam as próprias necessidades ou se defende os próprios direitos, e o respeito pelas necessidades e direitos dos outros. Cada pessoa tem o direito de expressar opiniões, tenha o grau de cultura que tiver ou ocupe o posto que ocupar. Todas as pessoas foram criadas iguais em um plano humano e tem o privilégio de expressar seus direitos inatos

11 OBRIGADA!!! Psi-HS


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